Como ganhar dinheiro com blogs – O guia completo

Receba minhas atualizações em seu email




Se você continua pesquisando informações sobre como ganhar dinheiro com blogs e até ao momento ainda não encontrou uma resposta para essa necessidade, então este artigo é para você. Se você está começando agora, talvez seja interessante aprender primeiro sobre como criar um blog de sucesso, sobre como gerar tráfego orgânico para o seu blog e também aprender sobre como ganhar dinheiro na internet. Todos esses artigos são um complemento muito interessante daquilo que você está prestes a aprender neste artigo.

Quer você esteja começando, quer esteja procurando por formas de maximizar os seus ganhos, sempre haverá a necessidade de saber mais sobre como ganhar dinheiro. O objetivo principal de um blog, na grande maioria dos casos, é gerar receita. Obviamente, você poderá criar um blog com o objetivo apenas de partilhar seus conhecimentos ou melhorar o seu Branding Pessoal. Mas em muitos outros casos, o objetivo é claramente ganhar dinheiro e ter no seu blog uma fonte de receita interessante para a sua estratégia digital.

Existem vários erros muito comuns a todos aqueles que desejam ganhar dinheiro com blogs, que vão desde não entender a importância do SEO na sua estratégia, não entender como gerar tráfego orgânico, não entender como estabelecer uma ligação forte com o seu público, não entender que existem outras formas de ganhar dinheiro além dos anúncios do Google, até não entender que existem nichos de mercado difíceis de rentabilizar, entre muitos outros casos. Na realidade, um blog é uma ferramenta importantíssima para gerar autoridade e credibilidade. Se você for, de fato, muito bom em seu nicho de mercado, as possibilidades de rentabilizar esse seu conhecimento são muitas!

Entendendo o processo de ganhar dinheiro com blogs

Ganhar dinheiro com blogsAntes de começarmos a abordar os aspectos técnicos relacionados com rentabilização de blogs, precisamos entender como tudo isso funciona e, principalmente, como todas essas peças se conectam entre si. Para ganhar dinheiro com um blog, você precisa entender primeiro o processo, as ferramentas e, em especial, o objetivo. Nem todos os blogs são rentabilizados do mesmo jeito ou da mesma forma. Tudo depende do objetivo.

Um blog pode estar categorizado de diversas formas, consoante os objetivos que se pretendem alcançar com ele, razão pela qual nem todos os blogs têm como objetivo a rentabilização direta. Entender a importância de definir esse objetivo é fundamental para você definir qual caminho trilhar e qual estratégia colocar em marcha com vista a esse mesmo objetivo.

Para entendermos melhor o que são esses objetivos e o que cada um deles representa, vamos analisar as diferentes possibilidades e abordagens a um blog e o que cada uma delas significa quando o assunto é ganhar dinheiro com blogs.

Objetivo: Tráfego orgânico

Este é provavelmente o tipo de blog e de objetivo mais comum na internet. Principalmente entre principiantes, criar um blog com o objetivo de gerar um alto tráfego orgânico é bastante comum. No entanto, conseguir criar um blog com alto tráfego orgânico não é tão simples quanto possa parecer à primeira vista. Nos dias de hoje, a concorrência é grande e a luta pelas primeiras posições do Google é bastante feroz, o que exige uma demanda de conteúdo e conhecimento em SEO bem amplo. Este tipo de blog normalmente é rentabilizado com anúncios do Google e/ou programa de afiliados.

Objetivo: Nicho de mercado muito específico

Este é um tipo de objetivo que gosto particularmente. Acho bem mais interessante criar uma estratégia para dominar um nicho de mercado específico, do que criar um blog com o objetivo de gerar um alto tráfego orgânico. Neste caso em concreto, o seu objetivo passa por dominar um nicho bem mais pequeno, com menor volume de busca, mas onde é possível ganhar muito dinheiro estando bem posicionado. A demanda em termos de conteúdos é bastante menor também, mas o conhecimento em SEO continua sendo fundamental para gerar um bom resultado. Este tipo de blog normalmente é rentabilizado com programas de afiliados.

Objetivo: Rentabilização direta

Nem todos os blogs que são criados na internet têm como objetivo principal gerar muito tráfego ou focar num nicho muito específico. Por vezes o único objetivo na criação do blog é rentabilizar ele de forma totalmente direta, por meio de anúncios, programas de afiliados e outras formas de monetização. Este tipo de projeto pode ser um blog de nicho ou não, com o diferencial de que ele é criado a partir de soluções de monetização disponíveis no mercado. Imagine que existe um programa de afiliados com uma comissão bem alta, voltado para arquitetura, por exemplo. O objetivo passa por criar um blog voltado a esse tema para ser rentabilizado usando esse programa de afiliados.

A grande diferença aqui é que o blog nasce a partir do meio de rentabilização, e não o contrário. É muito comum na internet as pessoas criarem blogs e só perceberem mais tarde que não existem formas reais de os rentabilizar eficazmente. Nesta estratégia isso não acontece. A escolha começa precisamente no meio de rentabilização, que depois dá origem a um blog ou um site de conteúdos com o objetivo de ser rentabilizado diretamente.

Objetivo: Rentabilização indireta

A rentabilização indireta é quando você cria um blog com o objetivo de se posicionar como autoridade num nicho de mercado, gerando uma rentabilização por meio de serviços de freelancing, coaching, consultoria, palestras, formações presenciais, participação em eventos, doações, etc. Tudo isso são formas de rentabilizar o seu blog de forma indireta, ou seja, o ganho não advém diretamente dos anúncios presentes em seu blog, mas sim de convites que você recebe para prestação de serviços em sua área de negócio. O mesmo objetivo pode servir, por exemplo, para aumentar a notoriedade de uma outra empresa que você tenha, gerando uma maior demanda por serviços ou compras. O blog do Gary Vaynerchuck é um excelente exemplo desta estratégia.

Objetivo: Projetar o seu autor

Existem vários blogs que têm como objetivo projetar os seus autores como personalidades influentes em determinados nichos de mercado, criar um impacto muito grande junto de um determinado grupo de pessoas, criar influência e autoridade para os seus produtos, gerar uma maior demanda para as suas empresas ou iniciativas, etc. Muitas vezes, este tipo de blogs tem como objetivo trabalhar o Branding Pessoal do seu autor, criando um perfil de autoridade e credibilidade dentro de um determinado nicho de mercado. O blog do Tony Robbins é um bom exemplo desta estratégia. O objetivo principal é projetar o autor, gerando uma maior demanda pelos seus cursos e produtos.

Objetivo: Tráfego social

Com a massificação das mídias sociais, começaram a surgir inúmeros projetos com o objetivo de gerar tráfego a partir dessas mídias sociais. Sites e blogs como o 9GAG, por exemplo, foram criados para gerar tráfego social e dependem muito do impacto dos seus conteúdos em redes como o Facebook e Twitter, em que a reação ao conteúdo é imediata. Este tipo de projeto exige uma demanda muito grande por conteúdos novos e que criem impacto junto dessas audiências, exige também um conhecimento grande sobre copywriting, mas não requerem tantos conhecimentos de SEO, uma vez que o objetivo principal não passa por gerar tráfego orgânico. Este tipo de blog é normalmente rentabilizado por publicidade contextualizada, native ads e programas de afiliados.

Objetivo: Construir uma comunidade

Por fim, existem blogs que têm como objetivo construir uma comunidade de pessoas interessadas num determinado tema. Por norma, estes tipos de blogs são rentabilizados com programas de afiliados, partindo de recomendações do autor e/ou de outros membros da comunidade. Existem vários projetos deste tipo na internet que incluem também fóruns de discussão e outras ferramentas de comunicação que permitam à comunidade debater assuntos relacionados ao nicho de mercado de um forma mais ágil. Muitos destes projetos são alimentados também com conteúdos criados pela própria comunidade, o que normalmente chamamos de User Generated Content, ou seja, conteúdo gerado pelos usuários.

Porque criar um blog para ganhar dinheiro?

Eu criei o meu primeiro blog em 2007. Faz 10 anos que estou neste mercado e já produzi mais de 7500 artigos para diferentes tipos de blogs. Existem várias razões para você querer ganhar dinheiro com blogs, sendo que a principal é precisamente a independência financeira e a criação de riqueza através dos canais digitais. No entanto, é muito importante que você entenda que 90% dos blogs na internet não são rentáveis. Isto acontece por várias razões, mas principalmente porque a estratégia, o objetivo e o próprio autor não estão alinhados e/ou não existe um planejamento eficaz. Todo e qualquer blog precisa de um planejamento, de um objetivo e de uma estratégia. Sem essas três coisas, dificilmente você terá sucesso!

Ao longo desta última década, tive a oportunidade de aprender e crescer muito enquanto profissional. Uma boa parte disso eu devo aos meus blogs. Eles permitiram-me “viver da internet” e ter o tipo de profissão que uma boa parte das pessoas gostaria de ter. Ao escrever conteúdo, eu não só aprendi muito sobre várias áreas, como conheci outros profissionais altamente influentes e com um conhecimento técnico muito grande, que obviamente me ajudaram a alavancar a minha carreira profissional mais rapidamente.

Ganhar dinheiro com blog

Eis algumas das razões porque você deve criar um blog para ganhar dinheiro:

  • Você vai conhecer pessoas extraordinárias – Uma das coisas mais fascinantes de trabalhar com o objetivo de ganhar dinheiro com blogs é que acabei conhecendo pessoas extraordinárias ao longo desse caminho. Muitas dessas pessoas são hoje grandes amigos.
  • Você vai aprender coisas novas todos os dias – Manter um blog exige um trabalho de casa constante. Você precisa estudar, ler livros, assistir filmes, buscar inspiração onde por vezes nada inspira, para continuar produzindo conteúdo de qualidade e relevante para o seu público. Isso vai fazer com que você aprenda coisas novas todos os dias! Quando eu comecei em 2007 eu nem sabia o que era o WordPress, muito menos um banco de dados.
  • Você vai aprender a sair da sua zona de conforto – Quando comecei a escrever os meus primeiros artigos em 2007, nunca imaginei subir num palco e falar para 600 pessoas. Esse tipo de desafio obriga você a crescer enquanto pessoa e enquanto profissional, obrigando a que você saia da sua zona de conforto para continuar evoluindo enquanto profissional.
  • Você vai aprender a criar um negócio – À medida que os meus primeiros projetos começaram a crescer e que comecei a ganhar dinheiro com blogs, eu fui obrigado a aprender a gerir um negócio, a gerir o meu fluxo de caixa, a fazer investimentos, etc. Basicamente aprendi a criar um negócio e fui forçado a aprender a gerir esse mesmo negócio por forma a fazer com que ele prosperasse e continuasse crescendo.
  • Você vai aprender a gerir dinheiro – Uma das maiores lições para quem trabalha com marketing digital é aprender a gerir dinheiro. É fácil você começar a ganhar dinheiro com blogs e perder noção da realidade num ápice. São mais os casos de empreendedores digitais que faliram os seus negócios, do que aqueles que prosperaram por mais de uma década. Aprender a arte de gerir dinheiro é fundamental para manter o seu negócio funcionando. Não se deixe iludir pela “liberdade financeira” que um negócio digital pode proporcionar.
  • Você vai aprender o que é trabalhar duro – Para ganhar dinheiro com blogs você vai precisar trabalhar mais do que todos os outros. Enquanto seus concorrentes estão sentados no sofá assistindo TV, você estará sentado no computador a produzir novos conteúdos. Escalar um negócio digital requer muita dedicação, persistência e paciência. Se você tem um emprego das 9h às 17h e quer começar a ganhar dinheiro com blogs, não se esqueça que, provavelmente, você passará a trabalhar mais de 12 horas por dia.
  • Você vai aprender o que é viajar – À medida que vai aprendendo a ganhar dinheiro com blogs, você vai perceber que estar presentes em eventos é conferências é fundamental para se manter atualizado. Eventos como o Afiliados Brasil, por exemplo, permitem que você conheça todas as principais empresas de marketing de afiliados do mercado, mas também que aprenda com as palestras de dezenas de especialistas em rentabilização de sites e blogs.
  • Você vai aprender o que é planejamento – Nenhum negócio prospera sem planejamento. Se você pretende que o seu blog continue crescendo e gerando receita, vai precisar de um planejamento assertivo, seja um planejamento de conteúdo, um planejamento estratégico ou qualquer outro.
  • Você vai aprender o que é reinventar-se – Como você provavelmente já sabe, nada dura para sempre. Para continuar a fazer com que o seu negócio digital e os seus blogs cresçam, você precisará reinventar-se todos os dias. Criar novas funcionalidades, novos tipos de conteúdos, novos produtos, etc. Ao contrário dos negócios físicos, na internet, a evolução é constante e muito mais rápida.

Obviamente, existem muitas outras vantagens de você criar um blog para ganhar dinheiro, mas a realidade é que o blog é apenas a ponta do iceberg. Quando eu comecei o meu primeiro blog, jamais imaginaria que apenas 10 anos, estaria gerindo cinco empresas diferentes e mais de 40 pessoas. A realidade é que tudo tem de começar por algum lado…

Os 5 pilares de um blog de sucesso

Ao contrário do que muita gente pensa, criar um blog de sucesso não é tão complicado assim. Embora seja extremamente exigente manter um blog atualizado e gerando tráfego, a realidade é que tudo isso é um processo de repetição. Entendendo a importância dos cinco pilares de um blog de sucesso, você tem mais de 80% do caminho feito. Assim sendo, a paciência, a resiliência e a persistência serão fundamentais em longo prazo.

Alguns estudos feitos nos últimos anos apontam que mais de 60% dos blogs são abandonados pelos seus autores num espaço de 3-6 meses após serem criados. Parte deste problema tem a ver com a paciência necessária para gerar resultados significativos, mas também com o entendimento a respeito de como funcionam os blogs e em quanto tempo é expectável produzir resultados satisfatórios. Nada acontece de um dia para o outro!

Se você priorizar os cinco pilares de um blog de sucesso e repetir esse processo de forma consistente e continuada em seus projetos, tenho a certeza de que no espaço de 6 a 12 meses, você estará a ganhar dinheiro com blogs.

1. Conteúdo excepcional

É impossível ter resultados expressivos de forma continuada sem um conteúdo excepcional. Todo e qualquer blog vive de conteúdo. No entanto, nem todos os conteúdos disponíveis na internet têm a mesma qualidade. Produzir conteúdos épicos e excepcionais é algo que realmente dá muito trabalho e exige muito trabalho, no entanto, a longo prazo os benefícios serão imensos. Recomendo que você desenvolva a sua própria estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing. Isso ajudará você a estabelecer objetivos, prioridades e, principalmente, um calendário editorial para o seu blog, criando conteúdos mais profundos e relevantes para a sua audiência. Escrever só para cumprir calendário não é uma opção!

2. Foco

O mais importante num blog é o foco. Se você escreve sobre marketing digital, por exemplo, não faz sentido publicar conteúdos ensinando as pessoas a usar o Mac OSX ou o Windows. Isso é um outro assunto, que deve ser abordado por um outro blog. É comum os blogs que fazem sucesso num área começarem a produzir outros tipos de conteúdos para gerar tráfego em outros nichos de mercado. O que praticamente todos eles não percebem é que desviam totalmente o foco dos seus leitores habituais que seguem religiosamente o seu trabalho. Esse tipo de estratégia não compensa em longo prazo. Mantenha o seu foco naquilo que você realmente sabe fazer e sobre o que o seu blog trata. É isso que os seus leitores esperam quando entram no seu blog para consumir seus conteúdos!

3. Frequência

Quando o assunto é blogs, a frequência é fundamental. De pouco ou nada serve você ter um blog com conteúdos fantásticos, se você só publica um artigo novo a cada dois meses. A frequência de novos leitores no blog será bastante baixa e o potencial de rentabilização também. Parte da estratégia de ganhar dinheiro com blogs relaciona-se com a frequência de novas publicações. Portanto, não é recomendável que você publique de dois a três novos artigos por dia, pela simples razão de que os seus leitores não conseguirão acompanhar esse ritmo, mas pelo menos dois a três novos artigos por semana já seria um boa frequência de conteúdo.

4. Tráfego

Nenhum blog consegue gerar uma receita significativa se não tiver um tráfego igualmente significativo. É matematicamente impossível ganhar dinheiro com blogs sem tráfego, seja ele orgânico, social ou pago. É comum na internet vermos principiantes a começarem os seus blogs e a tentarem desesperadamente monetizá-los desde o primeiro dia. Embora não haja nada de errado com isso, a estratégia está errada. O primeiro foco deverá ser sempre o de gerar tráfego de qualidade. Sem tráfego não existe rentabilização possível para um blog.

5. Consistência

Parte do sucesso de um blog está na consistência do seu autor. Eu mantive o meu blog Escola Dinheiro entre fevereiro de 2008 e dezembro de 2016. Foram 8 anos de blogs e mais de 1600 artigos publicados. Na realidade, o blog só gerou resultados enquanto fui consistente, ou seja, enquanto fui publicando novos conteúdos, respondendo aos novos comentários, enviando newsletters aos subscritores, etc. Quando parei de atualizar o blog com alguma frequência, por volta de 2014, o volume de tráfego começou a cair e os ganhos também. A consistência é fundamental nessa área. Sempre que você baixa os braços, aparece alguém para substituir você!

Como ganhar dinheiro com blogs?

Como ganhar dinheiro com blogsAgora que você entendeu como os blogs funcionam e quais as principais características que você deverá trabalhar, chegou o momento de falarmos sobre ganhar dinheiro com blogs. Dependendo do objetivos que falei no início deste artigo, as fontes de rentabilização poderão variar bastante. Na realidade, um blog pode gerar receitas a partir de diferentes fontes de rentabilização, diretas e indiretas, digitais e não digitais.

Para entendermos melhor, vamos analisar as diferentes possibilidades de rentabilização existentes atualmente no mercado e como você pode explorar o potencial de rentabilização do seu blog, não esquecendo que o objetivo determina quais dessas opções você deverá escolher.

Formas de ganhar dinheiro com blogs

  • Marketing de Afiliados
    • Plataformas de afiliados
    • Programas de afiliados individuais
    • Plataformas de produtos digitais
    • Programas de afiliados digitais individuais
  • Publicidade
    • Ad Networks (redes de publicidade)
    • CPM (Custo por mil impressões)
    • CPA – Geração de leads
    • CPC – Custo por clique
    • Venda de banners publicitários
    • Links de texto
    • Artigos patrocinados
    • Classificados
    • Publicidade em newsletters
    • Publicidade em Feeds RSS
  • Serviços
    • Serviços de freelancer
      • Produção de conteúdo
      • Web Design
      • Desenvolvimento Web
      • Design gráfico
      • Etc.
    • Serviços de coaching/mentoria
    • Serviços de treinamento
    • Serviços de consultoria
    • Palestras
    • Participação em eventos
    • Doações
  • Produtos
    • Produtos digitais
      • Cursos online
      • Ebooks
      • Software
      • Plugins
      • Aplicativos
      • Audios
      • Vídeos
      • Webinários
      • Relatórios/Estudos
    • Produtos físicos
      • Livros
      • Merchandising
      • Softwares
  • Programas de recorrência
    • Assinaturas
    • Conteúdo premium

Uma das principais regras sobre ganhar dinheiro com blogs é diversidade. A célebre frase “Não coloque todos os ovos na mesma cesta” é fundamental quando estamos a falar de rentabilização de tráfego. Diversificar as fontes de rendimento do seu blog é uma excelente forma de dispersão do risco, mas principalmente de rentabilizar de forma mais eficaz todo o tráfego que o seu blog recebe.

Vamos agora analisar as diferentes possibilidades que você tem ao seu dispor e quais as principais estratégias para ser bem sucedido em cada uma delas.

1. Marketing de Afiliados

MonetizzeA forma mais eficaz de ganhar dinheiro com blogs é sem sombra de dúvidas através de marketing de afiliados. Esta forma de rentabilização consiste essencialmente em recomendar produtos de outras empresas, recebendo uma comissão por cada venda realizada. O programa de afiliados mais antigo do mundo é o Amazon Associates, criado pela Amazon em 1996.

Trabalhar com programas de afiliados é bastante simples na verdade. O marketing de afiliados funciona da seguinte forma:

  • Você escolhe uma plataforma de afiliados e se inscreve gratuitamente;
  • Você escolhe um produto para promover e pega seus links de afiliado e banners publicitários;
  • Você divulga seus links e banners e sempre que um usuário clicar nesse link, ele cai na página de venda do produto;
  • Sempre que alguém comprar esse produto depois de clicar num link seu, você recebe uma comissão pela venda gerada.

Para você trabalhar com marketing de afiliados, você precisa conhecer as principais empresas do mercado. Criei uma lista bastante simples com aquelas que são as melhores plataformas de afiliados do mercado atualmente. Recomendo você se inscrever em mais do que uma e testar diversos produtos relacionados ao nicho de mercado do seu blog. Uma das principais regras para ganhar dinheiro com blogs é a contextualização, ou seja, quando o produto que você recomenda está contextualizado com os assuntos que você aborda em seus artigos.

Plataformas de Afiliados (Produtos Digitais)

Plataformas de Afiliados

Plataformas de Afiliados Mobile

Existem muitas outras empresas de afiliados no mercado, mas essas são as principais e as mais conhecidas desse mercado. Para você começar a promover produtos dessas empresas em seu blog, recomendo também que você siga algumas regras simples mas importantes, relacionadas a promover programas de afiliados em blogs:

  • Promova apenas produtos que você conhece e/ou em que confia;
  • Promova apenas produtos contextualizados com o tema do seu blog;
  • Promova produtos de várias empresas diferentes;
  • Analise os resultados das suas campanhas e foque sua estratégia nos produtos que convertem mais;
  • Crie conteúdo relevante sobre os produtos que você promove.

Desvantagens do marketing de afiliados como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Demora algum tempo para gerar bons resultados com afiliados;
  • Você precisa ter algum conhecimento técnico para incorporar seus banners e links de afiliado em seu blog;
  • É difícil ganhar muito dinheiro promovendo produtos de comissão muito baixa;
  • Você precisa gerar tráfego qualificado para o seu blog, caso contrário não vai converter.

2. Publicidade do Google

A publicidade é uma das formas mais antigas de monetização existentes na internet. Na realidade, a grande maioria dos blogs existentes na internet começam a rentabilizar o seu tráfego utilizando anúncios de publicidade, normalmente banners de display ou links de texto. A grande maioria dos programas de publicidade existentes pagam por clique realizado, ou seja, sempre que alguém clicar num banner publicitário em seu blog, você recebe alguns centavos de comissão, independentemente do resultado final desse clique (se o usuário compra ou não).

O programa mais conhecido é o Google Adsense. Ele na verdade funciona como um programa de afiliados, pagando uma comissão por cada clique realizado nos banners publicitários e links de texto que você coloca em seus sites e blogs. Como esses programas pagam por clique, você precisa de um bom tráfego para conseguir ganhar bom dinheiro. Os anúncios do Google apresentam publicidade contextualizada com os artigos do seu blog de forma automática. Você apenas precisará colocar os anúncios aparecendo no seu blog e nos seus artigos para começar a ganhar dinheiro com os cliques gerados nesses anúncios.

Desvantagens da publicidade como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Os anúncios de display podem tornar o seu blog demasiado poluído visualmente;
  • Você tem pouco controle sobre o tipo de anúncios que vão aparecer para os seus leitores;
  • A sua receita está dependente do volume de tráfego do seu blog. Quanto menor o tráfego, menor o seu rendimento em cliques.
  • Você só vai ganhar mais dinheiro com esses anúncios, se o seu blog receber mais tráfego.

Google Adsense

3. Vender publicidade a terceiros

A venda de publicidade a terceiros é também um dos formatos de monetização mais antigos da internet. No entanto, se você comparar o rendimento proveniente da venda de banners publicitários com o dinheiro que você consegue gerar promovendo programas de afiliados, possivelmente você nunca venderia espaços publicitários em seu blog. Vender publicidade a terceiros é um péssimo negócio! E pela simples razão de que nenhum anunciante está disposto a pagar o que esse espaço realmente vale!

Já passei pela experiência de vender banners publicitários em blogs meus, e acredite: é uma péssima estratégia. Além do tempo que esse tipo de venda toma, você sempre ganhará menos dinheiro do que se ocupar esse espaço com um banner de um programa de afiliados, por exemplo. No entanto, esse tipo de formato é extremamente popular, principalmente porque é utilizado pelas grandes mídias e portais, o que faz com que depois seja copiado por blogs, acreditando que é um meio bastante eficaz de rentabilização de blogs.

Desvantagens de vender publicidade a terceiros como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Você ocupará uma boa parte do seu tempo procurando por anunciantes e negociando com eles;
  • Muito provavelmente você passará algumas temporadas sem qualquer anúncio em seu blog;
  • Os anunciantes são bastante inconsistentes e você terá dificuldade em mantê-los por muito tempo;
  • Você só ganha dinheiro quando consegue ter os banners publicitários vendidos;
  • Você ganhará bastante menos dinheiro quando comparado com a rentabilização com marketing de afiliados.

4. Artigos patrocinados

A venda de artigos patrocinados é também uma forma muito comum de rentabilização de blogs. Este meio de monetização consiste em escrever um artigo patrocinado sobre um determinado produto ou empresa, colocando um ou vários links no texto para a página dessa mesma empresa ou produto. A empresa paga para você um valor fixo pela publicação desse texto e ainda recebe esses backlinks apontando para o seu site.

Ao longo do tempo você perceberá que esta também é uma péssima forma de rentabilizar um blog, uma vez que em pouco tempo, você terá o blog inundado com conteúdos patrocinados e os seus leitores não ficarão muito satisfeitos com isso. Nunca se esqueça que os seus leitores visitam o seu blog regularmente para ler conteúdos escritos por você e não artigos que estão sendo criados para promover empresas ou produtos a troco de dinheiro.

Desvantagens dos artigos patrocinados como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Os seus leitores ficarão aborrecidos ao ver que você está publicando várias matérias pagas;
  • É uma forma de rentabilização difícil de escalar ao longo do tempo;
  • Você estará publicando artigos com links para outros sites e produtos que não agregam valor ao seu blog;
  • Você é obrigado por lei a identificar o artigo como um artigo patrocinado pela empresa XYZ;
  • Seu blog ficará poluído com conteúdos pouco interessantes para o seu público-alvo.

5. Vender serviços

A venda de serviços é uma excelente forma de ganhar dinheiro com blogs. Embora faça parte de uma estratégia de rentabilização indireta, uma vez que o ganho não acontece por conta de uma ação realizada diretamente no blog, é uma das forma mais eficazes de gerar dinheiro a partir de um blog. Este tipo de estratégia está diretamente relacionada com a popularidade do blog. Como já tive oportunidade de explicar, um blog é uma excelente forma de aumentar a sua autoridade e notoriedade junto de um determinado público-alvo. À medida que a sua notoriedade vai aumentando, o número de solicitações para serviços também.

Dentro desta forma de rentabilização, podemos incluir vários tipos de serviços, como redação de textos, web design e design gráfico, desenvolvimento web, consultoria, mentoria, entre outros. Há até quem aproveite o seu blog para vender consultas online, por exemplo, dentro de uma determinada especialidade. Se você trabalha em um nicho de mercado onde a prestação de serviços faz sentido e a sua agenda tem espaço para esse tipo de trabalho, então porque não vender seus serviços diretamente para o seu público-alvo?

Desvantagens de vender serviços como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Você estará sempre limitado ao número de serviços que a sua agenda consegue comportar;
  • É um tipo de rentabilização difícil de escalar ao longo do tempo;
  • Você terá menos tempo disponível para fazer outras coisas a partir do momento que pega serviços;
  • Muitos clientes não estarão dispostos a pagar o valor que você deseja.

6. Vender produtos digitais

A venda de produtos digitais é uma das formas mais interessantes de rentabilizar um blog. Na verdade, é uma das formas mais eficazes de você rentabilizar o seu tráfego e principalmente as suas listas de e-mail marketing. Este tipo de estratégia de monetização é bastante diferente de todas as outras, pela simples razão de que você precisa criar um produto para vender, o que não é de todo uma tarefa tão simples quanto possa parecer à primeira vista.

Dentro da venda de produtos digitais, podemos incluir e-books, cursos online, vídeo-aulas, webinários, plugins, aplicativos, softwares, etc. Tudo o que possa ser entregue em formato digital para um cliente, é considerado um produto digital. Criar um produto deste tipo pode demorar bastante tempo, especialmente cursos online ou e-books, que exigem a gravação de vídeo-aulas ou a escrita de conteúdo, processos demorados e bastante exigentes.

Ainda assim, a criação de produtos digitais tem várias vantagens, especialmente o fato de ser um produto seu, com um valor definido por você, comercializado diretamente ao seu público, que pode ser atualizado constantemente e vendido por tempo indeterminado. Você tem o controlo total sobre os produtos que você cria, o que é uma vantagem muito grande. O fato de você ficar com 100% do valor das vendas geradas pelo seu blog é também uma vantagem grande. Se a isso juntarmos a possibilidade de você criar um programa de afiliados para o seu produto digital, então essa é de longe uma das melhores formas de você rentabilizar o seu blog.

Desvantagens de vender produtos digitais como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Criar um produto digital demanda muito tempo e dedicação;
  • Você precisará de tempo para criar seus produtos e os colocar à venda numa plataforma digital;
  • Você terá de manter seus produtos sempre atualizados.

7. Vender produtos físicos

A venda de produtos físicos é também uma excelente forma de rentabilizar um blog. Tal como no caso dos produtos digitais, a comercialização de produtos físicos pode incluir livros, merchandising, software, ou outro tipo de produtos que se enquadrem na temática do seu blog. Existem inclusive plataformas como a Monetizze, por exemplo, que permitem a venda de produtos físicos como relógios, lanternas, notebooks, suplementos de saúde, entre outros.

Se você trabalha num nicho de mercado específico e acha que conseguiria vender mais facilmente um produto físico do que um produto digital, então essa é uma oportunidade de negócio muito interessante. Existem imensos empreendedores digitais importando produtos de outros países, criando a sua própria marca e comercializando diretamente esses produtos através de plataformas como a Monetizze. A grande vantagem é que a Monetizze permite criar programas de afiliados para a venda desses produtos, o que certamente ajudará a alavancar as vendas a longo prazo.

A criação de um produto físico é algo que também demanda muito tempo, especialmente se você tiver de importar a matéria-prima de outro país, criar sua marca, rotulagem, etc. e ainda colocar esse produto à venda na internet. As vantagens são idênticas à comercialização de produtos digitais.

Desvantagens de vender produtos físicos como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Na grande maioria dos casos, você precisa fazer estoque do produto;
  • O investimento inicial pode ser bastante elevado, dependendo do tipo de produto;
  • Em alguns casos, você precisará entender como importar o produto e quais taxas de importação vai pagar;
  • Você precisa montar uma estrutura de distribuição e entrega do produto.

Produtos físicos na Monetizze

8. Vender assinaturas

A comercialização de serviços de assinatura é uma das formas mais interessantes de ganhar dinheiro na internet. Dentro desta categoria podemos incluir serviços de assinatura para acesso a conteúdo premium, áreas de membro, SaaS (software as a service), entre outras. A criação e comercialização de um SaaS é de longe a mais interessante, no entanto, a mais complexa também. Um Software as a Service consiste essencialmente num software como serviço. Ferramentas como o Semrush, KWfinder, Unbounce, LeadPages, entre outros, entram nessa categoria de SaaS, oferecendo um serviço em troca de uma assinatura.

Existem diversas coisas que são possíveis de criar dentro da área das assinaturas. A mais comum é a produção de conteúdos premium, disponíveis apenas para assinantes. Você cobra um valor mensal pela assinatura e os seus leitores têm acesso a conteúdos que de outra forma não estarão disponíveis para eles. O único contra de uma estratégia deste tipo é que a mesma exige uma demanda muito grande por conteúdos realmente interessantes e impactantes para o seu público. Um bom exemplo dessa estratégia é o MeuSucesso.com, do Flávio Augusto.

Desvantagens de vender assinaturas como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Você precisará criar conteúdos realmente diferenciadores e impactantes;
  • Você precisará desenvolver sua própria plataforma para entrega desses conteúdos;
  • Você só conseguirá ganhar muito dinheiro, caso tenha muitos assinantes pagando.

Uma outra coisa interessante que pode ser incluída dentro desta categoria de assinaturas são os serviços recorrentes, como sessões de coaching, psicologia, terapia, entre outras, que poderiam também ser enquadradas na venda de serviços, como vimos em cima.

Principais erros de quem tenta ganhar dinheiro com blogs

Sou da opinião que todos os blogs deveriam ser rentáveis. No entanto, ao longo da última década, aprendi que existem diversas razões que levam a que um blog não tenha sucesso ou não produza resultados financeiros significativos para o seu autor. Na realidade, são muito poucos os blogs que se tornam rentáveis e/ou que permitem aos seus autores a tão desejada “liberdade financeira”. Uma boa parte da frustração de quem não consegue resultados expressivos com os seus blogs advém de pelo menos um desses erros:

  • Você está focado apenas no dinheiro – Quando você se foca apenas e exclusivamente no dinheiro, você deixa de se preocupar com a qualidade dos seus conteúdos e/ou com a experiência dos seus leitores. Lembre-se que as pessoas não entram no seu blog com o objetivo de comprar um produto ou clicar num anúncio. Elas entram em seu blog porque seus conteúdos são realmente interessantes para elas.
  • Você está se dedicando pouco – Ganhar dinheiro com um blog é algo que realmente demanda muito trabalho. Você precisará publicar conteúdos memoráveis com uma frequência muito grande, construir uma audiência fiel, gerar tráfego orgânico em quantidade, estudar SEO, etc. Isso significa que você precisa trabalhar duro e se focar no principal objetivo de todos: o seu leitor. Se você se dedica pouco, é inconsistente ou não está focado na criação de conteúdos que realmente possam fazer a diferença pelos seus leitores, é bem provável que você não esteja ganhando dinheiro.
  • Você quer ficar rico da noite para o dia – Para realmente começar a ganhar dinheiro com blogs demorei quase dois anos da minha vida produzindo conteúdo. Ao contrário do que você possa achar, ganhar dinheiro com um blog é algo que demora, exige muita paciência e acima de tudo muita persistência. Se você acha que vai ficar rico da noite para o dia, é bem provável que você desista no espaço de 3 a 6 meses.
  • Você é pouco disciplinado – Nunca se esqueça que um blog exige consistência. Para gerar tráfego continuamente, você precisará produzir conteúdo continuamente. Isso significa que você precisará ser disciplinado e produzir conteúdo com frequência, estudar sobre o seu nicho de mercado, testar novas estratégias, etc. Quanto menos disciplinado você for, maior é a probabilidade do seu blog fracassar.
  • Você está investindo mal o seu dinheiro – Dependendo dos seus objetivos, você precisará realizar investimentos em publicidade, software, etc. No entanto, se o seu objetivo passa por rentabilizar o seu tráfego com publicidade do Google, investir em anúncios no Facebook não é a melhor estratégia. A melhor estratégia seria otimizar os seus artigos para SEO e continuar investindo tempo no desenvolvimento do seu blog. Faça investimentos de uma forma lógica e de acordo com as necessidades e objetivos do seu blog!
  • Você não acredita – Embora possa parecer um cliché, a verdade é que para ter sucesso com um blog, você precisa acreditar que isso é possível de conquistar. A grande maioria dos blogs que fracassa, têm como origem do problema o seu próprio autor.
  • Você tem um blog no Wix ou no Blogger – Não tem como ter sucesso com um blog no Wix, no Blogger ou no WordPress.com. Você precisa investir num blog a sério, com uma hospedagem rápida e fiável, um template pago e um aspecto minimamente profissional. Enquanto você for amador a trabalhar, os seus resultados serão idênticos.

Quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blogs?

Quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blogs?Para ganhar dinheiro com blogs você precisará ter muita paciência. Quando comecei o meu primeiro blog, demorei praticamente dois anos para começar a ganhar bom dinheiro. Obviamente, precisei apenas de 6-8 meses para começar a gerar as primeiras comissões em programas de afiliados ou cliques suficientes em anúncios do Google para receber o primeiro cheque, no entanto, o caminho até à “liberdade financeira” demorou mais de dois anos a conquistar. Isso representou na altura mais de 700 artigos publicados.

Todavia, nem todos os blogs são iguais. Dependendo do nicho de mercado onde você atua, poderá demorar mais ou menos tempo para conseguir resultados expressivos. Existem nichos pouco concorridos, onde é possível ganhar muito dinheiro de forma mais rápida. No entanto, tenha sempre em consideração que os resultados demoram tempo e você precisará ter a capacidade e persistência necessários para aguentar até esse dia chegar!

10 estratégias para começar a ganhar dinheiro com blogs!

Sei que provavelmente está cansado de ouvir sempre os mesmos conselhos sobre ganhar dinheiro com blogs. Eu também. Ao longo dos últimos 10 anos, aprendi tudo o que precisava sobre rentabilização de blogs. Ao longo da minha vida profissional já criei mais de 200 blogs diferentes em nichos de mercado diferentes. Durante essa aprendizagem, percebi quais são as principais estratégia para ter sucesso e ganhar dinheiro com um blog. Você só precisa copiar e aplicar no seu!

1. Dê prioridade aos programas de afiliados

A grande maioria dos blogs não utiliza programas de afiliados como forma de rentabilizar o tráfego. Isso acontece por várias razões, mas principalmente porque os seus autores acham que os programas de afiliados são difíceis de entender e/ou acham que não existem programas de afiliados para o seu nicho de mercado.

Ganhar dinheiro com blogs - Programas de Afiliados

Existem programas de afiliados para tudo aquilo que você imaginar. Uma simples busca no Google pelo tipo de produto que você quer promover, seguido da palavra “programa afiliados” ou “affiliate program” devolve inúmeras opções disponíveis no mercado. Você vai encontrar programas de afiliados para qualquer tipo de produto ou área de negócio. Dê prioridade a esse formato de rentabilização. No final do mês, você estará ganhando consideravelmente mais dinheiro do que se estiver monetizando o seu tráfego apenas com publicidade.

2. Foque-se no desenvolvimento da sua autoridade

As pessoas compram produtos de marcas ou pessoas com as quais sentem maior afinidade. No caso dos blogs, a autoridade tem um impacto muito grande nas vendas, razão pela qual surgiu o termo “influenciadores digitais”, que são basicamente pessoas comuns, como eu e você, mas que desenvolveram a sua autoridade num determinado nicho de mercado. Os seus seguidores e leitores, tendem a aceitar mais facilmente as suas recomendações de compras do que qualquer outra pessoa. Essa influencia criada em torno de um determinado público é extremamente poderosa. Já imaginou o que seria ter 10.000 pessoas desejosas de comprar um produto seu?

3. Crie os seus próprios produtos

Embora o marketing de afiliados seja uma excelente forma de rentabilizar o tráfego do seu blog, não se compara à venda dos seus próprios produtos. Nunca se esqueça que os seus leitores querem comprar de você, não querem comprar de outra pessoa. Eles seguem o seu trabalho porque confiam em você e gostam dos conteúdos que você escreve. Ao recomendar um produto de uma outra pessoa, você estará perdendo um potencial incrível de vendas ao não recomendar um produto seu. Ao desenvolver o próprio produto, foque-se em entregar um material de qualidade absolutamente indiscutível. Isso irá gerar um feedback positivo sobre o produto, gerando consequentemente mais vendas.

Ganhar dinheiro com blogs - Venda de produtos próprios

4. O dinheiro está na sua lista de e-mails

Há quem diga que o e-mail marketing morreu, mas a realidade é que ele continua a ser a minha principal fonte de receita. Desenvolver uma estratégia de e-mail marketing, produzindo conteúdo diferenciado para os seus subscritores, entregando um valor tremendo de forma gratuita e fazendo a sua lista crescer continuadamente, vai realmente fazer uma diferença muito grande pelo seu negócio.

Cada pessoa que entra na sua lista de e-mails é um lead. Tal como provavelmente você já sabe, leads precisam ser nutridas até ao momento que deixam de ser leads para serem clientes. A única forma de você convencer um lead a comprar um produto seu é nutrindo esse lead com um conteúdo que faça realmente a diferença para ela. Ao entregar continuadamente conteúdos para essas pessoas, sem pedir nada em troca, você estará ganhando a sua confiança, para que eles mais tarde comprem de você.

Ganhar dinheiro com blogs - Email Marketing

Quando falamos de e-mail marketing, falamos de funil de vendas. Funil de vendas consiste em nutrir a sua base de contatos com conteúdos relevantes, até ao momento em que você tenta vender o seu produto a essas pessoas. Desenvolver um bom funil de marketing pode realmente fazer uma diferença tremenda pelo seu blog. Na realidade, você nem precisa de ter muito tráfego no blog para conseguir gerar um alto rendimento com ele. Você só precisa de ter uma lista de emails suficientemente grande e responsiva.

Funil de Email Marketing

5. Faça Webinários para o seu público

Se partirmos do princípio de que você tem um blog, mas os seus leitores nunca tiveram a oportunidade de conhecer você pessoalmente, qual seria a melhor opção para resolver isso? Webinários!

Os webinários são uma excelente forma de você gerar leads qualificadas para o seu negócio, mas principalmente, nutrir as leads existentes de acordo com o funil de e-mail marketing que falamos no ponto anterior. A melhor forma de você estabelecer uma ligação forte com o público do seu blog é através de um webinário, com a vantagem de que você pode aumentar a sua lista de emails com as inscrições prévias nesse mesmo webinário.

6. Automação de marketing gera vendas

A grande maioria das plataformas de e-mail marketing incluem uma funcionalidade chamada de autoresponder ou Automation. Em ambos os casos, estamos falando de automação de marketing, ou seja, deixar o seu e-mail marketing no piloto automático, gerando um resultado significativo para o seu negócio, sem que na realidade você precise fazer algo. A automação de marketing permite você criar um planejamento de conteúdos que é entregue automaticamente aos seus subscritores dependendo das suas ações, tais como abrir um e-mail, clicar num link, não abrir um e-mail, etc.

Automação de Marketing

Programa uma sequência de e-mails para os novos subscritores do seu blog com 5, 10 ou 15 emails que possam ajudar essas pessoas a aumentar o seu conhecimento. Dependendo do nível de conhecimento que você tem, você poderá criar também um funil de vendas automatizado, para converter esses leads em clientes de forma automatizada. Algo deste gênero:

Funil automático de vendas

7. Faça a sua lista de e-mails crescer mais rápido

Que o e-mail marketing e a automação funcionam, você já sabe. No entanto, só é possível você ganhar muito dinheiro, quanto maior for a sua lista de e-mails. Para isso acontecer, você precisa trabalhar no sentido de fazer a sua lista de e-mails crescer mais rapidamente. Os webinários são uma ideia, mas dentro do seu blog você precisa de outras forma de capturar os endereços de e-mail dos seus leitores.

Subscrever lista de emails com pop-up

Uma das formas mais eficazes de aumentar a sua lista de e-mails é com um Pop-Up. Embora seja um formato um pouco intrusivo, gera um resultado incrível. Se você utilizar um pop-up e ainda oferecer algo em troca da subscrição, como um e-book grátis, então a sua lista de e-mails vai crescer a um ritmo extremamente acelerado.

Subscrever lista de emails nos artigos

Outra solução é usar uma barra de subscrição que acompanha a rolagem da tela, como essa que criei para o meu blog. Ela utiliza uma cor extremamente chamativa e fica fixa no topo de todos os artigos, acompanhando a rolagem da tela.

8. Invista em anúncios no Facebook

Os anúncios de Facebook são uma excelente forma de aumentar a sua notoriedade mais rapidamente. Sempre que publico um artigo novo aqui no blog, vou no Facebook e faço um anúncio de promoção desse novo artigo. Normalmente, a quantidade de novos leitores dispara e assinantes da newsletter também. A juntar a isso, construo mais rapidamente uma comunidade de pessoas interessadas nos meus conteúdos, gerando um tráfego social orgânico muito grande e amplificando mais rapidamente os conteúdos do blog.

Artigo patrocinado no Facebook

Mais importante que tudo: consigo gerar um tráfego altamente qualificado para os novos conteúdos que público, gerando novos subscritores para a minha lista de e-mails, que, como vimos anteriormente, é um dos meus principais canais de venda.

9. Otimize o SEO dos seus artigos ao máximo

Embora seja possível ganhar bom dinheiro com um blog sem estar dependente do tráfego orgânico vindo dos motores de busca, quem é que não gosta de receber tráfego gratuito? Aprender SEO e desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing pode fazer uma diferença muito grande para o seu negócio digital e principalmente para o seu blog. Aprender a otimizar os seus conteúdos e a posicioná-los eficazmente nos primeiros resultados orgânicos do Google, além de fazer com que o seu blog receba mais tráfego, fará com que mais pessoas subscrevam a sua lista de emails e comprem os seus produtos.

Gerar tráfego orgânico

Nunca se esqueça que tráfego orgânico nunca é demais. Quanto mais tráfego orgânico o seu blog gerar, maiores serão as suas chances de ganhar dinheiro através de programas de afiliados, publicidade e venda de produtos próprios. Para aprender mais sobre este tema, leia o meu artigo sobre como escrever e otimizar conteúdo para SEO.

10. Pesquise antes de escrever

Uma das técnicas mais interessantes para fazer crescer um blog e consequentemente o rendimento que ele gera é a pesquisa de palavras-chaves, também conhecida por Keyword Research. Existem duas ferramentas de que nunca abdico e que me ajudam imenso a encontrar assuntos quentes e altamente pesquisados no Google, são elas o KWFinder e o Semrush.

Encontrar nichos de mercado com o KWFinder

KWFinder é uma ajuda tremenda para encontrar termos de pesquisa populares, combinações de palavras-chaves, palavras-chaves long tail e outras oportunidades que me ajudam a produzir conteúdos direcionados ao meu público-alvo. Ao utilizar ferramentas como essa, você tem uma vantagem competitiva muito grande, uma vez que consegue antecipar eficazmente o que pode acontecer, espiar os seus concorrentes e ainda produzir conteúdos com a certeza de que os mesmos vão ser encontrados e pesquisados. De que serve você produzir conteúdos sobre coisas que ninguém pesquisa?

Preparado para começar a ganhar dinheiro com blogs?

Para ganhar dinheiro com blogs você não precisa, sinceramente, de uma estratégia demasiado elaborada. Uma boa parte do segredo está na qualidade dos conteúdos que você escreve. Quanto mais impacto eles tiverem no seu público, maiores serão as suas chances de sucesso. Obviamente, a frequência com que você publica também poderá fazer a diferença no resultado final.

Agora que você aprendeu as principais estratégias para começar a ganhar dinheiro com o seu blog, está na hora de colocar a mão na massa!

Quer aprender mais sobre monetização? Conheça meu Curso Presencial de Marketing Digital, que poderá ajudá-lo a levar o seu negócio ao próximo nível! ;)

Bons Empreendimentos!


Google Plus



  • Líferson Skrzek de Freitas

    É impressionante, Paulo, como seus posts estão cada vez mais completos e ao mesmo tempo assertivos! Obrigado por compartilhar os conhecimentos que adquiriu! Vou compartilhar sim!

    • Obrigado pelas palavras @lfersonskrzekdefreitas:disqus! Fico contente que tenha curtido o conteúdo e espero que seja útil a você! :)

      • Líferson Skrzek de Freitas

        Tamo junto!

  • Paulo, realmente você escreveu um Conteúdo que dá para fazer um E-book, Meu nome é Isael atualmente tenho um Blog/Site http://alquimiasementesdigital.com.br onde eu divulgo meu E-book Corretor de Sementes e Grãos, não me afiliei em nenhuma plataforma, pelo fato na minha opinião em se tratar de uma Profissão ao qual o Interessado começa a trabalhar imediatamente e percebo que os mesmos entram em contato até 5 vezes diretamente antes de definir a compra, e estou tendo resultados, então prefiro negociar assim, ou seja eu mesmo sou a plataforma.
    Criei outro Site, com Template e hospedagem profissional http://vendasexpostas.com.br com intuito de divulgar programas de afiliados, estava pensando de divulgar 8 produtos dos produtores, criando meus conteúdos enviando para uma pagina de captura e depois para a página do produtor.
    Alguns Gurus da Internet me falaram que esse sistema não funciona.
    Alguns dizem que devo divulgar o link nas redes sociais acompanhado com Conteúdo relevante, que leve direto ao produtor.
    Outro dizem que a melhor opção é mini sites.
    Mini sites você escreve a carta de vendas e leva o interessado para a pagina de Compra.
    1º-Qual sua opinião Sobre essas formas explicadas pelos Gurus?
    2º-Em relação aos mini sites:
    Voce acha que deve ter hospedagem paga?
    E as Plataformas disponíveis no mercado?

    • Olá @isaelmorais:disqus, obrigado pelo comentário. Não tenho uma opinião formada a respeito do que outros profissionais falam. Na realidade, aquilo que funciona para uns, não funciona para outros. A única forma de resolver isso é testando!

      Com relação aos mini sites, acho que depende da estratégia de cada um. Eu não sou propriamente fã de sites com pouco conteúdo e/ou que não o ajudem o usuário a esclarecer suas dúvidas. Ainda assim, convém sempre que esses sites tenham uma hospedagem paga, logicamente.

      Quanto às plataformas, para conteúdo, só recomendo o WordPress ;)

  • Alex Melo

    Perfeito, Paulo! Como sempre mandando muito nos conteúdos!
    Adoramos esse post! Parabéns, Abs
    Alex Melo
    CEO http://www.graododia.com

    • Olá @disqus_uxjf84U0lA:disqus, valeu pelo comentário! Espero que o conteúdo possa ser útil a você :)

  • S. susana

    Gostaria de saber se tanto faz criar um site wordpress no hostgator ou no godaddy para usar o adsense, os dois aceitam serem monetizados em qualquer plano, qual é a sua opinião, qual o melhor para monetizar com o Adsense

    • Olá Susana, obrigado pelo comentário! A hospedagem tanto faz. A escolha da hospedagem não tem qualquer influência na capacidade de monetizar um site ou não. O WordPress.org permite monetizar facilmente qualquer site ou blog com Adsense, portanto, tanto faz se escolhe a Hostgator ou a GoDaddy!

  • Bela publicação, Paulo. Acompanho seu trabalho a alguns anos, tempos de Escola WP, Escola Dinheiro e outros. Tive vários blogs e lucrei bastante com suas dicas, porém abandonei a alguns anos. Estou pensando em voltar ao ramo de blogs monetizados para melhorar a renda extra. Artigos como esse vão me ajudar a atualizar-me, muito obrigado. Abraço!

    • Olá Anderson, valeu pelo comentário! Espero que esse conteúdo seja uma mais-valia para o seu regresso à criação de conteúdo e blogs! 😎

Leia também esse artigo:

Como criar um blog de sucesso

Como criar um blog de sucesso – O guia completo