TikTok Marketing – Tudo o que precisa saber sobre a rede social do momento

Receba minhas atualizações em seu email
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.
Academia de Marketing Digital

O TikTok é a rede social do momento e isso é impossível de negar. Com um crescimento extremamente acelerado, o TikTok tem hoje mais de 2.000 milhões de utilizadores em mais de 150 países e 75 idiomas diferentes. Números que impressionam e colocam o Facebook e Instagram em segundo plano no ritmo de aceleração quando falamos de utilizadores totais e utilizadores ativos mensais.

O TikTok tem hoje mais de 800 milhões de utilizadores ativos mensais, que abrem o aplicativo em média 8 vezes por dia e passam em média 52 minutos por dia consumindo conteúdos de vídeo. Métricas impressionantes que tornam o TikTok numa ferramenta de marketing incrível e como tal, o TikTok Marketing passou a ser algo a ter em consideração daqui para a frente.

Ebook Grátis: TikTok Marketing

Ebook TikTok MarketingEste Ebook é direccionado a todos os profissionais e empresários interessados em tirar o máximo partido de estratégias de Marketing no TikTok e crescer a sua audiência nesta rede social incrível.

São 49 páginas de conteúdo 100% prático para crescer a sua audiência e relevância no TikTok, entender como funciona a plataforma e quais as melhores estratégias para crescer na rede social do momento.

Download Grátis: Ebook TikTok Marketing

História do TikTok

A história do TikTok remonta a setembro de 2016, quando na altura a empresa chinesa ByteDance decidiu iniciar o desenvolvimento de um aplicativo de vídeos.

Nessa altura, o TikTok não se chamava TikTok. O nome original do aplicativo de vídeos era Douyin e foi desenvolvido em tempo recorde: 200 dias.

Em menos de 1 ano após o seu lançamento, o Douyin tinha mais de 100 milhões de utilizadores e mais de 1 bilião de visualizações de vídeos por dia.

O TikTok surge como o nome para a expansão internacional da empresa, que acontece em setembro de 2017. E a 9 de novembro de 2017 a ByteDance decide comprar o aplicativo Musical.ly por $1 bilião de dólares, depois de 3 anos no mercado e cerca de 100 milhões de jovens utilizadores.

A 2 de agosto de 2018, o TikTok funde-se com o Musical.ly fazendo desaparecer este segundo e concentrando todas as atenções no novo e poderoso aplicativo de vídeos.

Em 2018 o TikTok foi o aplicativo com mais downloads acumulados nesse ano na App Store da Apple e o quarto na Play Store da Google, superando os rivais Facebook, Instagram e WhatsApp, algo que nunca tinha acontecido na história.

Embora na China ainda o TikTok continue a chamar-se Douyin e seja um aplicativo à parte, a realidade é que a estratégia de expansão internacional do TikTok tem funcionado muito bem e os resultados estão à vista.

O TikTok é hoje uma rede social disponível em mais de 150 países e mais de 75 idiomas diferentes, utilizado diariamente por mais de 600 milhões de utilizadores e com uma base de dados de 2.000 milhões de utilizadores registados a nível global.

TikTok Números

E o TikTok torna-se uma importante ferramenta de marketing não só pela sua quantidade de utilizadores, mas principalmente pela quantidade de tempo que cada um deles passa no aplicativo todos os dias.

Isso abre novas oportunidades de marketing para marcas e profissionais explorarem novos conceitos de publicidade e posicionamento de produtos/serviços numa comunidade liderada por criadores de conteúdo até antes eram perfeitamente desconhecidos.

Estatísticas do TikTok

O TikTok não é só uma rede social como qualquer outra. É uma rede social que vive dentro de um aplicativo e que é focado 100% na criação de conteúdos em vídeo, o que traz para o universo do Marketing, novas métricas a serem tidas em consideração.

E quem trabalha com Marketing sabe da importância das estatísticas na tomada de decisões, portanto, começaremos por entender quais são realmente os dados estatísticos do TikTok e o que ele tem a oferecer:

  • O TikTok é atualmente a 6ª maior rede social do mundo;
  • O TikTok é o aplicativo mais descarregado do mundo em 2020;
  • O TikTok tem 800 milhões de utilizadores ativos mensais;
  • O TikTok já foi descarregado mais de 2.000 milhões de vezes;
  • Em 2019 foram investidas 68 biliões de horas no TikTok;
  • Cada utilizador passa em média 52 minutos por dia no TikTok;
  • Cada utilizador abre o aplicativo do TikTok em média 8 vezes por dia;
  • 83% dos utilizadores registados no TikTok já publicaram pelo menos 1 vídeo;
  • As receitas do TikTok cresceram mais de 300% no último trimestre de 2019;
  • Em 2019 o TikTok recebeu em média 1 bilião de visualizações de vídeos por dia;
  • 64% dos utilizadores do TikTok já testaram filtros;
  • 35% dos utilizadores do TikTok já entraram num challenge;
  • O alcance orgânico médio no TikTok é de 29%;
  • Apenas 5% dos marketers utilizam o TikTok;
  • 41% dos utilizadores do TikTok têm entre 16 e 24 anos de idade;
  • 66% dos utilizadores do TikTok têm menos de 30 anos de idade;
  • O Brasil é o 3º país com mais downloads do TikTok atualmente: 8.6%
  • Influenciadores com mais de 2.5 milhões de seguidores cobram $1000 por post;
  • A Índia é o país com mais utilizadores no TikTok: 467 milhões;
  • A China é o segundo país com mais utilizadores no TikTok: 174 milhões;
  • Os Estados Unidos são o terceiro país com mais utilizadores no TikTok: 124 milhões.

Embora parte destas estatísticas possam não impressionar muito, aquilo que o TikTok já alcançou em apenas 2 anos de vida é absolutamente incrível quando colocado em perspetiva com o Facebook e Instagram, por exemplo.

Além destes dados estatísticos, existem outras relacionados ao comportamento do público que utiliza o aplicativo e que podem ajudar a entender parte da popularidade do TikTok enquanto rede social, veja:

TikTok Estatísticas

O que este gráfico demonstra é que o nível de interação e envolvimento com conteúdos publicados no TikTok é muito grande, o que faz com que o alcance orgânico da plataforma seja igualmente grande em comparação com os rivais Facebook e Instagram.

Na realidade o alcance orgânico médio no TikTok é muito superior ao de qualquer outra rede social existente no mercado de acordo com estudos recentes.

Há quem refira que o alcance médio de uma publicação é de 29%, mas a realidade é que para contas pequenas, o alcance orgânico de uma publicação pode chegar facilmente aos 144%.

Como acontece com as demais redes sociais, à medida que uma conta vai crescendo, torna-se cada vez mais difícil manter elevadas taxas de interação.

Segundo um estudo da Influencer Marketing Hub, as taxas de interação no TikTok são bastante superiores às encontradas no Instagram ou Twitter, tanto para contas de criadores de conteúdo pequenas, quanto muito grandes.

TikTok - Alcance orgânico

E esta é uma vantagem competitiva muito grande do TikTok em relação a todas as demais redes sociais, oferecendo uma elevada interação com os seus conteúdos, e consequentemente um maior crescimento orgânico do número de seguidores.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

TikTok Paulo FaustinoO algoritmo do TikTok não é tão complexo quanto parece. Depois de realizar alguns testes e de ler alguns estudos, cheguei a algumas conclusões bem interessantes sobre como funciona o algoritmo do TikTok realmente. E tenho aproveitado para fazer alguns testes e provar algumas destas teorias com bastante sucesso.

Como você pode ver na minha conta (@pauloffaustino), tenho vários vídeos com mais de 100 mil visualizações por lá e embora muita gente ache que o TikTok é só para crianças, isso está completamente errado.

Nunca publiquei um vídeo engraçado no TikTok e isso não me impediu de acumular centenas de milhares de visualizações no meus vídeos e crescer a um ritmo bem acelerado no TikTok.

E essa aprendizagem levou-me a querer saber mais sobre o aplicativo e principalmente sobre como funciona realmente o algoritmo da rede social e o que ele prioriza primeiro para alavancar os conteúdos e principalmente, viralizá-los na rede.

Porque há vídeos que vitalizam e outros que não? Porque alguns vídeos têm uma interação gigante e outros não? Qual a dimensão ideal para um vídeo?

Essas são algumas das perguntas que tentei responder ao realizar a minha pesquisa sobre o que realmente tem impacto no TikTok e testar cada uma dessas teorias na prática publicando conteúdos na minha conta.

Entender o potencial do TikTok enquanto ferramenta de marketing pode realmente fazer uma diferença grande pelo seu negócio. Primeiramente é importante que você entenda um fenómeno chamado de atenção subvalorizada. Que acontece basicamente em todas as redes sociais quando estas se tornam populares. Esse fenómeno é a razão por detrás de um alcance orgânico tão grande no início de uma rede social.

Visualizações no TikTok

É a razão porque consigo 448.659 visualizações de vídeos em apenas 28 dias, mesmo não publicando qualquer vídeo engraçado. Porque o alcance orgânico é gigante. E porque será que isso acontece?

Acontece porque a rede social tem muito mais gente consumindo conteúdo do que gente produzindo conteúdo. E quando esse rádio é desnivelado, acontece que o pouco conteúdo que está sendo criado, tem de ser distribuído por uma maior fatia dos utilizadores registados.

Ou seja, a procura excede em muito a oferta e como tal, o conteúdo precisa ser distribuído por todo o mundo, caso contrário, existirá um dia em que alguém entrará no TikTok e não terá nada para ver. Não faz sentido, correto?

E nessa pesquisa por entender como funciona o algoritmo do TikTok e como crescer mais rapidamente na rede, cheguei a um total de 10 dicas sobre como tirar partido do algoritmo do TikTok para alavancar o seu número de seguidores e aumentar exponencialmente o número de visualizações de vídeos da sua conta.

1) Momento inicial

Quando você faz upload de um vídeo para o TikTok, ele é apresentado a uma parte dos seus seguidores e também a uma parte de público novo através da aba “Para Você”.

Para o algoritmo do TikTok, esse momento inicial do seu vídeo após ele ser publicado é crucial para o seu sucesso. E o rácio é simples: 1 like por cada 10 visualizações.

O algoritmo analisa também os comentários, partilhas e o tempo de visualização do vídeo. Tudo o que seja superior ao normal, o TikTok vai forçar a entrega do seu vídeo para mais gente, fazendo com que você consiga centenas de milhares de visualizações.

Os primeiros minutos do seu vídeo após você fazer upload são fundamentais para ter sucesso. Procure estratégias que tragam o seu público para comentar, compartilhar ou visualizar na íntegra os seus vídeos logo numa fase inicial. Isso ajudará o algoritmo a entender que esse vídeo tem maior propensão a viralizar.

Vídeos que não recebem atenção inicialmente, tendem a não viralizar na rede.

2) Taxa de conclusão dos vídeos

Um dos aspectos que o algoritmo do TikTok tem bastante em consideração é a taxa de conclusão do vídeo. Quanto mais pessoas assistem aos seus vídeos por completo, mais o algoritmo faz com que ele seja distribuído mais rapidamente.

O que me levou a entender que criar vídeos mais curtos de 15-20 segundos pode gerar melhores resultados do que vídeos de maior duração e em que a taxa de conclusão é menor.

E a realidade é que a grande maioria dos influenciadores, tende a criar vídeos bastante curtos e em que a taxa de conclusão aumenta consideravelmente.

Um dos elementos mais importantes no algoritmo do TikTok é o tempo de visualização do seu conteúdo. Se as pessoas só assistem a 5 segundos de um vídeo seu de 50 segundos, o algoritmo simplesmente deixa de entregar o vídeo por considerar que ele não satisfaz a necessidade do seu público.

Por vezes é preferível você criar vídeos mais curtos, para garantir que a taxa de conclusão é maior e dessa forma as suas chances de viralizar esse conteúdo aumentam consideravelmente.

3) Retenção de público

Reter o seu público mais tempo assistindo ao seu conteúdo é também um dos principais fatores que o algoritmo do TikTok tem em consideração. Como referido no ponto anterior, o algoritmo do TikTok tem muito em consideração a taxa de conclusão de um vídeo e isso está indexado ao tempo de permanência de um utilizador nesse mesmo vídeo.

Frases como “wait for it” ou “veja o acontece no final” na legenda de um vídeo, ajudam a reter o público e a aumentar sua taxa de visualização de vídeos, o que naturalmente faz com o algoritmo do TikTok considere que esse vídeo é melhor para quem o está a assistir.

Logicamente, é fundamental que o seu conteúdo acompanhe essa promessa, caso contrário, o público ficará frustrado e isso pode prejudicar bastante o seu perfil no longo prazo. Manter o suspense durante o vídeo ajuda a que o tempo de visualização seja maior e consequentemente aumente a entrega dos seus vídeos no TikTok.

4) Músicas populares

A utilização de músicas populares nos seus vídeos também pode ser a alavancagem que o seu vídeo precisa para viralizar dentro da rede social. Quando você utiliza músicas populares no TikTok, você aumenta consideravelmente as suas chances do seu vídeo ser visualizado por mais gente.

Músicas populares demonstram uma tendência de consumo no TikTok e isso pode ser benéfico para o seu conteúdo. Regra geral, o algoritmo do TikTok tende a posicionar melhor os vídeos que utilizam músicas populares e que estão sendo utilizadas por milhares de criadores de conteúdo.

Mas é importante que isso faça sentido para o seu conteúdo, caso contrário você estará apenas tentando tirar partido de uma coisa que não faz ligação com o seu conteúdo. Contexto é tudo.

TikTok Hashtags5) Hashtags populares

A utilização de hashtags populares é igualmente uma vantagem. O algoritmo do TikTok também tem muito em consideração as hashtags e elas são uma forma de você gerar visualizações para os seus vídeos mais rapidamente.

Procure por hashtags populares no TikTok e utilize-as contextualizadas ao seu conteúdo. Não tente utilizar hashtags populares se elas não têm contexto algum com o seu conteúdo. Isso prejudica bastante.

Hashtags populares têm um alto volume de público procurando e consumindo conteúdos e isso pode ajudar você a ganhar mais visualizações rapidamente.

É recomendável também que utilize entre 4 e 6 hashtags no máximo, já que é importante usar a legenda dos seus vídeos também e o espaço é bastante limitado, portanto, o equilíbrio aqui será fundamental.

6) Elementos de interação

Sempre que você faz uma pergunta num vídeo, você abre um canal de comunicação e interação com seu público e isso ajuda o algoritmo do TikTok a entender que o seu público se interessa bastante pelo seu conteúdo.

Perguntas ajudam a aumentar a interação através dos comentários, o que ajuda consequentemente a impulsionar as visualizações do seu vídeo.

Vídeos com alta interação, tendem a viralizar mais rapidamente no TikTok, portanto, procure por formas de trazer o seu público para comentar e interagir com os seus vídeos.

TikTok - Frequência de publicação7) Frequência de publicação

Publique com frequência. A inconsistência é inimiga do algoritmo e isso está provado em qualquer rede social. No TikTok não é diferente.

Com 800 milhões de pessoas consumindo conteúdo todos os dias, você precisa publicar com frequência para que o algoritmo do TikTok entenda que você é um criador de conteúdo popular e regular.

Além disso, você estabelece o hábito no seu público de procurar por novos conteúdos seus com frequência. E qual é a frequência ideal? O ideal é entre 2 a 3 vídeos curtos por dia. Se tivermos em consideração que um vídeo deve ter entre 15 e 20 segundos, estamos a falar de 60 segundos de vídeo no total.

A frequência ajuda você a ganhar visualizações, mas acima de tudo a aumentar as suas chances de conseguir um vídeo viral. Como referido anteriormente, não tenha pressa. A @charlidamelio que é hoje a influenciadora mais popular do TikTok com 60 Milhões de seguidores, precisou de 15 vídeos para ter o seu primeiro vídeo viral.

Isto significa que você precisa de tempo até perceber o que o seu público quer consumir. Tudo são testes o tempo todo, portanto, não desista até perceber quais formatos de conteúdo funcionam melhor para o seu público.

Não há receita de bolo aqui. É frequência e persistência mesmo!

8) Horários de publicação

Publicar nos horários nobres aumenta também as suas chances de viralizar um vídeo, uma vez que esse conteúdo estará exposto a uma maior parte do público.

Dependendo da localização do seu público, é muito importante publicar nos melhores horários, já que a entrega dos seus vídeos vai ser maior. De acordo com alguns estudos sobre o funcionamento do algoritmo do TikTok a nível mundial, os melhores horários tendem a ser as 13 horas da tarde e as 18 horas da tarde.

Ainda assim, é importante que você faça testes para entender como seu público reage aos diferentes horários e procure utilizar aquele que gera melhores resultados para o tipo de conteúdo que cria e o tipo de audiência da sua conta.

9) Desafios

Os desafios (também conhecidos como challenges) são um dos elementos mais importantes da rede social, porque eles acumulam milhões de visualizações e criadores em torno de determinados conteúdos.

Mas será que faz sentido entrar nestes desafios? Depende.

Dependendo do tipo de conteúdos que você cria, pode fazer sentido entrar em alguns desafios sim e isso também ajuda a colar o seu conteúdo a conteúdos de criadores populares e que acumulam muitas visualizações.

Os desafios geralmente têm três condições muito importantes: a música, as hashtags e o objetivo do desafio. Na aba “Descobrir” pode encontrar dezenas de desafios ativos e vídeos que estão a viralizar no TikTok.

Procure estudar esses conteúdos e compreender o que fez com que esses vídeos se tornassem referência e modele essas estratégias para vídeos seus.

10) Atenção subvalorizada

Como já referido, o TikTok sofre do fenómeno da atenção subvalorizada e isso é uma coisa que você precisa aproveitar imediatamente. Já parou para pensar que o Facebook foi criado em 2004 e o Instagram em 2010, e que desde então, mais nenhuma rede social conseguiu ter realmente sucesso?

Esta é a primeira rede social nos últimos 20 anos a ter condições reais de rivalizar com o Facebook e Instagram. E o que isso significa é que o TikTok é a oportunidade da década e você precisa aproveitar isso a seu favor!

Com 2 mil milhões de utilizadores registados e mais de 800 milhões de utilizadores ativos mensalmente, esta é a rede social do momento e a oportunidade da década. Se a isso juntarmos o fato dos utilizadores do TikTok investirem uma média de 52 minutos diários no aplicativo a consumir vídeos, então essa oportunidade torna-se ainda mais clara.

E por mais que entenda como funciona o algoritmo do TikTok, se você não publicar conteúdo com frequência e consistência imediatamente, essa oportunidade acabará por desaparecer, tal como aconteceu no Facebook e no Instagram.

Conclusão

Embora ainda bastante recente, o TikTok tem vindo a evoluir consideravelmente ao longo do tema e hoje é uma plataforma a ter em consideração numa estratégia de marketing digital com toda a certeza. Desde a evolução do aplicativo, passando pela criação da plataforma TikTok Ads e TikTok Creators, a empresa chinesa tem vindo a progredir rapidamente e nos próximos tempos, é expectável que cresça ainda mais e ofereça aos criadores de conteúdo cada vez mais e melhores soluções para rentabilizarem as suas audiências.

O TikTok Marketing passa portanto a ser fundamental numa estratégia de comunicação e construção de autoridade, seja numa marca pessoal, negócio ou qualquer outra. O que não falta no TikTok são excelentes exemplos de como ser criativo em qualquer área e tirar partido das funcionalidades do aplicativo.

Ebook Grátis: TikTok Marketing

Ebook TikTok MarketingEste Ebook é direccionado a todos os profissionais e empresários interessados em tirar o máximo partido de estratégias de Marketing no TikTok e crescer a sua audiência nesta rede social incrível.

São 49 páginas de conteúdo 100% prático para crescer a sua audiência e relevância no TikTok, entender como funciona a plataforma e quais as melhores estratégias para crescer na rede social do momento.

Download Grátis: Ebook TikTok Marketing

Um Abraço!
Paulo Faustino


Academia de Marketing Digital




Marketing Digital & Vendas
por apenas 15€ / R$79 por mês.
Leia também esse artigo:

Marketing Digital – O guia completo

Marketing Digital – O guia completo