Facebook Business Manager – Como criar e utilizar o gerenciador de negócios do Facebook

Receba minhas atualizações em seu email

Inbound Marketing

Quando falamos de anunciar no Facebook, são muitas as dúvidas a respeito das funcionalidades avançadas do gestor de anúncios, mas principalmente, do Business Manager, também conhecido como gerenciador de negócios ou gestor de negócios do Facebook. O gerenciador de negócios foi criado para auxiliar agências, empresas ou empreendedores que têm a necessidade de gerenciar múltiplas contas de anúncios, múltiplas páginas de Facebook, equipes de mídias sociais, etc. A grande vantagem do Business Manager (também conhecido por BM) é você conseguir gerenciar páginas, contas de anúncios e as diferentes equipes que gerenciam cada um desses ativos, tudo a partir do mesmo painel de controlo.

Se você trabalha apenas com uma conta de anúncios do Facebook, não precisará de utilizar o gerenciador de negócios. No entanto, caso esteja gerenciando várias páginas e contas de anúncios, o gerenciador de negócios dá a você inúmeras possibilidades que lhe permitirão gerenciar tudo de uma forma mais organizada.

NOTA: O Business Manager (gerenciador de negócios) não é indicado para toda a gente. Caso você não esteja necessitado de gerenciar equipes com diferentes níveis de acesso a páginas e contas de anúncios, não é recomendável você criar um gerenciador de negócios.

É importante que tenha em consideração também que o gerenciador de negócios não tem nada a ver com o gerenciador de anúncios do Facebook. No caso, o primeiro é responsável por organizar todo o negócio, nomeadamente páginas, contas de anúncios, pessoas da equipe, etc., enquanto o segundo é basicamente o local onde são criados os anúncios de Facebook.

Porque utilizar o gerenciador de negócios do Facebook?

Existem diversas vantagens de utilizar o gerenciador de negócios do Facebook. A principal vantagem é a organização de todos os seus ativos, ou seja, a organização de todas as suas páginas de Facebook, contas de Instagram, catálogos de produtos, listas de públicos, entre outras. Essa organização dos seus ativos, permite-lhe controlar também, de uma forma fácil, quem tem acesso ao quê dentro da sua empresa. Essa é a segunda grande vantagem: níveis de acesso. É possível conceder acesso a outras pessoas, para que elas tenham acesso limitado aos seus ativos, ou seja, é possível você adicionar um funcionário da sua empresa, por exemplo, e conceder a essa pessoa a possibilidade de ela ter acesso a algumas páginas de facebook apenas. A última grande vantagem é o controlo sobre os seus gastos e performance dos seus anúncios de uma forma mais simples e organizada.

O gerenciador de negócios é também utilizado para gerenciar ativos de outras pessoas ou empresas. Caso você tenha uma agência ou preste serviços de marketing digital como freelancer, por exemplo, você deverá utilizar o Business Manager para pedir acesso aos ativos dos seus clientes e controlar as suas páginas e contas de anúncios a partir do seu próprio gerenciador de negócios. Contrariamente aquilo que acontece muito nesse mercado, você não precisa de ter acesso ao Facebook do seu cliente ou criar uma conta de anúncios sua para ele. Você pode usar o gerenciador de negócios para pedir acesso às páginas de Facebook e contas de anúncios dos seus clientes e gerenciar tudo a partir de um único local.

Facebook Business Manager

O administrador do Business Manager tem acesso a todas as funcionalidades do sistema, incluindo a possibilidade de eliminar membros da sua equipe. Um funcionário, poderá ter acesso limitado a contas e páginas, não tendo a possibilidade de eliminar outros membros do sistema. Esta estruturação é bastante simples e permite-lhe organizar mais rapidamente todos os seus ativos e principalmente as suas equipes e os seus níveis de acesso a ativos de clientes, por exemplo.

Outra grande vantagem é que utilizando o gerenciador de negócios do Facebook, caso você tenha um funcionário com acesso a algumas páginas e algumas contas de Instagram, por exemplo, caso ele decida deixar a empresa, bastará apagar esse utilizador do sistema e ele deixará automaticamente de ter acesso a qualquer ativo do seu gerenciador de negócios imediatamente. Além de poupar muito tempo, isso permite-lhe ter um controlo mais apertado sobre os seus próprios ativos e/ou os ativos dos seus clientes, garantindo sempre o controlo sobre qualquer acesso. Isso só é possível de fazer com o gerenciador de negócios. Numa situação dita normal, você teria de conceder acesso ao seu funcionário, página a página, conta de anúncios a conta de anúncios, o que é uma verdadeira perda de tempo.

Como criar e utilizar o gerenciador de negócios do Facebook (Business Manager)

O primeiro passo para ter acesso ao gerenciador de negócios (Business Manager) é criar um. É totalmente gratuito e basta você ter um perfil no Facebook para conseguir criar o seu gerenciador de negócios e começar a organizar os seus ativos (páginas, contas de anúncios, etc.). Isto é especialmente importante se você gerencia contas de clientes, uma vez que através do gerenciador de negócios do Facebook, poderá organizar todas as páginas de Facebook e contas de anúncios dos seus clientes de uma forma simples e prática.

Para começar, visite o endereço https://business.facebook.com e clique no botão azul “Criar conta”.

Gerenciador de negócios do Facebook (Business Manager)

No passo seguinte, o Facebook irá pedir-lhe para atribuir um nome ao seu gerenciador de negócios. Este nome, será o nome visível em todas as contas de anúncios e páginas de Facebook a que pedir acesso, portanto, coloque um nome que faça sentido. É possível também alterar este nome a qualquer momento.

Criar conta no gerenciador de negócios do Facebook

No passo seguinte, o Facebook pede-lhe algumas informações a respeito do seu negócio, nomeadamente o país, morada e a finalidade da criação do gerenciador de negócios, ou seja, se pretende utilizar o Business Manager para promover os seus próprios produtos/serviços ou prestar serviços a outras empresas. Configure essas informações, por forma a conseguir criar a sua conta.

Adicionar detalhes da empresa no gerenciador de negócios do Facebook

Após o preenchimento do formulário, entrará automaticamente no seu gerenciador de negócios do Facebook.

Repare que o endereço permanece https://business.facebook.com e que a partir de agora, terá de acessar sempre o gerenciador de negócios a partir deste endereço.

Gerenciador de negócios do Facebook

Embora possa à partida, parecer complexo, o gerenciador de negócios do Facebook tem uma lógica muito própria e relativamente simples de entender. Ao centro deste painel de controlo inicial, encontrará as contas de anúncios e páginas de Facebook a que tem acesso. Poderá marcar algumas com estrela e colocá-las em destaque para um mais rápido acesso. Poderá também personalizar as informações da sua empresa, nomeadamente o logotipo, foto de capa e outras informações relevantes. É neste painel de controlo inicial que o Facebook dispara alguns alertas relacionados com acessos pendentes, segurança, entre outros.

No canto superior direito, existe um botão “Configurações do negócio”. Clique para avançar.

Configurações do negócio no Facebook

Ao entrar nessa página, deverá visualizar uma tela semelhante a esta, organizada com diferentes menus na lateral esquerda. É a partir desta página que você organiza todos os seus ativos, tais como usuários, contas, origens de dados, segurança da marca e integrações. É também a partir das configurações do negócio que poderá configurar diferentes meios de pagamentos, acessar o centro de segurança, analisar informações sobre a empresa, entre outras coisas.

Adicionar usuários ao gerenciador de negócios do Facebook

Para começar, deverá criar os usuários que terão acesso ao gerenciador de negócios da sua empresa. Por padrão, o seu acesso é criado automaticamente a partir do momento que cria o seu gerenciador de negócios (Business Manager). Para adicionar os outros membros da sua equipe, clique na aba “Usuários”.

Adicionar usuários ao gerenciador de negócios do Facebook

Ao abrir a aba “Usuários”, dentro dela encontrará diversos sub-menus, nomeadamente Pessoas, Parceiros e Usuários do Sistema. Para adicionar os membros da sua equipe, abra o sub-menu “Pessoas” e clique no botão azul “+Adicionar” que se encontra no topo da página.

Convidar pessoas para o Business Manager do Facebook

Ao clicar em “+Adicionar”, o Facebook apresentará uma tela de convite, onde poderá adicionar os endereços de email dos membros da sua equipe e atribuir-lhe a função de “Acesso do funcionário” ou outra. Existem apenas 4 funções de acesso ao gerenciador de negócios do Facebook (Business Manager) que são:

  • Acesso do funcionário – É o acesso mais comum ao gerenciador de negócios, que permite que as pessoas adicionadas, tenham somente acesso a contas e ferramentas atribuídas por um administrador do gerenciador de negócios da empresa, ou seja, se um administrador não conceder acesso a uma conta ou página de Facebook, essa pessoa não poderá acessar as configurações dessa mesma conta ou página de Facebook. Simples assim.
  • Acesso do administrador – É a função com maior nível de acesso ao sistema. O administrador tem controle total sobre o seu negócio, configurações, pessoas, contas e todas as ferramentas do gerenciador de negócios. O administrador pode eliminar o acesso de qualquer outra pessoa ao sistema.
  • Analista financeiro – É um acesso limitado, apenas para funcionários que passam a ter a possibilidade de visualizar detalhes financeiros do negócio, tais como as transações realizadas, faturas, gastos com contas de anúncios e formas de pagamento de cada uma das contas. Este acesso é apenas de visualização, não sendo possível editar quaisquer informações.
  • Editor financeiro – É um nível superior de acesso para um funcionário que além de conseguir visualizar as formas de pagamento, faturas e demais informações financeiras, também consegue editar essas informações, tais como os dados de cartão de crédito do negócio, por exemplo.

É altamente recomendável que todos os membros da sua equipe, tenham um acesso de funcionário. Será possível, posteriormente, conceder acesso de administrador a uma conta de anúncios ou página de Facebook caso isso seja necessário. No entanto, esse utilizador não necessita de ser administrador do gerenciador de negócios.

Adicionar páginas ao gerenciador de negócios do Facebook

O passo seguinte é adicionar os ativos da sua empresa, ou seja, as páginas de Facebook a que a sua empresa tem acesso. É também possível pedir acesso a páginas de Facebook de clientes ou de outros parceiros.

É altamente recomendável que faça a gestão de todas as suas páginas a partir do gerenciador de negócios do Facebook. Isso irá permitir-lhe ter um maior controlo sobre todos os seus ativos, a sua equipe e naturalmente atribuir e retirar acesso a cada uma das suas páginas de uma forma bastante mais simples e rápida. Além disso, você estará centralizando tudo, o que facilitará bastante a sua gestão.

Adicionar páginas de Facebook

No passo anterior, adicionámos pessoas da equipe ao gerenciador de negócios. Agora, também na barra lateral do lado esquerdo do seu gerenciador de negócios do Facebook, deverá clicar no menu Páginas, que se encontra dentro da seção Contas.

Aqui dentro ficarão todas as páginas que está gerenciando atualmente. Para adicionar uma página, deverá clicar no botão azul “+Adicionar”.

Adicionar páginas no gerenciador de negócios do Facebook

Existem três opções disponíveis ao nível do gerenciamento de páginas.

A primeira opção (Adicionar uma Página), serve para você adicionar as páginas das quais já é Administrador. Basicamente o que vai acontecer é que o Facebook vai entender que você já é Admin dessas páginas e irá importar a gestão dessas páginas para dentro do seu gerenciador de negócios. Não existe risco absolutamente algum em você fazer isso. Inclusive, mais tarde, poderá eliminar a página do gerenciador de negócios se assim o entender, que a mesma continuará sendo administrada por você.

A segunda opção (Pedir acesso a uma página) serve para você pedir acesso a páginas de Facebook às quais não tem acesso ainda. Esta é a opção ideal para agências de marketing, por exemplo, que pretendam gerenciar as páginas de Facebook dos seus clientes.

A terceira e última opção (Criar uma Página nova) serve para o caso de você precisar criar uma nova página de Facebook do zero, tal como fazia anteriormente a partir do seu perfil pessoal no Facebook. Nada de novo aqui.

Pedir acesso a uma página de Facebook

Vejamos um exemplo de pedido de acesso a uma página de Facebook. Basicamente o que terá de fazer é digitar na caixa de busca o nome ou URL exato da página de Facebook que pretende gerenciar. O próprio Facebook irá apresentar diversas páginas com o nome idêntico à sua busca e irá apresentar uma listagem para que possa seleccionar a página que pretende pedir acesso.

Enviar pedido de acesso a página de Facebook

Depois de seleccionar a página que pretende, deverá seleccionar qual cargo deseja na Página. Todos os cargos de páginas estão disponíveis para seleccionar, sendo que um Administrador é o cargo com mais privilégios na gestão de uma página de Facebook. Seleccione o cargo e por fim, clique no botão azul “Pedir Acesso”.

O que irá acontecer é que o administrador atual dessa página, irá receber uma notificação no seu Facebook e um email também, indicando que você pediu o acesso a essa mesma página. Ele deverá aprovar o seu acesso indo na aba “Definições > Cargos” da página de Facebook em questão e aprovar o pedido de acesso que você realizou. Assim que o pedido for aprovado, você poderá adicionar os membros da sua equipe para gerenciar essa página de Facebook.

Adicionar pessoas a páginas de Facebook

Para atribuir o acesso de gestão à sua página de Facebook, deverá seleccionar a página e clicar no botão “Adicionar Pessoas” para atribuir o acesso a qualquer pessoa da sua equipe. Tenha em consideração também que é possível atribuir um cargo diferente de gestão a cada uma das pessoas da sua equipe, ao nível da página. Deverá atribuir um cargo a si próprio também, por forma a ter acesso à gestão dessa página especificamente.

Adicionar contas de anúncios ao gerenciador de negócios do Facebook

Depois de adicionar os membros da sua equipe e as suas páginas ao gerenciador de negócios do Facebook (Business Manager), o último passo é adicionar ou criar contas de anúncios.

Tenha em consideração que uma conta de anúncios não está associada a uma página de Facebook, ok? Uma conta de anúncios poderá criar anúncios para qualquer página de Facebook a que tenha acesso. Páginas e contas de anúncios, são duas coisas distintas e sem qualquer relação entre si, digamos assim.

Criar conta de anúncios no Facebook

Criar uma conta de anúncios ou pedir acesso a uma conta de anúncios existente é um processo em tudo semelhante ao das páginas. Comece por navegar no menu lateral esquerdo pela seção “Contas > Contas de anúncios” e clique no botão azul “+Adicionar” para abrir as diferentes opções de adição/criação de contas de anúncios.

Adicionar conta de anúncios ao gerenciador de negócios do Facebook

No que diz respeito a contas de anúncios, existem também três opções disponíveis, tal como nas páginas de Facebook, em que poderá adicionar uma conta de anúncios sua, pedir acesso a uma conta de outra pessoa ou empresa, bem como criar uma conta de anúncios nova.

Pedir acesso a uma conta de anúncios do Facebook

Se seleccionar a opção “Pedir acesso a uma conta de anúncios”, terá ao seu dispor duas possibilidades.

A primeira possibilidade é inserir diretamente o ID da conta de anúncios (identificador da conta de anúncios) do seu cliente ou parceiro e enviar o pedido de acesso a essa conta de anúncios, que deverá ser aceite pelo seu cliente/parceiro.

A segunda opção é enviar para o seu cliente/parceiro o ID do seu gerenciador de negócios, conforme aparece na janela de pedido de acesso e pedir para o seu cliente/parceiro acessar a aba “Conta de anúncios” no seu gerenciador de negócios do Facebook e atribuir um parceiro à sua conta de anúncios, adicionando o ID do seu gerenciador de negócios.

Independentemente da opção que escolher, ambas permitem-lhe ter acesso a uma conta de anúncios de outra pessoa ou parceiro de negócios.

Criar nova conta de anúncios do Facebook

Se optar por criar uma conta de anúncios nova, deverá atribuir um nome à sua conta de anúncios, seleccionar o fuso horário da sua conta e a moeda.

Atenção para o fuso horário e moeda da conta, uma vez que o fuso horário é importante quando você está agendando anúncios, por exemplo, enquanto que a moeda é importantíssima porque será nessa moeda que o seu cartão será cobrado e a sua empresa será faturada. Quando o Facebook emitir uma nota fiscal, ele terá essa moeda em consideração.

Depois de configurar estes aspetos técnicos simples, clique no botão azul “Criar conta de anúncios” e a sua conta de anúncios é criada e ficará pronta para ser utilizada.

NOTA: Quando o gerenciador de negócios do Facebook foi criado, permitia criar até 5 contas de anúncios, no entanto, devido a abuso da comunidade de anunciantes, nesse momento só é possível criar 1 conta de anúncios. Após criar a sua primeira conta, caso você jogue dentro das regras e não tente tirar vantagem de alguma brecha ou não desrespeite os termos e condições para anunciantes, o Facebook automaticamente irá liberar a criação de mais contas de anúncios, até um máximo de 800 contas.

Dicas adicionais sobre o gerenciador de negócios do Facebook

Agora que já criou o seu gerenciador de negócios, já adicionou todos os membros da sua equipe, as suas páginas de Facebook e as contas de anúncios, estará em condições de começar a trabalhar. No entanto, é importante de referir que o gestor de negócios (Business Manager) também lhe permite, entre outras coisas, adicionar e gerenciar outros tipos de informações a respeito de todos os seus ativos digitais relacionados ao Facebook e Instagram.

Fontes de dados

Na aba “Fontes de dados” poderá fazer o gerenciamento de vários ativos importantes, como catálogos de produtos, píxeis de Facebook, conjuntos de eventos offline, conversões personalizadas, públicos partilhados, entre outras. Nesta seção, poderá basicamente organizar aspetos técnicos relacionados a anúncios e conta de anúncios dos seus clientes e também do seu próprio negócio, caso pretenda atribuir a gestão de algum aspeto técnico a um parceiro, por exemplo, ou vice-versa.

Segurança da marca

Na aba “Segurança da marca” poderá gerenciar os domínios verificados dos seus sites, landing pages, blogs, etc. Poderá adicionar uma lista de domínios e realizar a verificação individual de cada um deles.

Poderá também gerenciar as listas de bloqueios, que são basicamente listas de sites e páginas de Facebook onde pretende bloquear a exibição dos seus anúncios, quando estes são apresentados ao nível da Audience Network, Instant Articles e Vídeos In-Stream. Para estas três opções de locais de publicação de anúncios, é permitido criar listas de bloqueios, para garantir que os seus anúncios não são veiculados em páginas ou sites parceiros do Facebook que não estão enquadrados com a sua marca ou negócio. É possível inclusive baixar uma lista de todos os locais onde os seus anúncios estão sendo exibidos, por exemplo. Atualmente, o Facebook tem sensivelmente 50.765 sites parceiros que exibem anúncios através da Audience Network.

Integrações

Na aba “Integrações” poderá gerenciar o acesso a formulários de leads e a parceiros que tenham igualmente acesso às leads geradas pelos seus anúncios. Esta é uma forma de atribuir acesso a leads ou gerenciar integrações com softwares de CRM, de E-mail marketing ou de Marketing Automation.

Pagamentos

Na aba “Pagamentos”, poderá adicionar e gerenciar os diferentes métodos de pagamento do seu gerenciador de negócios, que poderão ser posteriormente atribuídos individualmente a cada uma das contas de anúncios a que tenha acesso.

Centro de segurança

A aba “Centro de segurança” poderá configurar a autenticação de dois fatores para o acesso ao gerenciador de negócios do Facebook. É uma forma de criar uma dupla validação de entrada, garantindo que ninguém consegue acessar facilmente a sua conta ou ter acesso a quaisquer informações a respeito do seu gerenciador de negócios do Facebook. Aqui, é possível também gerenciar funcionários inativos, administradores do gerenciador de negócios e também administradores secundários. É importante que tenha sempre pelo menos, dois administradores com acesso ao seu gerenciador de negócios. Caso tenha o seu acesso ao Facebook bloqueado por alguma razão, alguém da sua equipe poderá continuar gerenciando os seus ativos. Isso é extremamente importante.

Pedidos

Na aba “Pedidos” poderá gerenciar os pedidos enviados, recebidos e os convites feitos a outras pessoas para integrarem o seu gerenciar de negócios.

Ativos do gerenciador de negócios do Facebook

Em resumo, o gerenciador de negócios, também conhecido por Business Manager ou gestor de negócios, permite-lhe gerenciar de uma forma bastante simples e eficaz as suas contas de anúncios, páginas e pessoas da sua equipe, de uma forma que seria impossível de realizar a partir de um perfil pessoal no Facebook.

Caso pretenda elevar o jogo e organizar de uma forma mais profissional todos os seus ativos, bem como os ativos dos seus parceiros ou clientes, é importantíssimo que crie um gerenciador de negócios Além do mais, é totalmente gratuito.

Preparado para profissionalizar o seu trabalho?

Espero que tenha compreendido a importância do gerenciador de negócios, especialmente quando falamos de equipes com várias pessoas, várias páginas de Facebook e várias contas de anúncios. Logicamente, se o seu negócio consiste apenas de uma única página de Facebook e você faz alguns anúncios esporadicamente, talvez o gerenciador de negócios não faça sentido para você. No entanto, para todos aqueles que gerenciam várias páginas e contas de anúncios, bem como trabalham em equipe com outras pessoas, essa ferramenta torna-se fundamental para profissionalizar esse trabalho e torná-lo bastante mais simples de gerenciar a longo prazo.

Você já utiliza essa ferramenta fantástica do Facebook? Deixe o seu comentário abaixo com as suas ideias, experiências e resultados!

Bons Empreendimentos!


Cursos de Marketing Digital




Leia também esse artigo:

Como anunciar no Facebook e criar sua primeira campanha

Como anunciar no Facebook e criar sua primeira campanha