Tempo de leitura: 11 minutos
Provavelmente já ouviu falar no Google Meu Negócio ou no Google My Business. Essa ferramenta gratuita do Google, permite que você crie um perfil da sua empresa para que ela apareça no Google Maps e outros serviços do Google. É um serviço de listagem de empresas, que funciona de uma forma dinâmica e atrai a atenção dos utilizadores por meio de pesquisas locais. O Google Meu Negócio deverá ser tido em consideração numa estratégia de marketing digital global para a sua empresa, seja ela um pequeno negócio local, ou uma empresa digital.
Dependendo da sua localização e do termo pesquisado, o Google apresentará diferentes perfis de empresas, tipicamente situadas na região onde você se encontra, como uma forma de você encontrar mais rapidamente aquilo que procura, seja uma agência de marketing, uma pizzaria ou um restaurante de sushi. Qualquer que seja o termo pesquisado, o Google apresentará sempre resultados de empresas que tenham perfis criados no Google Meu Negócio. Esses perfis serão apresentados na busca, no Google Maps e também na rede social Google+. Gratuitamente.
No momento em que escrevo este artigo, estou em Porto Alegre. Se realizar uma pesquisa por “sushi”, o Google apresentará diferentes opções de restaurantes de sushi, organizados por diferentes critérios, como a proximidade, a relevância ou até mesmo a qualidade das avaliações desses mesmos restaurantes. Estes perfis empresariais, são criados e geridos a partir do Google Meu Negócio (Google My Business), onde você poderá encontrar diferentes ferramentas para gerenciar eficazmente o seu negócio e a forma como ele aparece para quem pesquisa no Google.
Índice
O Google Meu Negócio (Google My Business) dá a você diferentes possibilidades de gestão de um negócio local e principalmente, liberta-o da necessidade de entender sobre SEO (O que é SEO?) e principalmente, sobre SEO local, ou seja, otimização para motores de busca de negócios locais, que é uma parada ainda mais complexa e que tem em consideração diferentes tipos de fatores de rankeamento local. Como o Google está constantemente alterando a forma como as pessoas buscam por informações em seus smartphones, talvez seja bom você prestar atenção ao Google Meu Negócio e ao que ele pode fazer por si e pelo seu negócio local.
Estas são algumas das coisas que poderá fazer utilizando o Google Meu Negócio:
De acordo com o Inter Live Stats, há cerca de 4.5 bilhões de pesquisas diárias no Google, pelo que tentar tirar partido de uma pequena fatia dessas pesquisas e fazer com que o seu negócio seja relevante, é fundamental. Se tiver em consideração também que cerca de 97% dos consumidores hoje lêem reviews de negócios locais antes de tomarem uma decisão de compra, de acordo com um estudo da BrightLocal, então para um negócio local, ter uma presença adequada no Google é fundamental.
Existem diferentes vantagens ao utilizar o Google Meu Negócio, algumas delas já indicadas acima nesse artigo. No entanto, existem muitas outras vantagens que estão para lá daquilo que é perceptível por um comum empresário que tem um negócio local na sua cidade.
Para a grande maioria dos negócios locais, não faz sentido criar um website ou trabalhar com marketing de conteúdo pelos custos e necessidade de conhecimento associados. No entanto, com o Google Meu Negócio (Google My Business), é possível trabalhar o SEO (otimização para motores de busca) do seu negócio local e a forma como ele aparece quando alguém procura na sua cidade por uma oferta relacionada.
Trabalhando bem a descrição e informação a respeito do seu negócio, o nome do seu negócio, os links para as suas mídias sociais, etc., você poderá melhorar consideravelmente a forma como o seu negócio aparece no Google e com isso atrair um maior número de visitantes ao seu negócio.
Se os seus concorrentes já estão usando o Google Meu Negócio, é provável que estejam atraindo clientes que poderiam estar consumindo no seu negócio. Se você realizar um bom trabalho na configuração do seu negócio local, você poderá tornar o seu negócio mais relevante para quem pesquisa e para quem compra, superando seus concorrentes. Tenha em mente que o Google tem em consideração diversos fatores para posicionar um negócio local primeiro que outro nos resultados de pesquisa. O negócio que gera mais taxa de cliques, por exemplo, pode indicar um negócio mais procurado pelos consumidores.
Cerca de 85% dos consumidores hoje, acreditam mais em avaliações de estranhos acerca de um negócio local, do que propriamente recomendações de amigos. Isto significa que se o seu negócio receber avaliações bastante positivas, você poderá criar uma maior ligação com os seus clientes e aumentar o envolvimento desses mesmos clientes com a sua marca.
É importante que responda a todas as avaliações dos seus clientes e que demonstre que se preocupa em prestar um serviço de elevada qualidade, assumindo seus erros e agradecendo aos seus clientes pelas críticas. Criando uma relação mais próxima com o seu público, você estará um passo à frente dos seus concorrentes na atração de mais público para o seu negócio.
Ao utilizar o Google Meu Negócio, você terá acesso a diferentes tipos de métricas a respeito do seu negócio local, nomeadamente a quantidade de pessoas que visualizou o perfil do seu negócio, quantas pessoas interagiram com o perfil, quantas fotografias visualizariam, quantas pessoas pediram direcções para chegar no seu negócio, quantas pessoas telefonaram, entre outras métricas.
Olhar para as métricas é fundamental para ajudar o seu negócio a crescer localmente, oferecendo aos seus clientes o tipo de experiência que eles procuram. Acompanhe as principais métricas disponibilizadas pelo Google Meu Negócio para entender o comportamento do seu público e ir ao encontro dessas necessidades.
Para o ajudar a criar e configurar corretamente o seu negócio no Google Meu Negócio, siga todos os passos que indicarei de seguida. Procure criar um perfil de negócio que seja o mais útil e completo possível. Isso ajudará os seus potenciais clientes a entenderem que o seu negócio é realmente de confiança e que você se preocupa em oferecer uma experiência o mais completa e detalhada possível.
Para criar a sua conta no Google Meu Negócio (Google My Business), vá no endereço https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e clique no botão verde “Começar Agora” que se encontra no canto superior direito. Para criar a sua conta, basta ter um endereço de email do Gmail. Caso já tenha, basta fazer login com os seus dados de email.
No passo seguinte, o Google irá apresentar-lhe diferentes passos para a criação do perfil do seu negócio local no Google Meu Negócio. O primeiro desses passos é o nome da sua empresa, que na realidade é o nome do seu negócio. É aconselhável que utilize palavras-chave na criação do nome do seu negócio local, tais como “restaurante” ou “empresa”.
Imagine que o seu negócio local é um restaurante japonês chamado “Ozaka”. Se escrever o nome da empresa como “Restaurante japonês – Ozaka” isso ajudará a encontrá-lo mais facilmente aquando de uma pesquisa local e posicionará o seu negócio local à frente dos seus concorrentes.
No passo seguinte, temos o endereço de localização do seu negócio local. Coloque as informações o mais detalhadas possível, para que seja fácil encontrar o seu negócio e principalmente, para que ele fique devidamente enquadrado no Google Maps, quando o Google adicionar o seu negócio local à sua listagem de perfis de negócios.
No passo seguinte, poderá seleccionar a categoria que melhor corresponde ao seu negócio local. Comece digitando algo e o Google irá apresentar-lhe uma lista das principais categorias de negócios. Seleccione uma, sendo que mais tarde poderá adicionar outras se assim o desejar.
No passo seguinte, você deverá colocar os contatos do seu negócio local, nomeadamente seu número de telefone ou WhatsApp e também o seu site, caso você tenha algum. Não é obrigatório preencher esses dados, mas logicamente, se você pretende que seu negócio seja atrativo para a sua audiência, isso ajuda bastante, porque passa uma maior confiança para seus clientes.
Por fim, para finalizar o cadastro do seu negócio local, você terá de verificar a sua conta. O Google enviará para o seu endereço um cartão-postal com um código de verificação do endereço do seu negócio local. Quando você receber o cartão, deverá validar o perfil do seu negócio local, para poder usufruir de todas as ferramentas que o Google Meu Negócio oferecer.
Depois de concluir o cadastro da sua empresa, o Google Meu Negócio (Google My Business) perguntará para você se você quer um site gratuito. Na realidade, o Google Meu Negócio cria automaticamente um site básico para o seu negócio local. Caso você não tenha um site ou não tenha possibilidade de criar um site para o seu negócio local, é interessante aproveitar essa oportunidade. Clicando no botão “Visualizar Site”, você poderá visualizar o site criado automaticamente pelo Google Meu Negócio com base nas informações que você cadastrou.
O site criado automaticamente pelo Google Meu Negócio é bastante básico, mas permite que você modifique seu template, as cores do template, editar os conteúdos e fotografias, adicionar mais fotos sobre o seu negócio local, entre outras opções. É um modelo bem básico, mas que poderá ser bastante útil para um pequeno negócio que está começando agora.
Poderá também trabalhar seu SEO e apostar numa estratégia de link building, por exemplo, para tornar seu site mais relevante para os seus utilizadores e melhorar o seu posicionamento orgânico nas páginas de resultados orgânicos de pesquisa. Aproveite também para estudar um pouco mais sobre como gerar mais tráfego orgânico para o seu site.
Por fim, depois de publicar o seu site (ou simplesmente ignorar essa opção), deverá configurar todas as opções restantes a respeito do seu negócio. Como pode verificar do lado esquerdo, existem diferentes opções de configuração de um negócio local, como as postagens, informações sobre o negócio, dados analíticos (insights), mensagens, fotos, agendamentos, usuários, entre outras.
Sugiro que configure o máximo de informação possível a respeito do seu negócio, nomeadamente os horários, contatos, nome do seu negócio, categorias, etc. Realize também algumas postagens que serão publicas e seus potenciais clientes poderão visualizar quando pesquisarem no Google e encontrarem o seu negócio local.
Depois de criado e devidamente configurado, o seu Google Meu Negócio (Google My Business) permite você tirar partido de várias opções disponíveis no backoffice de configuração, nomeadamente as postagens e outros recursos que poderão melhorar a experiência do utilizador e acima de tudo, tornar o seu negócio mais visível.
Configurando o seu negócio local direitinho, o Google Meu Negócio começará por apresentar algumas métricas e estatísticas a respeito do seu negócio local, nomeadamente o desempenho, com métricas como o número de visualizações de pesquisa e visualizações no Google Maps. Se você realizar postagens também, o Google Meu Negócio apresentará do lado direito as métricas do seu último post, nomeadamente o número de visualizações do conteúdo e o número de cliques que ele recebeu.
Depois de publicar e validar o seu negócio local no Google Meu Negócio, ele irá começar a aparecer nas pesquisas realizadas por utilizadores que digam respeito ao seu negócio e/ou a termos de pesquisa relacionados ao seu negócio. É importante que você comece prestando atenção à forma como o seu negócio aparece, quais informações estão sendo exibidas, etc. É igualmente importante você realizar postagens com conteúdos novos, que possam auxiliar o seu público a entender o que acontece de novo, quais promoções estão ativas, etc.
Depois que seu negócio começa a aparecer nas pesquisas, na aba “Insights” você poderá visualizar as principais métricas a respeito do seu negócio e as ações de clientes, tais como o número de clientes que acessaram seu site, solicitaram rota de GPS, ligaram para você ou iniciaram um bate-papo. O Google Meu Negócio oferece a você diversas métricas importantes, pelo que é totalmente relevante você prestar atenção a isso e se focar em melhorar esses indicadores de performance. Quanto mais visualizações seu negócio tem, maior o fluxo de clientes que estão visitando o seu negócio.
Ao realizar uma pesquisa orgânica por um determinado termo de pesquisa, o Google apresentará diferentes resultados. Primeiro ele coloca o Google Maps e os negócios locais referentes à pesquisa do utilizador. Por baixo desse mapa, aparecem os resultados orgânicos de sites posicionados para essa mesma pesquisa. No caso em cima, a minha agência de marketing digital Get Digital aparece posicionada em primeiro lugar tanto através do Google Meu Negócio, quanto através de um posicionamento de SEO para o site da agência. São duas coisas diferentes, mas duas formas importantes de ser relevante localmente.
Mais importante que você criar e configurar o perfil do seu negócio no Google Meu Negócio (Google My Business), você precisa manter esse perfil relevante. É comum encontrar negócios numa pesquisa no Google que têm seus perfis completamente desatualizados, o que naturalmente prejudica o negócio a todos os níveis. Manter seu posicionamento relevante e procurar melhorar sempre o seu perfil é fundamental para manter seu negócio atraindo cada vez mais público.
Agora que você já sabe como tirar partido do Google Meu Negócio, está na hora de você cadastrar a sua empresa e tirar partido dessa ferramenta fantástica e totalmente gratuita. O Google Meu Negócio é extremamente importante para SEO local e ajudará o seu negócio a se posicionar e se tornar relevante no meio das buscas realizadas localmente. Tirar partido dessa ferramenta é imprescindível para qualquer empresário que tenha um negócio local.
Você já utiliza essa ferramenta no seu negócio local? Deixe o seu comentário abaixo com as suas ideias, experiências e resultados!
Um Abraço!
Paulo Faustino