Como encontrar nichos de mercado lucrativos – O guia completo

Receba minhas atualizações em seu email




Se você está iniciando sua jornada no marketing digital ou busca por formas de ganhar dinheiro na internet, é bem possível que você esteja procurando formas de encontrar nichos de mercado lucrativos. Quando falamos de nichos de mercado, falamos de segmentação de público. Um nicho de mercado é basicamente uma segmentação de público com base num interesse específico ou num tema em particular.

A grande vantagem de trabalhar em um nicho de mercado específico é que você não estará concorrendo com grandes empresas, o que deixa em aberto a possibilidade de você conquistar uma fatia desse mercado. Grandes marcas de varejo, por exemplo, não tratam segmentos específicos. Imagine por exemplo, as Lojas Americanas, que comercializa basicamente todo o tipo de eletrônicos, artigos para casa e artigos de grande consumo. Ela não está focada em um nicho em particular, ela está absorvendo diversos nichos em simultâneo e apelando a pessoas interessadas em produtos de vários nichos diferentes.

Numa abordagem desse gênero, se você imaginar que pode criar um blog especializado só em eletrônicos para falar somente de produtos desse nicho de mercado e esclarecer as dúvidas desse público, você estaria concorrendo com as Lojas Americanas, mas num nicho muito concreto e onde você poderia dominar com toda a tranquilidade, uma vez que qualquer uma dessas grandes marcas não terá capacidade de abordar o assunto de forma tão específica e personalizada quanto você. Essa é a grande vantagem de você trabalhar em segmentos de público bem específicos.

Logicamente, um nicho de mercado tende a gerar menos tráfego do que mercados amplos, no entanto, o nível de conversão é muito maior. Se você imaginar alguém que busca no Google por “Notebooks” e depois imaginar alguém que busca por “Notebook Apple”, qual dessas buscas você acha que vai gerar uma conversão mais rápida? Essa é a magia de trabalhar em nichos de mercado bem focados e vão ao encontro das necessidades daqueles usuários em particular.

Dificuldades em encontrar nichos de mercado

Encontrar nichos de mercado lucrativos não é tão simples quanto possa parecer à princípio. É bem provável até que você tenha sucesso num determinado nicho de mercado por sorte. Muitas vezes, quando criamos determinados projetos, não fazemos ideia do impacto que esses projetos terão. Eu mesmo já criei diversos projetos na internet que acabaram por ser bem sucedidos, bem antes de eu os considerar nichos de mercado lucrativos. Simplesmente criei projetos em nichos de mercado que eu gostava particularmente e acabaram por se revelar excelentes apostas.

Escolher um nicho de mercado pode não ser uma tarefa fácil, no entanto, existem diversas estratégias para você entender se determinado nicho pode ser rentável ou não. Existem também dois tipos de pessoas quando o assunto é nicho de mercado. Você precisa entender qual dessas pessoas você é para então definir a estratégia correta para encontrar um nicho lucrativo. Veja:

  1. Pessoas que procuram nichos de mercado em áreas que gostam ou entendem – Se você gosta de uma determinada área ou tem um conhecimento especializado sobre um tema em particular, você provavelmente deseja encontrar um nicho de mercado que se enquadre com essa sua paixão. Nichos em áreas que dominamos, normalmente ajudam a acelerar todo o processo, uma vez que você já detém o conhecimento e só precisa definir a estratégia para o rentabilizar.
  2. Pessoas que procuram nichos de mercado, independentemente do seu gosto ou entendimento da área – Para profissionais que gostam de explorar vários nichos através de SEO ou estratégias de marketing de conteúdo, contratando freelancers para fazer a maioria do trabalho de redação de textos, a paixão ou entendimento pelo nicho de mercado é totalmente irrelevante. Normalmente este tipo de pessoas procura nichos lucrativos, independentemente das dificuldades ou demanda do próprio nicho.

Se você acha que um nicho de mercado é uma péssima estratégia para começar seus empreendimentos digitais, lembre-se que a Samsung começou vendendo peixe, legumes e frutas e que a Amazon começou como uma livraria online. Hoje, ambas as empresas atuam em diversos nichos de mercado e foram crescendo ao longo dos anos, e à medida que foram dominando cada um desses nichos, gerando um fluxo de caixa positivo, isso permitiu a ambas apostarem em diversas outras áreas de negócio.

Além disso, você precisa também entender diversos aspectos técnicos relacionados à pesquisa de nichos de mercado, de modo que possa entender facilmente o que é um nicho lucrativo ou um nicho onde simplesmente não vale a pena apostar. De entre várias coisas que você precisa analisar, eu seleciono as seguintes:

  • Analisar o volume de buscas mensais pela palavra-chave principal;
  • Analisar o volume de buscas mensais por palavras-chave secundárias;
  • Analisar a existência de programas de afiliados dentro desse nicho;
  • Avaliar o nível de concorrência no Google AdWords para esse nicho;
  • Avaliar os concorrentes existentes nas primeiras posições do Google para as palavras-chaves principais e secundárias;
  • Avaliar a demanda do nicho de mercado ao nível da produção de conteúdo;
  • Avaliar o CPC (Custo por clique) médio do Google Adsense para o nicho.

Quanto mais afunilado for um nicho de mercado, maiores serão as suas chances de sucesso. Ao afunilar um nicho, você perderá volume de busca, mas segmentar muito pode fazer com que você não tenha escala suficiente para fazer o seu negócio crescer. Se imaginarmos o nicho de mercado “Dieta”, em que a palavra-chave “dieta” representa o nicho principal, se você afunilar por “dieta vegetariana”, você já estará trabalhando num nicho bem mais segmentado e com menos público. O fato de ter menos público significa também que, em princípio, existe menor concorrência e que você conseguirá se destacar melhor. Ao se destacar melhor, você conseguirá melhores resultados ao nível da conversão. Entendeu a diferença?

Como encontrar nichos de mercado lucrativos

Para encontrarmos nichos de mercado lucrativos precisaremos utilizar diferentes ferramentas disponíveis no mercado e interpretarmos os dados que cada uma delas apresenta. No entanto, todo o processo de pré-análise e estudo se parece muito com o mesmo tipo de trabalho que realizamos em marketing de conteúdo para encontrar a persona para a qual vamos escrever. Do mesmo jeito que você precisa saber quem é seu público-alvo quando está pensando em redigir conteúdo. Para encontrar seu nicho de mercado, você precisa saber também quem é o público que está disponível para consumir seu conteúdo ou comprar seus produtos. Pensando nisso, antes de iniciar sua busca por nichos lucrativos, você precisa questionar algumas coisas, entre elas:

  • Alguém pesquisa por aquilo que você pretende escrever?
  • Alguém compra aquilo que você pretende vender?
  • Os seus clientes querem comprar? Se sim, o quê?
  • O que o seu site/blog tem de diferenciador em relação ao que já existe no mercado?
  • Quais são as necessidades das pessoas para quem você deseja escrever?
  • De que forma seu público costuma consumir conteúdo e quais meios eles utilizam para esse efeito?
  • Que tipo de atividades essas pessoas têm, tanto em nível profissional quanto em nível pessoal?
  • Qual é o nível de educação do seu público e seus maiores desafios e obstáculos?

Mais importante que entender quem é o seu público, você precisa entender quais são as suas dores. A grande maioria dos novos negócios de sucesso na internet foi construída com base na necessidade dos seus consumidores. Quando você consegue fazer isso, você tem uma vantagem incrível sobre todos os seus concorrentes. E estará produzindo um conteúdo e/ou tentando vender para um público que precisa exatamente daquilo que você tem para oferecer. É como você imaginar que todas essas pessoas estão com gripe e que só você tem a vacina que cura esse problema.

1. Encontrar nichos de mercado com o KWFinder

Já aqui falei do KWFinder, uma das minhas ferramentas preferidas para analisar palavras-chaves e volume de busca no Google. Com as alterações constantes da Google ao planejador de palavras-chave, encontrar o KWFinder foi absolutamente fantástico. Recomendo você comprar um ano da ferramenta, que, além de ficar super barato, permite que você realizei 100 buscas de palavras-chaves por dia e consiga visualizar todos os resultados sugeridos pela ferramenta. E se você comprar agora, ainda receberá acesso gratuito a uma nova ferramenta que eles estão lançando, chamada SERPWatcher, que vai permitir a você monitorar seus posicionamentos no Google. Uma ferramenta como essa dará a você uma visão muito mais objetiva do mercado e será muito mais fácil você encontrar bons nichos de mercado para trabalhar.

Encontrar nichos de mercado com o KWFinder

No motor de pesquisa do KWFinder, você tem três separadores no topo, um para sugestões, outro para autocomplete e um último para questões. Partindo do princípio de que você não faz ideia sobre o que pretende fazer ou escrever, sugeria você ir no autocomplete para receber recomendações de palavras-chave baseadas numa pesquisa simples, como se você estivesse realizando uma busca no Google e ele estivesse completando sua pesquisa automaticamente com base nos termos de pesquisa mais utilizados pelos seus usuários.

Se realizarmos uma busca simples pela palavra-chave “como”, com base nas pesquisas realizadas no Google Brasil e em português, o KWFinder vai retornar centenas de resultados precisamente com base no autocomplete do Google, ou seja, apresentar resultados que são muitas vezes pesquisados no Google por seus usuários. Veja:

Encontrar nichos de mercado com o KWFinder

Como provavelmente já entendeu, o KWFinder retorna um monte de resultados baseados em pesquisas feitas no Google, começadas pela palavra “como”, normalmente utilizada para pesquisas feitas com o intuito de aprender a fazer alguma coisa. Se você clicar lá em cima onde aparece “Search”, você poderá organizar facilmente todos os resultados apresentados, com base no volume de buscas mensais no Google para essa mesma pesquisa, encontrando facilmente palavras-chaves que poderão servir de ajuda no sentido de encontrar nichos de mercado interessantes para trabalhar. Veja:

Nichos de mercado lucrativos

Numa pesquisa rápida, encontrei rapidamente dois temas bastante interessantes: culinária e emagrecimento. A partir daqui posso trabalhar dentro do KWFinder para entender qual deles seria mais interessante de trabalhar inicialmente. Das quatro palavras-chaves de cauda longa que eu marquei em vermelho, se você reparar, a que tem um CPC mais alto é a busca por “como fazer pipoca doce”. Esse valor de CPC, é o custo médio por clique para quem anuncia no Google AdWords. Se você tiver em consideração que ao colocar anúncios do Google em seu site/blog, você receberá uma parte desse valor, quanto mais os anunciantes estiverem pagando por clique, mais você receberá se estiver utilizando os anúncios como forma de monetizar o seu conteúdo.

Palavras-chave de cauda longa

Se pegarmos no exemplo anterior da busca “como fazer panqueca” e digitarmos no KWFinder a palavra-chave “panqueca”, podemos perceber que existem diversas outras palavras-chaves interessantes de serem trabalhadas e que geram resultados interessantes ao nível do volume de busca e valor de CPC, como as pesquisas por “panqueca de carne” ou “panqueca doce”. Podemos perceber também, no exemplo da pesquisa por “pavê”, que ela é bastante sazonal, com um pico de buscas em julho e um volume consideravelmente mais baixo durante o resto do ano. Isso não seria algo interessante de trabalhar, uma vez que você teria bons resultados apenas durante um mês, por exemplo.

Nichos de mercado interessantes

Se partirmos do princípio de que todas as buscas retornadas nos levaram ao nicho de mercado “culinária”, podemos também digitar no KWFinder essa busca e perceber se esse é um bom nicho para trabalhar ou não. Rapidamente encontramos duas segmentações desse nicho bastante interessantes de serem trabalhadas: receita de bolo e receitas fáceis. Ambas as palavras-chaves poderiam levar você à segmentação desse nicho de mercado e criar sua estratégia em torno de receitas de bolos ou receitas fáceis de fazer em casa. Isso ajudaria você a fugir do nicho “receitas”, que além de super competitivo, não é na verdade um nicho tão objetivo quanto “receitas de bolo”, em que o usuário está claramente procurando por um tipo de receita especificamente e você poderá dar a ele o conteúdo e a solução que ele procura.

Nicho de mercado lucrativo

Tudo isso poderia nos levar à busca por “receita de bolo” e entender que existem várias segmentações interessantes dentro desse nicho que poderíamos explorar, nomeadamente “receita de bolo de cenoura” ou “receita de bolo de chocolate”, que têm imensas pesquisas mensais e poderão gerar um resultado interessante em termos de tráfego orgânico. O único senão no meio disso tudo é que essas pesquisas têm um valor de CPC bem baixo, de modo que usar anúncios do Google para rentabilizar seus conteúdos poderá ser uma furada. Teríamos de escolher uma outra forma de ganhar dinheiro com esses conteúdos (Leia o meu artigo sobre “como ganhar dinheiro na internet“).

Nichos de mercado com bom CPC

Alternativamente, você poderá realizar algumas pesquisas no KWFinder e ordenar os resultados pelo campo CPC. Rapidamente você descobrirá diversos nichos extremamente lucrativos, como é o caso das buscas realizadas por “como criar um site”, “como montar uma loja virtual”, “como investir na bolsa de valores” ou “como aprender ingles”, por exemplo, que além de um CPC bastante elevado, têm imensa concorrência ao nível dos anúncios no Google AdWords e um excelente volume de busca.

2. Encontrar nichos de mercado no Google

Uma das técnicas básicas para encontrar nichos de mercado e muitas vezes esquecida é a pesquisa no Google. Não a pesquisa tradicional, mas as sugestões que o próprio Google faz em cada uma das páginas de resultados geradas. Essas sugestões são baseadas em buscas realizadas pelos usuários e que têm algum volume. Veja:

Sugestões de palavras-chave derivadas no Google

Neste primeiro exemplo, realizei uma busca por “como investir na bolsa de valores” e fui até ao final da página de resultados para visualizar outras sugestões de buscas do Google. Como você pode ver, existem várias outras buscas complexas sugeridas pelo próprio Google, que à partida podem representar algum volume de busca interessante. A melhor forma de você confirmar isso é colando todas essas palavras-chave no KWFinder e descobrir o que ele tem para dizer. Vejamos um exemplo:

Palavras-chave relacionadas via Google + KWFinder

Embora não seja propriamente a palavra-chave mais popular do mundo, ou com um volume de busca absurdo, ao colocarmos esta palavra-chave no KWFinder, além de percebermos isso, percebemos também que a palavra-chave “simulador bolsa de valores” é bastante interessante e tem um bom volume de buscas, ao contrário daquela que o Google sugeriu inicialmente. Várias outras palavras-chave sugeridas são interessantes, como “simula bolsa”, por exemplo. Isto poderia ser percebido como não só uma segmentação de nicho de mercado, mas principalmente ideias para o desenvolvimento de páginas ou conteúdos específicos dentro do seu próprio planejamento inicial.

O Google é sempre um excelente ponto de partida para tudo o resto. Ao realizar uma busca, você não só recebe os resultados e alguns insights, como também poderá aproveitar o autocomplete da busca ou as sugestões relacionadas e colocar todos esses dados no KWFinder e começar a desbravar esse mercado e a interpretar esses dados. Um bom nicho de mercado ou um nicho de mercado lucrativo, pode ser facilmente encontrado desse jeito. Logicamente isso é um trabalho que demanda algum tempo e paciência, mas que é obrigatório no sentido de você ter certeza de que está fazendo a coisa certa, do jeito certo!

3. Encontrar nichos de mercado na Monetizze

Encontrar nichos de mercado lucrativos, na grande maioria das vezes passa por entender o que está vendendo melhor no mercado. Se algo está gerando muitas vendas, significa que existe ali uma oportunidade de negócio, certo? Uma solução é você entrar numa plataforma como a Monetizze ou o Hotmart, por exemplo, para visualizar quais programas de afiliados estão vendendo mais. Vamos lá:

Produtos mais vendidos na Monetizze

Se reparar, no topo da página, existem dois separadores, um para ordenar os produtos por faturamento e outro para ordenar os produtos por quantidade de vendas. Logicamente, um produto que fatura muito, não necessariamente é um produto que faz muitas vendas. Para entendermos melhor se esse nicho de mercado tem público realmente, ordenamos pela quantidade de vendas para visualizarmos os produtos que mais vezes são comprados.

Produtos físicos mais vendidos na Monetizze

Outra coisa interessante da Monetizze é que ela permite também a venda de produtos físicos. Se você for no separador “Produtos Físicos” lá na “Loja” e ordenar os resultados por faturamento ou quantidade de vendas, você vai perceber que existem diversos produtos, totalmente diferentes, fazendo sucesso e gerando imensas vendas, desde estimulantes, cápsulas, suplementos de saúde, relógios, lanternas e diversos outros produtos que estão vendendo muito.

De ambas as pesquisas realizadas, poderíamos pegar algumas ideias de nichos de mercado para trabalhar ou pelo menos para analisarmos posteriormente no KWFinder e entendermos se estão alinhados com o propósito de produzir conteúdos relevantes, gerar tráfego e gerar vendas, como por exemplo:

  • Casamento
  • Relacionamentos
  • Sedução
  • Sexologia e sexualidade
  • Suplementos
  • Bem-estar e beleza
  • Saúde
  • Emagrecimento

Só de visualizar duas páginas com apenas quatro resultados cada uma, temos automaticamente oito nichos de mercado para explorar mais a fundo em algumas ferramentas já citadas neste artigo. Logicamente, se você pretende optar pela estratégia de marketing de conteúdo e SEO, produzindo conteúdos relevantes para uma comunidade de pessoas interessadas nesses assuntos, é absolutamente necessário que você analise todos os dados no KWFinder antes de sair produzindo conteúdo que nem um louco.

Mais importante que o conteúdo que você escreve, é existirem de fato pessoas buscando por esses conteúdos no Google. Uma estratégia de marketing de conteúdo só faz sentido se você realmente tiver pessoas pesquisando sobre esse assunto, caso contrário, será uma perda de tempo.

4. Encontrar nichos de mercado no Google Trends

O Google Trends, ferramenta gratuita do Google para entender tendências de mercado é também uma excelente forma de você encontrar nichos de mercado interessantes e/ou entender se uma determinada palavra-chave ou nicho estão ficando saturados ou caindo nas tendências de busca do Google. Não acredita? Então veja estes dois exemplos que refletem muito bem duas tendências de busca no Google Brasil:

Encontrar nichos de mercado com o Google Trends Encontrar nichos de mercado com o Google Trends

De ambas as buscas realizadas, qual você acha que seria uma boa aposta? O termo de busca “smartwatch” tem crescido consideravelmente no últimos cinco anos de pesquisas na web, enquanto que o termo “webdesign”, por exemplo, tem vindo a cair ao longo dos últimos cinco anos. Isso dá a você uma visão mais holística a respeito dos nichos de mercado onde você pretende entrar, ou simplesmente entender o comportamento do público em relação a determinados assuntos. Interpretar esses dados corretamente é uma vantagem competitiva muito grande, especialmente para você que está começando ou procurando um novo nicho de mercado para trabalhar.

5. Encontrar nichos de mercado na Livraria Saraiva

Para terminar e porque a criatividade tem de ser utilizada para várias coisas, já parou para pensar como um e-commerce como o da Livraria Saraiva pode ajudar você a encontrar um nicho de mercado lucrativo? Com mais de 15 milhões de acessos únicos por mês, a Saraiva é possivelmente o e-commerce de maior sucesso no que a livros e e-books diz respeito. Então resolvi entrar lá, ir na categoria de livros e pesquisar pelos livros mais vendidos. Ao ver a lista de quais os livros mais vendidos por lá, achei algumas coisas bastante interessantes:

Livros mais vendidos da Livraria Saraiva

Logo abaixo dos primeiros quatro resultados, encontramos alguns livros sobre temas bem interessantes: ansiedade, coaching, carreira e realização profissional, performance, vendas, direito processual civil, psicologia, etc. Numa busca bem simples, apenas por livros, encontrei diversos nichos de mercado interessantes que poderiam servir como base para o desenvolvimento de um negócio digital. Claro que teria de apurar esses dados no KWFinder para entender se realmente vale a pena apostar em algum desses nichos, mas inicialmente teria algum material para começar a trabalhar.

Somando-se a isso, eu poderia ainda analisar diversas outras áreas de negócio dentro da Saraiva para entender quais eletrônicos estão vendendo mais, quais são os mais pesquisados, quais os filmes e seriados que estão sendo mais visualizados, etc. Tudo isso é informação relevante para analisar e entender o que o mercado está consumindo muito. Um livro sobre ansiedade nos primeiros lugares dos mais vendidos significa que tem muita gente sofrendo com isso, certo?

Como ter sucesso em seu nicho de mercado?

Agora que você já tem as ferramentas para encontrar nichos de mercado lucrativos, você precisará entender também como ter sucesso em seu nicho de mercado e quais são os elementos mais importantes para conquistar seu nicho e ser bem sucedido em suas estratégias de marketing de conteúdo e SEO.

Logicamente, a base de tudo é a qualidade do trabalho que você faz. Se você não entregar valor para os seus leitores, dificilmente você conseguirá resultados expressivos em seu mercado. O Google dá sempre preferência a conteúdos relevantes, que esclareçam os usuários e, acima de tudo, que respondam às perguntas e dúvidas que eles têm sobre um determinado tema ou assunto. Se o seu conteúdo conseguir fazer isso, você está a um passo de ser bem sucedido em seu nicho de mercado.

Mesmo que você esteja dando os primeiros passos ou montando um blog novo, isso não significa que você não vá conseguir chegar no topo ou liderar esse nicho de mercado nas buscas orgânicos do Google. É importante que você saiba otimizar seus conteúdos para SEO, que você saiba redigir bons conteúdos, que você saiba estilizar corretamente esses conteúdos, e também que você saiba fazer uma boa divulgação e trabalhar corretamente o seu link building. Mas não é só.

Para você conquistar seus leitores e ter mais chances de ter sucesso em seu nicho de mercado, eu recomendo que você siga os seguintes passos, não necessariamente pela ordem em que eles estão. Isso dará a você uma vantagem competitiva muito grande e colocará seus conteúdos na frente com toda a certeza:

  • Não faça conteúdos básicos. Se você vai escrever sobre um determinado assunto, faça-o de forma profunda e bem embasada. Quanto mais você estudar, mais conhecimento você terá para repassar aos seus leitores e melhores conteúdos você será capaz de produzir. O mesmo serve para quem contrata freelancers para fazer a redação dos textos. Lembre-se: seus conteúdos têm o propósito de esclarecer seus usuários. Se eles não fizerem isso, o usuário irá fechar a janela e realizar uma nova busca no Google.
  • Estude os seus concorrentes. Ferramentas como SemRush permitem que você espie os seus concorrentes e perceba quais são as grandes vantagens deles em relação a outros competidores. Quais os termos de busca orgânica que geram mais tráfego para os blogs deles, etc. Analise corretamente seus concorrentes, os seus conteúdos, a dimensão e qualidade dos seus textos, etc. e acima de tudo, descubra suas falhas. Sempre haverá uma falha que você poderá suprimir com seu conteúdo.
  • Seja autêntico. Se você vai escrever para pessoas, não escreva como se fosse um robot, simplesmente porque deseja ficar bem posicionado no Google. Seja autêntico na sua escrita, como se você estivesse falando diretamente com o seu leitor. Textos autênticos, originais e direcionados para o seu público criarão uma ligação emocional mais forte com eles.
  • Estude e pratique mais que todos os outros. Uma das grandes vantagens quando você está competindo na internet pelos primeiros lugares da busca é que, normalmente, quem tem mais conhecimento, acaba por sair na frente dos demais. Se você estuda mais e pratica mais, você terá certamente mais valor para acrescentar do que os seus concorrentes e isso acabará sobressaindo mais tarde ou mais cedo.
  • Seja consistente. A não ser que o seu objetivo seja criar minissites básicos e pouco sustentáveis a longo prazo, você precisa ser consistente. Isso significa trabalhar todas as vertentes do seu projeto que envolvem comunicação com o seu público-alvo, desde a publicação de conteúdo regularmente, envios de newsletters para os subscritores, contato constante via mídias sociais, etc. Todos os seus canais devem ser alimentados com conteúdo relevante e de forma consistente.
  • Reinvente-se todos os dias. Se você escrever com regularidade, você perceberá que, ao longo do tempo, você terá cada vez mais dificuldade em ter ideias para novos conteúdos. Reinventar-se é fundamental para manter a consistência e o fluxo de trabalho constantes. Faça sessões de brainstorming a cada 15 dias e coloque todas as suas ideias para novos artigos numa planilha. Se você achar que o conteúdo de texto não é mais suficiente, comece a gravar vídeos e monte seu canal do Youtube, por exemplo. Reinventar-se é fundamental nessa área. Mantenha-se sempre atualizado e de olho constantemente em seus concorrentes e suas ações.

Agora que você tem todas as ferramentas necessárias, está na hora de ir para o mercado e colocar suas ideias em prática. Nunca se esqueça que o mais importante sempre, é você entregar um valor tremendo para os seus leitores. Tudo o resto acabará por acontecer de forma mais ou menos natural.

Quer aprender mais sobre Nichos de Mercado? Conheça meu Curso Presencial de Marketing Digital, que poderá ajudá-lo a levar o seu negócio ao próximo nível! ;)

Bons Empreendimentos!


Google Plus



  • Alex Monteiro

    Excelente amigo!

  • Abelardo Dantas Álvares

    Muito grande. Nem li, resume ai.

    • @abelardodantaslvares:disqus, não faço resumos para preguiçosos! ;)

  • Com todo o respeito, essa repetição incessante da palavra chave ao longo do texto deixa a leitura extremamente cansativa. Isso ainda funciona? É uma pergunta honesta. Eu sei que o artigo tem um conteúdo muito bom, mas como leitura fica complicado. Não se ofenda, por favor. É só uma dúvida honesta que tenho: ainda funciona?

  • Eta, mal acabo um e já tem outro…rs! Tá com a mão coçando que tá danado em Paulo?!
    Posso usar essas estratégias de procurar nichos de mercado nas plataformas da Eduzz, Clickbank e Amazon também?

    • @autonomonaweb:disqus, já sentia saudade de escrever, acredita? :) Essas estratégias podem ser utilizadas e replicadas em qualquer plataforma que você considere interessante, portanto, Eduzz, Clickbank ou Amazon, também contam ;)

      • Eu acho que sei como é isso. E para você deve ser realmente viciante. Depois que comecei nesse mercado, a ler mais e escrever o Blog, fico muito entusiasmado a fazer isso, a criar essas coisas, ver funcionar e todas essas artes que o Marketing Digital proporciona.

Leia também esse artigo:

Estrategia de Inbound Marketing

Inbound Marketing – O que é e como fazer?