Instagram Marketing – Como ganhar seguidores no Instagram e criar um perfil autoritário

Receba minhas atualizações em seu email




Cursos de Marketing Digital

O Instagram é a rede social do momento. Criado em 2010, o Instagram tem hoje mais de 700 milhões de usuários ativos mensalmente a nível mundial e é uma das principais redes sociais globais, a par do Facebook e do YouTube. Com a popularização do Instagram, nasceu o Instagram Marketing ou o Marketing para Instagram, que consiste no desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo, vídeo marketing, entre outras, com o objetivo de criar um perfil autoritário e ganhar seguidores no Instagram.

Com cerca de 95 milhões de fotografias sendo compartilhadas diariamente na rede, o Instagram tornou-se também extremamente competitivo, com milhares de profissionais conquistando audiências gigantescas e criando um valor tremendo para seus seguidores. Na realidade, ganhar seguidores no Instagram tornou-se a principal preocupação da grande maioria dos profissionais de marketing, esquecendo muitas vezes a importância de criar um perfil autoritário, credível e com um elevado nível de interação.

Estudo de interação no Instagram da Forrester

Num estudo realizado pela Forrester, a consultora chegou à conclusão de que o Instagram é a rede social com maior nível de interação de todas as existentes no mercado, com uma taxa de interação por seguidor de 4,21% contra 0,07% do Facebook e 0,03% do Twitter.

Com este nível de interação e com uma audiência global de mais de 700 milhões de usuários, o Instagram tornou-se uma ferramenta de marketing indispensável a profissionais de marketing, empresas, celebridades e até desconhecidos que encontraram na rede social uma forma de influenciar pessoas e criar um negócio em torno desta rede social.

Ao longo deste artigo, abordaremos as principais estratégias para criar autoridade e ganhar seguidores no Instagram. Quer você esteja começando agora, quer você já tenha um perfil sólido no Instagram, muito provavelmente você encontrará neste conteúdo alguma estratégia ou dica que ainda não está aplicando em seu perfil de Instagram.

1. Defina seus objetivos de marketing no Instagram

Criar um perfil no Instagram é fácil. Na realidade qualquer pessoa consegue fazer isso em poucos minutos.

No entanto, para quem deseja criar autoridade e audiência no Instagram, ou até mesmo aumentar o seu número de seguidores, ter um perfil não é suficiente. É necessário uma estratégia de marketing e o primeiro passo é precisamente definir os objetivos de marketing no Instagram.

Existem várias razões para você criar um perfil profissional no Instagram:

  • Aumentar a sua autoridade profissional;
  • Aumentar o reconhecimento e notoriedade de marca da sua empresa;
  • Aumentar a interação e fidelização da sua audiência;
  • Compartilhar sua vida pessoal com a sua audiência;
  • Aumentar as vendas da sua empresa;
  • Aumentar o número de leads capturados pelo seu negócio;
  • Apresentar e divulgar novos produtos;
  • Etc.

Definir qual o objetivo principal da sua estratégia de marketing no Instagram poderá fazer toda a diferença entre conseguir criar autoridade, gerar vendas ou ganhar seguidores no Instagram a um ritmo mais acelerado. Dependendo de qual o objetivo, a sua estratégia tendencialmente será diferente. No entanto, existem diversos aspectos que são perfeitamente transversais a qualquer conta profissional de Instagram e é precisamente sobre esses pontos que irei falar ao longo deste artigo.

2. Crie uma estratégia de conteúdo para Instagram

O Instagram, tal como qualquer outra rede social, vive dos conteúdos publicados. Criar uma estratégia de conteúdo para as redes sociais não abrange simplesmente o Facebook, mas também as restantes redes existentes, sejam elas o Facebook, LinkedIn, YouTube, ou qualquer outra rede. Independentemente de você querer fazer anúncios no Facebook, explorar ao máximo o LinkedIn Ads ou criar anúncios para Instagram, é fundamental ter sempre uma estratégia de conteúdo orgânico. O marketing de conteúdo não se aplica somente aos sites e blogs, mas também às redes sociais.

Determinados tipos de conteúdo sobressaem naturalmente em relação a outros. Entender quais conteúdos funcionam melhor junto dos seus seguidores, ajuda você a encontrar mais facilmente um tipo de conteúdo que à partida você sabe que gera melhores resultados. Procure explorar mais esses tipos de conteúdos e mixar eles com outros conteúdos que façam sentido para a sua marca e/ou para a sua empresa. Logicamente, entregar um conteúdo de valor para quem segue o seu perfil e/ou o perfil da sua empresa é fundamental para manter o número de seguidores subindo.

Entender o cliente e quais as suas necessidades, sempre será o maior diferencial de todos! 👊👊

Uma publicação partilhada por Paulo Faustino (@paulofaustino) a

Recomendo também que faça um brainstorming sobre quais conteúdos publicar de seguida. Isso ajudará você a construir um calendário editorial (ver mais à frente) com os próximos conteúdos a publicar, seguindo a sua estratégia de marketing de conteúdo para Instagram. Pensar os conteúdos em antecipação é fundamental para conseguir bons resultados nas redes sociais. Ao contrário do que possa parecer, os grandes perfis, com milhões de seguidores, têm uma estratégia de conteúdo montada e tudo segue rigorosamente o calendário pré-definido, garantindo a maior qualidade possível para o conteúdo publicado na rede.

Você poderá publicar também conteúdos relacionados com o seu dia-a-dia. Existem milhares de perfis no Instagram com imensos seguidores, que optam por uma estratégia de conteúdo mais pessoal, com fotografias pessoais, momentos do seu dia-a-dia, viagens realizadas, entre outras conteúdos pessoais. Não necessariamente você precisa de produzir conteúdos técnicos para o Instagram. Faça testes e tente perceber quais conteúdos geram um maior impacto junto da sua audiência.

3. Crie um calendário editorial

Para uma estratégia de conteúdo eficaz, criar um calendário editorial de conteúdo é fundamental. Para facilitar o seu trabalho de criação de conteúdo, é importante você criar um planejamento editorial. Esse calendário editorial permite a você ter uma visão mais ampla sobre os seus futuros conteúdos e se preparar em antecipação para fotografar, realizar suas pesquisas, escrever seus textos, etc. Além de tudo isso, um calendário editorial é uma excelente forma de você se manter pressionado a produzir conteúdos relevantes para seus seguidores.

3.1. Crie conteúdo único

Uma das principais regras relacionadas à produção de conteúdos para as redes sociais passa pela importância de adaptar a sua comunicação aos diferentes canais digitais. Se você já publica conteúdos no Facebook, não faz sentido você publicar os mesmos conteúdos no Instagram. É necessário você criar novos conteúdos únicos e que não sejam possíveis de consumir em outros meios. Isso ajudará você a ganhar seguidores no Instagram rapidamente, uma vez que o seu perfil se torna bastante mais interessante.

3.2. Mescle seu conteúdo com Stories

Embora seu feed de conteúdo no Instagram seja a sua principal montra e também a grande razão porque você ganha mais seguidores no Instagram, é importante você mesclar seus conteúdos do feed com Stories originais e que criem uma ligação mais próxima com seus seguidores. Os Insta Stories têm um alcance fantástico e uma taxa de visualização bem superior aos conteúdos do feed do Instagram.

Instagram Stories Instagram Stories

Os Stories do Instagram são uma ferramenta fantástica de criatividade e que permite criar uma ligação mais próxima com seus seguidores. Normalmente, os Stories são muito utilizados para mostrar coisas do seu dia-a-dia, o backstage do seu negócio e/ou para realizar enquetes, brincadeiras e publicar conteúdos que tendencialmente não são postados no feed do Instagram, mas que podem ser super interessantes para a sua audiência saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho.

Use e abuse dos Stories. O alcance deles também é muito superior ao de uma postagem comum!

3.3. Crie uma planilha de conteúdos

Para um calendário editorial eficaz e tal como acontece com os calendários editoriais para posts em blogs, é fundamental você colocar tudo no “papel”, sendo que papel hoje em dia significa uma planilha de Excel ou do Google Drive.

Calendário editorial do blog

Este é um exemplo do meu calendário editorial deste blog, onde coloco as ideias para novos conteúdos, a palavra-chave que pretendo trabalhar em cada uma das matérias publicadas, onde pretendo publicar o conteúdo, e o estado desse mesmo conteúdo. Para criar um calendário editorial de conteúdos para o Instagram, considere as seguintes estratégias:

  • Defina o tipo de conteúdo que pretende publicar – No caso do Instagram, poderemos definir os tipos de conteúdos como fotografia, stories, vídeo, live, conteúdo de texto ou somente imagem, citação, etc. Existem diferentes tipos de desdobramentos que são possíveis de fazer, como por exemplo fotografia pessoal, fotografia de trabalho, fotografia do dia-a-dia, fotografia de viagem, etc. Faça a sua segmentação de conteúdo de acordo com as suas necessidades.
  • Crie uma coluna de necessidades – Do lado do tipo de conteúdo, defina quais necessidades você precisa suprir para criar esse mesmo conteúdo, desde pesquisa, edição fotográfica, filtros, etc. Isso ajudará você a se preparar em antecipação para a criação desses conteúdos.
  • Defina as hashtags por conteúdo – Nem todos os conteúdos necessitam das mesmas hashtags. Se você estiver publicando conteúdo relacionado com um evento onde você foi, por exemplo, você vai usar hashtags do evento e da cidade provavelmente. Faça um levantamento de quais hashtags utilizar em cada publicação antecipadamente e analise o volume de utilização dessas hashtags (ver mais à frente). Recomendo também você criar um atalho em seu smartphone que lhe permita substituir o texto pelas hashtags que você utiliza. Falaremos sobre isso mais à frente.
  • Quem é o público-alvo desse conteúdo? – Nem todos os conteúdos têm como objetivo atingir o mesmo público-alvo. Definir seu público antecipadamente pode ajudar você a produzir conteúdos mais direccionados a determinados tipos de público. Por ex.: numa foto sobre um evento, você poderá querer atingir o público desse evento. Numa foto mais pessoal, você poderá querer atingir pessoas interessadas em saber quem você é e o que você faz. Num vídeo de 60 segundos, você poderá querer atingir pessoas interessadas no tema desse conteúdo apenas.

3.4. Defina a frequência de publicação

Ao contrário do que se diz por aí, publicar todos os dias não necessariamente vai ajudar você a ganhar seguidores no Instagram. Na realidade, em qualquer canal digital que você utilize, a sua frequência de publicação deverá estar ajustada com a relevância dos seus conteúdos e daquilo que você tem para dizer. Se você está publicando conteúdo apenas para cumprir tabela, você não está criando valor absolutamente algum para quem segue o seu trabalho. Você só deve publicar quando tem alguma coisa de valor para dizer ou apresentar para seus seguidores. Ponto.

3.5. Utilize hashtags na medida certa

Pesquisa de hashtags no InstagramEmbora não exista um número perfeito de hashtags a utilizar em postagens do Instagram, há quem recomende a utilização de entre 10 a 30 hashtags. Eu utilizo em média 16 hashtags por publicação, sendo que as hashtags por norma são publicadas no primeiro comentário da publicação, para evitar poluir visualmente o conteúdo, tornando a leitura dos textos mais agradável.

Para descobrir quais hashtags utilizar, você poderá fazer várias coisas, nomeadamente espiar seus concorrentes, para entender quais hashtags eles utilizam com maior frequência, mas também realizar múltiplas buscas no próprio Instagram para entender quais hashtags são mais populares com base no número de conteúdos publicados.

Ao pesquisa por hashtags no Instagram, a própria rede social apresenta a quantidade de publicações realizadas com essa mesma hashtag. Isso dará a você uma noção de quais hashtags são mais populares com base na quantidade de utilizações dos usuários da rede.

Utilizar demasiadas hashtags não é sinónimo de conseguir mais seguidores no Instagram, portanto, opte por utilizar hashtags populares, mas que fazem sentido para o seu negócio e para os tipos de conteúdos que você publica.

4. Aumente a interação do seu perfil no Instagram

É comum ouvirmos falar sobre como ganhar mais seguidores no Instagram, mas é raro ouvirmos falar sobre como aumentar a interação no Instagram. Na realidade, são muito mais aqueles que se preocupam com a quantidade de seguidores do que propriamente com a qualidade desses mesmos seguidores.

Aquela célebre frase de que “Ser popular no Instagram é o mesmo que ser rico no Banco Imobiliário (Monopoly)” é bastante verdade, na medida em que ter muitos seguidores não significa que você consiga capitalizar mais facilmente esses mesmos seguidores. Isso só é possível com um elevado nível de interação.

Existem várias estratégias para aumentar o nível de interação no Instagram e criar uma comunicação mais próxima com seus seguidores. Aqui vão algumas:

Não compre curtidas ou utilize bots – Tudo o que não é natural, obviamente não gera um resultado natural. Obviamente, conseguir 1000 ou 2000 curtidas num conteúdo no Instagram é algo que não acontece da noite para o dia. Da mesma forma que não é fácil criar um blog de sucesso ou receber 1 milhão de visitas por mês. Evite comprar curtidas de seguidores fake ou automatizar postagens em seu perfil de Instagram. Todos os conteúdos deverão ser produzidos por você. Sempre!

Agende postagens com base nos dados – Você sabe quais os melhores horários para publicar em seu feed do Instagram? Utilize ferramentas de agendamento de conteúdo para Instagram e programe seus posts para serem publicados nos melhores horários, garantindo uma maior exposição do seu conteúdo e naturalmente um maior interação com seus seguidores. Ferramentas como o Later, Buffer ou Grum, ajudam você a agendar conteúdo no Instagram facilmente.

Melhores horários para publicar no Instagram

Os melhores dias para publicar no Instagram, de acordo com o CoSchedule, são a segunda-feira e quinta-feira, e os melhores horários são as 2h da manhã, 8-9 horas da manhã e 5 horas da tarde. Publicar um vídeo no Instagram às 9 horas da noite, por exemplo, pode gerar um aumento de 34% na interação.

Utilize um call-to-action em seus posts – Sempre que publicar algum conteúdo no Instagram, procure utilizar um Call-to-Action (CTA) que ative seus seguidores a participar de uma discussão. Uma simples pergunta do tipo “Qual a sua opinião?” é o suficiente para aumentar o engajamento da sua audiência, gerando uma maior participação nos comentários dos seus posts. O mesmo se aplica aos seus Insta Stories.

Realize concursos e giveaways – Embora os concursos e giveaways muitas vezes atraiam apenas curiosos e não necessariamente seguidores interessados em seus conteúdos, eles são uma excelente forma de aumentar consideravelmente o volume de interação em seu perfil de Instagram. Procure criar concursos ou giveaways não com o objetivo de aumentar seu número de seguidores, mas sim aumentar o índice de engajamento do seu perfil.

Crie mais Stories (com enquetes!) – O Instagram lançou há relativamente pouco tempo a possibilidade de criar enquetes nos Insta Stories. Esta funcionalidade é ótima para aumentar o nível de interação com as suas Stories, portanto, explore essa possibilidade da próxima vez que criar um Stories.

Crie Lives com maior frequência – O Facebook está priorizando os conteúdos de vídeo, tanto no Facebook, quanto no Instagram. Além do mais, conteúdos como Lives têm um alcance orgânico muito maior, pelo que é fundamental você explorar essa oportunidade agora. Quando o Facebook começar a reduzir o alcance dos Lives, já será tarde para tirar partido dessa vantagem.

5. Utilize imagens nas dimensões corretas

É comum vermos conteúdos publicados no Instagram com as dimensões incorretas. Isso acontece por várias razões, mas principalmente porque os conteúdos publicados no Facebook, são muitas vezes anunciados no Instagram também. No entanto, o próprio Facebook já disponibiliza em seu gestor de anúncios, ferramentas que lhe permitem tirar o máximo partido tanto dos anúncios no Facebook, quanto dos anúncios no Instagram.

Imagem para Instagram

Ao criar um anúncio no Facebook, ele já permite que você adicione uma segunda imagem para o mesmo anúncio no Instagram. As imagens para Instagram deverão utilizar sempre uma dimensão de 1080 x 1080 pixeis, garantindo uma visualização perfeita em qualquer dispositivo, bem como em telas Retina. Sempre que for publicar no Instagram, procure carregar imagens nessa dimensão.

6. Tire partido do seu perfil

Não é novidade para ninguém que o fato de o Instagram não oferecer links clicáveis nos posts é um grande problema para o direccionamento de tráfego do Instagram para outros lugares, como por exemplo o seu site ou blog. A única forma de fazer isso do jeito certo é explorando corretamente o seu perfil, tornando-o apelativo para seus seguidores e fazendo a ponte entre os seus posts e o link que está na sua biografia do Instagram.

Perfil no Instagram

Seu perfil é onde você poderá escrever quem você é, o que faz e posicionar-se corretamente perante seu público. Além disso, você pode também colocar um link clicável para seu site, seu blog ou qualquer outro endereço que faça sentido para você. Há também quem esteja constantemente alterando esse link no perfil e indicando em seus posts para clicar no link do perfil. Embora seja uma estratégia bastante aborrecida, gera resultados interessantes.

7. Crie um estilo próprio no Instagram

Um dos grandes problemas do Instagram é conseguir destacar-se numa rede com 500 milhões de usuários ativos. Não é fácil conseguir captar a atenção das outras pessoas para os seus conteúdos, exceto se você criar um estilo próprio. A grande maioria dos bloggers, por exemplo, utiliza filtros e manipulação fotográfica para criar conteúdos mais elegantes. No entanto, quase todos eles são bastante semelhantes em termos visuais. Destacar-se é fundamental para conseguir ganhar seguidores no Instagram.

Errar faz parte. E só erra quem faz! 😉

Uma publicação partilhada por Paulo Faustino (@paulofaustino) a

Criar uma identidade visual própria, ajudará você a se destacar perante os restantes conteúdos disponíveis na rede. Imagine um usuário que está fazendo scroll no seu feed do Instagram e se depara com um conteúdo visualmente diferente. Esse conteúdo chamará mais à atenção, certo? Essa atenção e foco, são fundamentais para gerar um melhor resultado ao nível da interação com o seu perfil e respectivos conteúdos.

Outra coisa que você deverá utilizar são legendas em vídeos. Elas ajudam o usuário a consumir o seu conteúdo sem a necessidade de ligar o som do smartphone. Ao mesmo tempo, como os vídeos do Instagram rodam automaticamente, isso ajudará a captar a atenção do usuário para o seu conteúdo com maior facilidade!

Para criar legendas em vídeos, utilizo o aplicativo Clips para iOS. É um aplicativo da própria Apple, que cria legendas automaticamente em vídeos e você só precisa editar o conteúdo, ajustar os textos e subir o vídeo para os seus canais digitais. Uma estratégia interessante é criar vídeos de 60 segundos para o Instagram e vídeos ligeiramente maiores para o seu Facebook.

8. Crie um perfil profissional

Desde há algum tempo que o Instagram permite a criação de perfis profissionais. Ao contrário de um perfil pessoal, o perfil profissional no Instagram dá a você outras ferramentas para tornar o seu perfil ainda mais popular na rede, tais como a apresentação do seu contato de email e telefone, a sua morada, entre outras opções. Um perfil profissional permite também você ter acesso a dados estatísticos mais interessantes sobre as suas postagens, criar anúncios mais rapidamente no Instagram, etc.

Definições de conta no Instagram

Entre no seu perfil de Instagram e clique na roda dentada que se encontra do lado direito. Você entrará nas definições de conta do seu perfil de Instagram. Caso você já tenha um perfil profissional, você poderá visualizar as definições da sua empresa. Caso você não tenha um perfil profissional, você terá a oportunidade de migrar o seu perfil para um perfil profissional de Instagram.

Perfil profissional de Instagram

Você poderá mudar a qualquer momento para uma conta pessoal novamente. No entanto, todos os anúncios que tenha criado serão desabilitados, bem como os dados estatísticos das suas postagens. A qualquer momento você poderá migrar novamente para um perfil profissional. Nessa mudança de perfil pessoal para profissional e vice-versa, você nunca perde os seus posts e os seus seguidores, ok?

9. Trabalhe com influenciadores

O debato em torno dos influenciadores e micro-influenciadores tem vindo a intensificar-se ao longo dos últimos anos. Com o crescimento acentuado do Instagram e do Facebook, começaram a surgir os influenciadores digitais, que são essencialmente profissionais que utilizam as suas redes sociais para influenciar a tomada de decisões de compra de seus seguidores. Por norma, influenciadores digitais tendem a ter um elevado número de seguidores.

No entanto, o número de seguidores não é de todo o mais importante quando se analisa um influenciador digital. É necessário ter em consideração principalmente seu nível de interação com seus seguidores. De pouco vale ter 5 milhões de seguidores e uma média de 1500 curtidas por foto ou apenas 50 comentários por foto. A interação demonstra o quão relevante aquele profissional é para sua audiência e isso sim, faz toda a diferença para as empresas e profissionais que pretendem trabalhar com influenciadores.

Eu,você, e nossos sonhos ❤️

Uma publicação partilhada por Gabriela (@gabrielapugliesi) a

A Gabriela Pugliesi, por exemplo, tem um nível fantástico de engajamento com a sua audiência e isso faz dela uma influenciadora digital importante para as marcas que com ela trabalham. Além de seu número de seguidores, que ascende a 3.7 milhões, ela tem um elevado nível de interação em seus conteúdos e isso é um fator bastante positivo quando o objetivo é criar uma ligação forte com uma marca ou produto. Sem esse nível de engajamento alto, é bem difícil conseguir ter um retorno positivo de uma campanha com influenciadores.

Além dos influenciadores, hoje existem também os micro-influenciadores, que são na realidade influenciadores de nicho. Seu objetivo não é ter uma audiência gigantesca, mas sim uma audiência específica e altamente engajada, que lhes permite serem autoridade nesse nicho de mercado.

Aplicativo Clear - Instagram

O aplicativo Klear ajuda você a encontrar influenciadores digitais em todo o mundo. É um aplicativo pago, com uma versão gratuita também, que permite que você encontre com facilidade diversos tipos de influenciadores digitais, tanto no Instagram, quanto no Facebook e outras mídias sociais.

10. Acompanhe os dados e estatísticas

Tal como qualquer bom profissional de marketing, dados são sempre um aspeto importante de qualquer coisa que você faça em marketing digital. O Instagram não é diferente, o que significa que você precisa olhar os dados estatísticos das suas postagens, dos seus Stories e dos seus Lives, para entender como seus conteúdos estão impactando seus seguidores. Além do mais, o número de curtidas de um post, não diz tudo sobre esse conteúdo.

Estatísticas de Posts no Instagram  Estatísticas de Stories no Instagram

Se reparar, no post do lado esquerdo, ele recebeu 191 curtidas e 3 comentários, mas o alcance global da publicação foi de 1,524 pessoas. Esse alcance gerou 1,951 impressões do post, sendo que apenas 12 impressões tiveram origem em hashtags, por exemplo, o que pode ser um sinal de que é necessário alterar as hashtags e/ou monitorar melhor o uso de hashtags para ir ao encontro daquelas que geram um maior alcance e que consequentemente ajudam você a ganhar seguidores no Instagram.

Os dados não mentem, portanto, analisar o impacto de seus conteúdos é fundamental para que você possa adaptar sua estratégia de conteúdo e seu calendário editorial, para publicar conteúdos que geram um melhor resultado junto dos seus seguidores. Isso não é ciência espacial!

11. Faça anúncios no Instagram

Criar anúncios no Instagram é relativamente fácil e os resultados são tendencialmente bastante interessantes. Embora o Instagram não tenha o problema de alcance orgânico que o Facebook tem, na realidade quando você investe em anúncios, você acelera consideravelmente o alcance dos seus conteúdos e obviamente isso ajudará a ganhar seguidores mais rapidamente. Para criar anúncios no Instagram, existem apenas duas formas: através do botão “promover”, diretamente através do aplicativo do Instagram para smartphones, ou então, através do gestor de anúncios do Facebook.

Promover post no Instagram

No primeiro caso, os anúncios criados no Instagram diretamente, através do botão “Promover” do Instagram, funcionam do mesmo jeito que os anúncios criados utilizando o botão “promover publicação” do Facebook. São os chamados posts impulsionados.

A grande vantagem deste tipo de anúncio no Instagram é o fato de que ele não cria o que chamamos de darkpost. Um darkpost é uma postagem criada automaticamente pelo gestor de anúncios do Facebook ou Instagram, que é exatamente idêntico ao post original, mas não é post original.

Ele serve apenas para anúncio, o que significa que todas as estatísticas, curtidas e comentários desse anúncio, não ficarão refletidas no post original publicado no seu feed do Instagram. Isso de fato não é positivo, uma vez que ter um anúncio com 3000 curtidas e o post original no feed do Instagram com apenas 100 curtidas, não faz muito sentido.

No entanto, com a criação desse botão impulsionar no Instagram, o Facebook resolveu o problema e agora já é possível anunciar o post original, segmentar seu público alvo e receber dados estatísticos dos anúncios diretamente no aplicativo do Instagram e na postagem promovida, razão pela qual recomendo você experimentar esse formato de anúncios.

Já no que diz respeito aos anúncios de Facebook, realizados a partir do gestor de anúncios, eles criam automaticamente um darkpost no Instagram, pelo que são extremamente utilizados como forma de anunciar no Instagram para interação ou conversões, mas sem o intuito de melhorar o número de curtidas ou comentários do conteúdo original.

Criar anúncio no Instagram via Facebook

Ao criar um anúncio no Facebook, com o objetivo de tráfego, interação ou conversões, é possível seleccionar o Instagram como local para a veiculação desse mesmo anúncio. Após definir seu público-alvo, nos locais de publicação, clique em “Editar locais de publicação” e verá a possibilidade de seleccionar o Feed do Instagram e as Histórias (Stories) do Instagram.

Tenha em consideração que dependendo dos locais que você escolher, o formato dos anúncios muda consideravelmente. No caso dos anúncios no feed, eles têm uma dimensão recomendada de 1080 x 1080. No caso dos anúncios nos Stories, eles têm um formato recomendado de 1080 x 1920.

Se você optar por usar um vídeo no anúncio dos Stories, tenha em consideração que o mesmo deverá estar no formato 9:16 e o tipo de ficheiro deverá ser .mp4 ou .mov. No caso do vídeo, ele não poderá ter mais de 15 segundos.

Seleccionar conta de Instagram

Ao criar o seu anúncio, será obviamente fundamental seleccionar a sua conta de Instagram. Caso a sua conta de Instagram não esteja aparecendo, é porque você não tem o seu Instagram conetado com a sua página de Facebook. Para o fazer, entre na sua página de Facebook, vá em Definições, depois em Instagram e conecte a sua conta de Instagram.

Seleccionar imagens para anúncios no Instagram

Por fim, você deverá seleccionar o criativo para o feed do Instagram e para o Stories do Instagram. Você deverá carregar duas imagens ou então uma imagem e um vídeo, como vimos anteriormente. Dessa forma você conseguirá tirar o maior partido dos seus anúncios no Instagram. Logicamente, para terminar seu anúncio, você deverá também criar seu texto, descrição, link para o site, etc. As configurações comuns na criação de um anúncio através do Facebook. Se você não sabe como criar anúncios no Facebook, recomendo que leia o meu artigo sobre Como Anunciar no Facebook.

12. Faça Lives com frequência!

Vídeos em direto no Instagram

O vídeos em direto (ao-vivo) são uma das funcionalidades mais interessantes do Instagram, mas também do Facebook. Além de aparecerem com grande destaque no Instagram, todos os seus seguidores recebem uma notificação avisando que você está ao-vivo, para que possam acompanhar seus vídeos enquanto eles estão decorrendo. Isso, obviamente, faz o alcance desses vídeos disparar em relação a outros tipos de conteúdo possíveis de criar no Instagram.

Os diretos são também uma excelente forma de você comunicar com a sua audiência, mostrar parte do seu dia-a-dia, engajar com a sua comunidade, esclarecer dúvidas, realizar mini-palestras ou apresentações, entre outras coisas. O mais importante, obviamente, é você ser criativo!

Além disso, os vídeos em direto incluem também vários filtros que você pode utilizar para tornar o seu vídeo ainda mais engraçado. De entre esses filtros, você encontra vários relacionados com o próprio vídeo, interação com você (como esse da imagem), filtros que alteram a sua voz, entre outros. Isso ajuda a tornar seus vídeos mais divertidos e obviamente, isso ajuda você a reter seu público durante mais tempo, especialmente se você for criativo!

Ferramentas indispensáveis para Instagram

Para ganhar seguidores no Instagram, a maioria dos profissionais utiliza diversas ferramentas que ajudam no desenvolvimento dos seus perfis, realizando tarefas comuns e automatizando processos. Obviamente, nem tudo o que se vê no Instagram é feito de forma manual, caso contrário seria impossível conseguir acompanhar tudo e realizar tarefas tão simples quanto seguir outros perfis interessantes, interagir com outros conteúdos, monitorar hashtags, entre outras estratégias fundamentais para ganhar seguidores no Instagram.

Gerenciagram

Gerenciagram

Conheci o Gerenciagram há alguns meses e é de fato um aplicativo fantástico para quem trabalha com Instagram. O papel do Gerenciagram é bastante interessante, uma vez que ele permite automatizar tarefas que por norma ocupam muito tempo, tais como seguir outros perfis interessantes, curtir conteúdos de outros perfis da mesma área, enviar mensagens privadas automatizadas para novos seguidores, seguir hashtags ou interagir somente com perfis de uma determinada localização.

Embora ele faça tudo isso com maestria, é importante você entender que o Gerenciagram não é um aplicativo oficial do Instagram, o que significa que ele não é autorizado pelo Facebook Inc. e como tal, ao utilizá-lo, você estará indo contra os termos e condições do Instagram. Utilize-o com precaução, obviamente.

Bume

Bume

O Bume é um aplicativo que tem como objetivo aumentar o nível de engajamento dos seus seguidores, através da automação de mensagens diretas, agendamento de postagens, segmentação de público-alvo e interação automática. Tal como acontece com o Gerenciagram, o Bume não é um aplicativo autorizado, portanto, utilize-o com precaução.

Wishpond

Wishpond

O Wishpond é um aplicativo para criação de promoções, concursos e competições em mídias sociais. Ele permite você criar diferentes tipos de concursos, para que você consiga aumentar consideravelmente o nível de engajamento da sua audiência e até ganhar seguidores no Instagram de uma forma mais rápida através de giveaways e concursos.

PicMonkey

PicMonkey

O PicMonkey é um editor de fotografias super simples de utilizar e perfeito para dar uma geral nas suas fotografias antes de as publicar no Instagram. O PicMonkey é ótimo para editar selfies e fotografias de retrato, permitindo-lhe melhorar os brilhos e defeitos das fotografias de uma forma simples e ágil.

Canva

Canva

O Canva é um aplicativo super popular e tem também uma versão para smartphone, perfeita para ajudar você a criar postagens para Instagram de uma forma mais rápida. Ele inclui diversos recursos de design, tipos de letra, fundos, imagens, entre outros, para você criar postagens visualmente apelativas em poucos minutos.

Layout

Layout

O aplicativo Layout para Instagram é do próprio Instagram e tem como objetivo ajudar você a criar colagens de fotografias de forma mais rápida. O aplicativo é gratuito e inclui diversos modelos de colagens para você customizar suas fotografias, criar murais e outros formatos interessantes, antes de publicar suas fotos no Instagram.

Boomerang

Boomerang

O aplicativo Boomerang, que também é do próprio Instagram, permite você criar vídeos em formato Boomerang, de uma forma simples e carregá-los diretamente para o Instagram e outras mídias sociais. Este aplicativo também é gratuito e gera um engajamento muito positivo quando utilizado de um jeito criativo.

Clips

Clips

O aplicativo Clips da Apple é absolutamente recomendado para quem deseja criar vídeos para mídias sociais como o Instagram. Ele permite você criar vídeos com legendas automaticamente, uma vez que ele deteta sua voz e constrói suas legendas de forma automática, incluindo também diversas opções e funcionalidades de edição de vídeo super interessantes.

Video Editor

Video Editor

O aplicativo Video Editor é um aplicativo gratuito de edição de vídeos, ideal para quem pretende editar seus vídeos antes de publicar no Instagram. Ele permite alteração de filtros, tonalidades, recortes, entre outras funcionalidades de edição de vídeo super interessantes.

Hyperlapse

Hyperlapse

O Hyperlapse é também um aplicativo do próprio Instagram, gratuito, que permite a você criar vídeos em time lapse, acelerar seus vídeos até 12x, compartilhar esses vídeos facilmente no Instagram ou Facebook, entre outras funcionalidades, para quem trabalha com vídeo para mídias sociais.

Direct for Instagram

Direct for Instagram

O Direct for Instagram foi o último aplicativo lançado pelo próprio Instagram, que tem como objetivo ajudar a gerenciar as mensagens diretas, falar com seus seguidores e também criar seus Stories de uma forma rápida e fácil. Não é aplicativo tão útil quanto os restantes, mas ainda assim pode ser importante.

Over

Over

O aplicativo Over é um app de edição e construção de imagem para mídias sociais, super popular pela quantidade de fonts e tipos de letra que oferece, fundos e imagens, entre diversas funcionalidades de edição de imagem absolutamente fantásticas.

Fastory

Fastory

O Fastory é um aplicativo fantástico para criação de Stories para Instagram, Snapchat, Facebook e Twitter. Ele tem como objetivo ajudar você na criação de seus Stories, oferecendo diversas funcionalidades para a criação de histórias realmente impactantes para seus seguidores.

Storyheap

Storyheap

Quer saber se seus Stories estão bombando? Qual o nível de engajamento da sua audiência com seus Stories no Instagram ou no Snapchat? O aplicativo Storyheap é um Analytics para Instagram e Snapchat, que permite você gerenciar seus Stories de uma forma incrível.

Anchor Videos

Anchor Vídeos

O aplicativo Anchor Vídeos permite a você criar vídeos a partir de audio de uma forma super simples, bem como transformar seus audios em podcasts em poucos segundos. A principal funcionalidade deste aplicativo é mesmo transformar seus audios em vídeos legendados de uma forma mágica!

Lisa

Lisa

O aplicativo Lisa utiliza machine learning para prever quais conteúdos vão bombar mais no seu Instagram. Ficou indeciso sobre qual foto publicar? O Lisa apresenta as melhores opções para você com base no engajamento e interação da sua audiência ao longo do tempo.

Preparado para fazer seu Instagram decolar?

Como você deve ter percebido ao longo desse artigo, mais importante que o número de seguidores que você tem no Instagram, você precisa ter uma estratégia e um alto nível de interação e engajamento com seus seguidores. De pouco vale ter uma audiência muito grande, se ela não se interessa pelo seu conteúdo, certo?

Agora que você já sabe tudo sobre como ganhar seguidores no Instagram de uma forma orgânica e sustentada por uma estratégia de conteúdo e um planejamento orientado para o sucesso, está no momento de começar a realizar testes com seus perfis e colocar esse Instagram para bombar!

Quer aprender mais sobre Instagram Marketing? Conheça os meus Cursos Intensivos de Marketing Digital, que poderão ajudá-lo a levar o seu negócio ao próximo nível! ;)

Bons Empreendimentos!


Cursos de Marketing Digital




Leia também esse artigo:

10 errores comunes en el marketing digital que usted debe evitar

10 erros comuns no Marketing Digital que você precisa evitar!