Como atrair clientes – Estratégias para conquistar clientes em qualquer mercado

Receba minhas atualizações em seu email
Li e aceito a Política de Privacidade.
Li e aceito a Política de Privacidade.

Tempo de leitura: 22 minutos

Academia de Marketing Digital

Atrair clientes é a alma de qualquer negócio em qualquer mercado. Conquistar clientes e fazê-los apaixonarem-se pelos seus produtos ou serviços é aquilo que mantém um negócio prosperando ao longo dos anos. No entanto, a maioria dos profissionais, não faz a menor ideia de como atrair clientes para os seus negócios utilizando o marketing digital.

Existem inúmeras formas e estratégias para atrair clientes para um negócio, quase todas elas bastante interessantes do ponto de vista de resultados. Todavia, para se ser realmente eficaz na aquisição de novos clientes, é importante entender como tudo isso funciona, o que leva uma pessoa a comprar de um determinado negócio, como executar essas ações e mais importante, em quais ações você precisa se focar.

Pese embora existam inúmeras formas de atrair clientes para o seu negócio por meio da internet, caso você foque a sua atenção em muitas delas, acabará tendo dificuldades para dominar esses processos e os contar realmente eficazes. Acontece o mesmo nas vendas, em que muitos profissionais trabalham em múltiplos produtos e múltiplas frentes, não conseguindo gerar resultados incríveis com um único funil de vendas. Como se costuma dizer, se duas pessoas ficam responsáveis por alimentar um animal, ele acabará morrendo à fome.

E isso acontece por dispersão e falta de foco. Quando falamos de atrair clientes é exatamente a mesma coisa. Se você se focar em conquistar clientes de inúmeras formas diferentes, acabará caindo no erro da dispersão e perda de foco, o que fará com que nenhum desses canais de aquisição de clientes funcione realmente em pleno.

O meu conselho é: foque-se num canal apenas para atrair clientes, quando o dominar por completo, abra um novo canal de aquisição de clientes e assim por diante. À medida que vai dominando todos esses canais, você vai tendo a oportunidade de crescer, expandir o seu negócio e tornar-se mestre na atração de clientes.

Atrair clientes de diferentes fontes

É possível atrair clientes a partir de diferentes canais de comunicação e é precisamente sobre isso que iremos falar ao longo deste artigo. Não apenas dos canais, mas principalmente as estratégias que poderá utilizar para conquistar clientes mais rapidamente para o seu negócio, independentemente do nicho de mercado em que atua.

Como atrair novos clientes pela internet?

Antes de falarmos sobre como atrair clientes pela internet, primeiro, precisamos entender o que as pessoas fazem na internet. E a realidade é que o comportamento humano tem vindo a alterar-se significativamente ao longo dos anos e à medida que a internet vai entrando na sua fase de maior maturação.

Ao contrário do que acontecia antigamente, quando não existia inbound marketing e apenas se poderia anunciar utilizando estratégias de outbound marketing, como televisão, rádio, outdoor, flyers, etc., hoje as pessoas passam a maior parte do seu tempo no smartphone e a sua atenção está 100% na internet.

televisão Vs. internet

Pela primeira vez em anos, a o consumo de media na internet superou a televisão. E essa linha totalmente ascendente da internet, veio para ficar. O que significa que os clientes que você deseja atrair para o seu negócio, estão na internet. Não adianta tentar contrariar isso, insistir em estratégias de comunicação que já deram o que tinham para dar, etc. Independentemente de sempre ter funcionando de um jeito para o seu negócio, não significa que assim continuará.

Tempo passado na internet por país

Em 2019, antes mesmo da pandemia chegar e do consumo de internet ter disparado para valores históricos, o tempo médio gasto por dia na internet a nível mundial, era de 6 horas e 42 minutos. Cada pessoa passava 6 horas e 42 minutos por dia navegando na internet. O Brasil é o segundo país do mundo que mais tempo passa na internet, com uma média de 9 horas e 29 minutos. Em Portugal, essa média é de 6 horas e 38 minutos.

Tempo gasto na internet mundial

Em 2020 esse valor aumentou para 6 horas e 54 minutos por dia, com Portugal a ter uma média de 7 horas e 20 minutos por dia na internet e o Brasil uma média de 10 horas e 8 minutos por dia. Números cada vez maiores e mais representativos de onde está atualmente a atenção das pessoas. Essa atenção está na internet.

E se as pessoas passam em média 6 horas e 54 minutos na internet, isso significa que a atenção delas está na internet. O que significa que para atrair esses clientes, você precisa de ter uma estratégia de comunicação eficaz na internet, independentemente de isso representar fazer anúncios no facebook, criar uma campanha no Google Ads ou criar um canal no YouTube e começar a publicar vídeos diariamente. Pouco importa!

As pessoas estão na internet. Os seus clientes estão na internet. Ponto final.

E o engraçado é que quanto mais estudo sobre comportamento humano com a minha esposa Regina Santana, mais entendo que as pessoas não se comportam não achamos que se comportam. E é precisamente daí que advém o fenómeno da experiência multi-canal.

Clientes pesquisam online e compram offline.

Clientes pesquisam online, experimentar offline e compram online.

Clientes pesquisam offline e compram online.

Existe toda uma convergência de ações entre aquilo que acontece no ambiente online e no ambiente offline. Hoje a experiência é All-Line, ou seja, ela acontece tanto no online, quanto no offline, com uma tendência de crescimento clara para as compras online.

  • 87% dos compradores começa pesquisando por produtos na internet (Salesforce & Publicis.Sapient)
  • As pessoas investem uma média de 5 horas por semana comprando online (Ofcom)
  • $0.56 de cada $1 gasto numa loja de retalho é influenciado por uma interação online (Deloitte)

Estes estudos demonstram a importância da internet como canal para atrair clientes, independentemente de você ter um negócio online, ou um negócio físico local. Pouco importa. Os seus clientes estão na internet e você precisa saber como os atrair e conquistar.

O que fazer para atrair clientes para o seu negócio?

Existem muitas formas de conquistar clientes por essa internet fora. E embora seja um mercado cada vez mais competitivo, a realidade é que essas pessoas estão na internet e existem inúmeras estratégias que você poderá adotar para atrair esses clientes para dentro do seu negócio.

No entanto, antes de falarmos sobre estratégias propriamente ditas, precisamos entender a base de tudo, que é o seu consumidor. Quem é esse consumidor? Onde ele está? O que ele faz? Como ele se comporta?

Atrair clientes é o mesmo que ir à caça. Se você não sabe onde encontrar a sua presa e como ela se movimenta, você não conseguirá caçar. Do mesmo jeito, se você não souber onde esses clientes se juntam, quais assuntos eles consomem e quais as suas reais necessidades, você jamais conseguirá atraí-los para dentro do seu negócio.

1) Quem é a sua Buyer Persona?

Buyer Persona é um termo que se refere ao comprador de sonho do seu negócio. O seu potencial cliente que tem como objetivo atrair e converter num cliente do seu negócio. Quando falamos de construção de Personas, necessitamos de entrar em modo furtivo e caçar literalmente a informação de que necessitamos para traçar corretamente o perfil do nosso comprador de sonho.

  • Que perguntas eles estão a fazer na internet?
  • O que eles escrevem em fóruns online?
  • Como descobrir o contato de e-mail?
  • Participar de encontros
  • Participar de grupos de Facebook
  • Descobrir as suas dores, desejos ou necessidades
  • Trazê-los para descobrir o seu negócio
  • Remover objecções associados ao seu negócio
  • Fazê-los sentirem-se em segurança

A maioria das pessoas faz perguntas comuns no Google, que podem ser facilmente descobertas utilizando o Answer The Public e o Also Asked. A partir de uma única palavra-chave é possível descobrir quais são as principais dúvidas que essas pessoas têm.

Pesquisa por artesanato no Answer The Public

Este é um exemplo de pesquisa por artesanato no Answer The Public. Ele retorna todas as principais questões que as pessoas estão fazendo no Google sobre esse assunto. Algumas são dúvidas, outras são necessidades, enquanto que outras são claramente objeções. Você precisará tomar nota de tudo para ir construindo o perfil da sua Persona.

Pesquisa por investir em ações no AlsoAsked

Esse é um exemplo de uma pesquisa por investir em ações no Also Asked. Ele funciona do mesmo jeito que o Answer The Public e retorna um monte de perguntas que as pessoas fazem no Google relacionadas ao assunto principal. O modelo de exibição desses dados é super bacana e é apresentado como um mapa mental, organizando essas informações de uma forma mais lógica e simples de ser estudada.

Pesquisa Google sobre investir em ações

O próprio Google é também uma excelente ferramenta para descobrir o que os seus potenciais clientes querem aprender, antes de tomarem uma decisão de compra. Atrair clientes por meio de conteúdos relacionados a pesquisas e dúvidas populares é uma excelente estratégia de marketing digital. Mais ainda quando você complementa isso com as ferramentas indicadas acima. Aí sim, o jogo muda completamente a seu favor.

Pesquisa no Youtube por investir em ações

A pesquisa do YouTube, que funciona de forma semelhante à pesquisa do Google, também sugere diferentes dúvidas comuns entre os seus potenciais clientes. Basta você iniciar a pesquisa com a palavra-chave e ele já retorna várias das principais pesquisas realizadas por lá, o que é ótimo para criar conteúdos escritos e de vídeo para atrair potenciais clientes por meio das suas necessidades.

Pesquisa no YouTube com vídeos sobre investimento em ações

Além da recomendação de pesquisas, você poderá efetivar a pesquisa para entender quais conteúdos estão sendo veiculados no YouTube a respeito desse tema, mas principalmente quais conteúdos bombam mais visualizações, o que é sinónimo de maior interesse dessa audiência pelo tema em questão. Explorar tudo isso é fundamental para conseguir entender comportamentos e explorar oportunidades para atrair clientes.

2) Onde essas pessoas se reúnem?

Depois que você conseguiu entender o que o seu público está procurando por essa internet fora, chegou a hora de você descobrir onde essas pessoas passam a maior parte do seu tempo. E as redes sociais são um local lógico, obviamente, mas a sua pesquisa não deverá ser tão superficial quanto isso. Você precisa saber exatamente onde essas pessoas se encontram, se reúnem, discutem suas ideias, etc.

Identifique locais online e offline onde os compradores dos seus sonhos se encontram e se reúnem. Quanto mais detalhado e específico, melhor.

“Estão no Facebook” é muito geral. “Estão no grupo de Facebook “Investimento em Ações em Portugal” é mais preciso.

“Gosta de ar livre” é muito geral para significar algo acionável. “Gosta de ir ao parque todos os sábados de manhã com os seus dois filhos” é específico, mostra hábitos e valores.

“Lê blogs” não é direcionado o suficiente. “Lê Observador, Tech Crunch e Reddit obsessivamente” é preciso e revelador.

Saber exatamente os locais que os compradores dos seus sonhos frequentam, influencia muitas coisas, incluindo onde você deve anunciar, o que você deve anunciar, o tom da sua comunicação e o vocabulário a ser utilizado.
Sobreposição de audiências nas redes sociais

Já no que a redes sociais diz respeito e conforme podemos ver neste estudo da We Are Social e do Hootsuite, existe uma grande sobreposição de públicos entre as várias redes sociais que dominam o panorama mundial. Por exemplo: 98.9% dos utilizadores que estão no Facebook, estão também em outras redes sociais, o que significa que existe espaço para explorar outros canais além dos tradicionais Facebook e Instagram.

E isso é importante de entender porque quando falamos de atrair clientes, estamos falando de posicionamento local em grupos, fórums, sites, blogs e demais locais onde essas pessoas se reúnem para debater ideias a respeito de alguns temas específicos.

Possivelmente você terá escutado a história de um grupo de pessoas que se juntaram no Reddit para investir em ações da empresa Gamestop, o que levou à valorização da empresa em 700%.

Grupo no Reddit começa a investir em ações da Gamestop

Esta situação aconteceu no grupo Wall Street Bets do Reddit e levou a empresa Gamestop a valorizar mais de 700% no início de 2021. Esse é um exemplo claro de que a sua Buyer Persona pode se juntar e reunir em outros locais para lá do Facebook e Instagram, portanto, estar atento a essas tendências de mercado é fundamental para você marcar presença nesses locais também e conseguir atrair clientes para o seu negócio.

3) Quais são os interesses delas?

Outro aspeto fundamental na análise dos seus potenciais clientes está nos seus interesses. Conhecer profundamente o que o seu público gosta, quer e consome, ajuda a entender o comportamento dessas pessoas e consequentemente a sua forma de comunicar para elas. E a ferramenta Facebook Audience Insights é uma excelente forma de você descobrir os interesses da sua Buyer Persona muito facilmente.

Facebook Audience Insigjts - Bolsa de valores

Nesta pesquisa feita pela localização Brasil, decidi adicionar alguns interesses relacionados com investimento em ações e bolsa de valores, para entender melhor quem é o público brasileiro que se interessa por esses temas. Então temos um conjunto de 7 interesses relacionados ao tema, sendo que poderiam ser facilmente mais ou menos. São eles:

  • Bolsa de valores
  • Desdobramento de ações
  • Ibovespa
  • Índice de bolsa de valores
  • Mercado de ações
  • NASDAQ
  • NASDAQ-100

Com base nesses interesses, consigo imediatamente saber que as idades mais preponderantes do público situam-se entre os 25 e os 44 anos de idade. Consigo igualmente saber que 48% dessas pessoas são casadas e que 61% frequentou a faculdade.

Buyer Persona - Gostos da página

No menu “Gostos da Página” podemos ver todas as principais categorias e páginas que essas pessoas seguem. Isso ajuda-nos a traçar corretamente o perfil desses potenciais clientes, sabendo quais os tipos de produtos ou serviços eles consomem em cada um desses tipos de categorias.

Estudar a fundo a sua Buyer Persona, pode ajudá-lo mais facilmente a saber como atrair clientes que se identificam com a comunicação do seu negócio e aquilo que a sua marca ou empresa representam no mercado.

O que fazer para atrair clientes?

Agora que você sabe exatamente quem é a sua Buyer Persona e quais são os potenciais clientes do seu negócio, onde eles se encontram, como eles se movimentam, quais os seus interesses, etc., está na hora de começar a aprofundar ainda mais a sua estratégia de atração de clientes, colocando em prática diversas ações que podem gerar tráfego de potenciais clientes para o seu negócio.

Primeiro que tudo, você precisa entender o que as pessoas andam fazendo pela internet.

Se já sabemos que a atenção das pessoas está na internet, como sabemos o que elas andam fazendo pela internet? E a resposta a essa pergunta é bem simples: estão procurando informação.

E isso acontece porque a maioria das pessoas ainda não se encontra num estágio de decisão de compra, ou seja, a pessoa ainda não tem consciência do problema ou da necessidade. Ela está simplesmente navegando ao sabor do vento e sendo diariamente impactada por conteúdos diversos, sendo que alguns desses conteúdos, acabam gerando um certo conforto ou desconforto, que acaba gerando uma necessidade de pesquisar mais sobre o assunto.

Um bom exemplo seriam as criptomoedas e o Bitcoin. Com tanta notícia saindo sobre a oportunidade que têm sido as criptomoedas, o crescimento acelerado do valor do Bitcoin e do Etherum, etc., muita gente acaba sentido um certo desconforto com o tema, por não estar aproveitando essa oportunidade. Esse desconforto leva à pesquisa de informação, que acaba por levar ao registro numa plataforma de investimento em criptomoedas e acaba gerando um investimento em Bitcoin ou outras criptomoedas ou altcoins como são conhecidas nesse mercado.

Oceano Azul de informação na internet

A verdade é que apenas 3% das pessoas estão prontas para comprar nesse exato momento. Seja Bitcoin, seja uma bolsa ou um curso online de marketing de afiliados. Tanto faz.

E a verdade é que 80% das pessoas estão em um oceano azul de informação. Elas não têm noção do problema ou elas têm noção do problema mas ainda não estão ativamente procurando por uma solução. E essa é a verdadeira chave para você atrair clientes para o seu negócio por meio de estratégias de criação de conteúdo e vendas.

1) Crie um blog de conteúdo

O primeiro passo deve ser sempre a criação de um blog de conteúdo, tal e qual esse daqui. Porque se 80% das pessoas precisarão ser impactadas por um conteúdo e informação sobre algum assunto, é sua responsabilidade fazer esse trabalho.

Além de que é muito mais barato você produzir conteúdo para esse oceano azul, do que tentar vender para os 3% das pessoas que já estão prontas para comprar nesse momento.

E a verdade é que criar um blog de sucesso não é uma tarefa tão complicada assim. Existem hoje no mercado inúmeras soluções tecnológicas que lhe permitem criar um blog de conteúdo em poucos minutos.

Blog de conteúdo para atrair clientes e vendas

Este é um exemplo de um dos nossos produtos. Nos últimos 30 dias, o meu blog foi responsável por 70 vendas e um faturamento bruto de 2.748,40€.

Hoje em dia existem inúmeras soluções tecnológicas de alta qualidade para a criação de um site ou blog em poucas horas e com tudo aquilo que o seu projeto realmente merece.

No caso de um blog em WordPress, existem inúmeras soluções interessantes de alojamento (hospedagem) dedicado a WordPress que lhe permite instalar o WordPress num servidor próprio em apenas 30 segundos e começar a trabalhar. Recomendo a BlueHost, que oferece uma solução própria para WordPress a partir de 3.30€/mês com 1 domínio incluído durante 12 meses. É barato demais.

Planos e Preços da Bluehost para WordPress

Com um investimento mínimo, é possível ter uma solução profissional em WordPress, criar um blog em apenas 30 segundos e posteriormente começar a trabalhar na mudança do template, criação de conteúdo, etc. Não há desculpas para quem acha que é preciso ser-se um profundo conhecedor de tecnologia para conseguir criar um blog e atrair clientes. Não é.

2) Crie um canal de vídeos no YouTube

Porquê o YouTube e não outra rede social? Porque criar um canal no YouTube além de ser simples e rápido, é totalmente gratuito. E porque o YouTube é hoje o segundo maior motor de pesquisa do mundo, utilizado por mais de 2 mil milhões de pessoas todos os meses para encontrar conteúdos diversos sobre muitos temas diferentes. Se o blog faz todo o sentido porque o Google é o maior motor de pesquisa do Mundo, o YouTube faz igualmente todo o sentido por se tratar do segundo maior motor de pesquisa do Mundo.

Redes Sociais mais populares no Brasil

Se tivermos também em consideração que o YouTube é a rede social mais utilizada no Brasil, com 96,4% dos internautas brasileiros utilizando a plataforma todos os meses…

Redes Sociais mais populares em Portugal

E que o YouTube é também a rede social mais utilizada em Portugal, com 92,1% dos portugueses utilizando a plataforma todos os meses, então temos no YouTube uma plataforma poderosa para atrair clientes e fazer qualquer negócio prosperar e crescer, certo?

E descurar o YouTube não faz sentido, tendo em consideração que ele é uma excelente ferramenta de atração de clientes para o seu negócio.

3) Crie materiais ricos para atrair clientes

Outra estratégia muito importante é a criação de materiais ricos como forma de atrair clientes para o seu negócio. Talvez esteja se perguntando “como atrair clientes com materiais ricos?” ou “o que são materiais ricos?”.

Os materiais ricos são produtos de informação. Eu gosto de chamar eles de ofertas de conteúdo de alto valor, que podem ser Ebooks, Planilhas, Vídeos, Cursos Online, etc., que você oferece gratuitamente em troca dos dados do seu potencial cliente. Isso ajuda você a construir um banco de dados de potenciais clientes do seu negócio, qualificando essas pessoas por meio dos seus materiais ricos e de alto valor.

E porque isso é tão importante numa estratégia de atração de clientes? Vejamos um exemplo prático:

Atrair clientes com estratégia de venda direta

Imagine que você está tentando enviar tráfego de potenciais clientes para uma página no seu site ou blog onde eles pedem um orçamento à sua empresa. Essa é uma estratégia de venda direta, em que você envia a pessoa diretamente para o site, com o intuito de ela comprar ou pedir um orçamento do produto ou serviço desejado. Mesmo que você consiga uma taxa de conversão de 4% no formulário e uma taxa de conversão de 25% nos e-mails enviados, com 100 pessoas que visitam o seu site, você não conseguirá fechar mais do que 1 cliente.

Atrair clientes com estratégia de geração de leads com ofertas de conteúdo e materiais ricos

Agora imagine que você envia 100 visitantes para uma Landing Page de geração de leads onde você oferece um conteúdo de alto valor, como um Ebook ou um treinamento em vídeos. Com uma taxa de conversão de 60% nessa Landing Page, mesmo que você tenha apenas 5% de conversão nos seus e-mails, você conseguirá fechar 3 clientes com essas mesmas 100 pessoas.

E é precisamente por isso que você precisa trabalhar com ofertas de conteúdo e materiais ricos. Porque eles permitem que você atraia muito mais potenciais clientes para o seu negócio e converta uma maior parte em clientes reais do negócio, mesmo que a sua taxa de conversão por e-mail seja inferior. Mas como você vai ter mais e-mails com quem se comunicar, você acaba fechando mais clientes.

E quando falamos de materiais ricos, eles podem ser, por exemplo os seguintes:

  • Relatórios gratuitos
  • Cursos em vídeo
  • Webinars e Masterclasses
  • Ebooks
  • Livros
  • Ferramentas
  • Podcasts
  • Aplicativos
  • Testes online
  • Etc.

Experimente criar ofertas de conteúdo de alto valor para atrair potenciais clientes para o seu negócio e você perceberá muito rapidamente que essa é uma das melhores estratégias que você pode usar para atrair clientes reais para o seu negócio.

Algumas ideias para você explorar dependendo do nicho de mercado em que o seu negócio se encontra:

Nicho de mercado

Ideias para explorar

  • Imobiliário
  • Ebook ou Relatório relacionado com as melhores dicas para compra e venda de casa, investimento imobiliário ou tendências de mercado.
  • Cosméticos
  • Ebook com dicas de beleza, maquilhagem, cuidados da pele, diferentes estratégias para brilhar numa entrevista de emprego, etc.
  • Design
  • Ebook ou Relatório com estratégias de design para web design e design gráfico, tendências de mercado, estratégias de UI/UX, etc.
  • Fotografia
  • Ebook com estratégias de criação de presets, utilização de máquinas DSLR, estratégias para fotografar paisagens, rostos, etc.
  • Parafarmácia
  • Ebook com principais sintomas de doenças, bulas ou estratégias para aumento da imunidade e saúde.
  • Lazer, Viagens e Turismo
  • Ebook ou Relatório com tendências do mercado de viagens e turismo, recomendação de escapadinhas dentro do seu país, análise de destinos com baixo índice pandémico, etc.
  • Marketing e Publicidade
  • Ebook ou Relatório com tendências do mercado de marketing e publicidade, hacks e truques para anúncios nas redes sociais, estratégias de criação de conteúdos, etc.
  • Medicina Alternativa
  • Ebook com estratégias de postura corporal, a importância da aromaterapia e utilização de óleos essenciais, estratégias para meditação e conexão espiritual, etc.
  • Recrutamento e Seleção
  • Ebook ou Relatório com tendências de mercado ao nível da procura de emprego, cargos mais procurados nas redes sociais, técnicas e estratégias para uma entrevista de emprego, como blindar o seu currículo e conseguir um emprego em apenas 48 horas, etc.
  • Roupas e Moda
  • Ebook ou Relatório com tendências do mercado da moda, estilos mais populares do momento, como organizar o closet, como vestir para impressionar outra pessoa, etc.
  • Serviços (Coaching, Tradução, Contabilidade, etc.)
  • Ebook ou Relatório com tendências de mercado, guias práticos de legislação para pequenos negócios, estratégias de coaching para utilização com a família e amigos, etc.
  • Veterinária
  • Ebook com estratégias e dicas para alimentar corretamente os seus animais, checklist com principais datas para ir ao veterinário, checklist de sintomas por tipo de animal e plano de ação, etc.
  • Bebidas (vinhos, destilados, etc.)
  • Ebook sobre como escolher corretamente um vinho, como efetuar uma prova corretamente, tipos de bebidas existentes e combinações com alimentos, etc.

4) Crie um funil de geração de leads

Com uma ferramenta como o ClickFunnels, por exemplo, você consegue em poucos minutos, criar um funil de geração de leads para atrair clientes para o seu negócio facilmente. No entanto, é importante que você tenha em consideração que é importante você criar uma oferta de conteúdo de alto valor para tornar o seu funil de atração de clientes mais eficaz no longo prazo. Se a proposta for demasiado rasa, você terá maior dificuldade em converter esses potenciais clientes em reais clientes do seu negócio.

Funil para atrair clientes com ofertas de conteúdo

Como atrair clientes com um funil de geração de leads?

Você deve criar uma oferta de conteúdo de alto valor e promover esse funil para a sua Buyer Persona. Depois da pessoa entrar no funil para ter acesso ao material rico que você criou, você deve iniciar uma sequência de e-mail marketing para entregar o material que você prometeu e tentar também atrair esse potencial cliente para uma chamada via Zoom com você, a fim de conhecer o que você tem para oferecer a ele.

5) Crie um funil de questionário

Utilizando também o ClickFunnels, por exemplo, você pode construir um funil de questionário que ajude a atrair clientes de alto valor para o seu negócio por meio de uma estratégia que os segmente automaticamente através de um questionário passo a passo. O ClickFunnels tem disponível diversos funis de questionário que o podem ajudar, com base nas perguntas e respostas desses potenciais clientes, a entender qual a sua oferta de produto ou serviço, que faça maior sentido para esse momento atual desses clientes.

Atrair clientes com um funil de questionário

Como atrair clientes com um funil de questionário?

Simples. Você cria um questionário com múltiplas etapas e 3 diferentes resultados possíveis. Dependendo das respostas que os seus potenciais clientes vão dando, eles são direccionados para um de três resultados possíveis. Para cada tipo de resultado, você deverá ter uma proposta de produto ou serviço diferente, sendo que o objetivo será agendar uma chamada via Zoom ou qualquer outro aplicativo de vídeo-chamada para você apresentar esse produto ou serviço e fechar a venda.

6) Crie um funil de serviço

Utilizando também o ClickFunnels, por exemplo, você pode construir um funil de serviço, com o intuito de comercializar diretamente o seu serviço aos seus potenciais clientes. Embora também seja uma forma de atrair clientes, este tipo de funil tem como missão principal a venda direta do produto ou serviço ao cliente, sem a necessidade de ele passar por múltiplas outras etapas de atração, qualificação, etc. Basicamente, é um tipo de funil para você vender o seu serviço perpetuamente.

Atrair clientes com um funil de serviço

Como atrair clientes com um funil de serviço?

Neste caso concreto, você deverá enviar os seus potencias clientes diretamente para a página de venda do produto ou serviço, com o intuito dessas pessoas comprarem diretamente esse produto ou serviço sem a necessidade de falar consigo previamente. Este é um modelo bastante utilizado no lançamento de um produto digital ou na venda perpétua de produtos e serviços na internet.

7) Crie um funil de Masterclass

Outra forma de você atrair clientes é utilizando um funil de Masterclass, que passa basicamente pela ideia de você atrair os seus potenciais clientes para uma aula ao vivo, onde você demonstrará toda a sua competência em uma área particular e acabará mostrando a sua oferta de produto ou serviço que resolve os problemas identificados nessa audiência. Veja:

Atrair clientes com um funil de Masterclass

Como atrair clientes com um funil de Masterclass?

Você deverá criar uma aula ao vivo, com data e horários específicos. Depois disso, seu foco deverá estar em direccionar o máximo de potenciais clientes para essa página, para que se inscrevam nessa Masterclass e participem do evento ao vivo. Sendo que a sua proposta é feita ao vivo durante a Masterclass, você não precisará se preocupar em vender antes disso. Você deverá vender ao vivo durante a aula, apresentando a sua proposta que resolve o problema ou necessidade que você identificou nessa sua audiência.

8) Crie um funil de candidatura

Utilizando também o ClickFunnels, por exemplo, você pode construir um funil de candidatura para atrair clientes para um produto ou serviço de alto valor. Chamamos a isso produto de alto ticket, ou seja, um produto ou serviço que tem um valor comercial muito alto e que não deverá ser vendido utilizando qualquer outro tipo de estratégia, sob pena de você não conseguir explicar corretamente todo o valor que pretende entregar aos seus clientes.

Atrair clientes com um funil de candidatura

Como atrair clientes com um funil de candidatura?

Você pode atrair clientes de alto padrão utilizando um funil de candidatura em que eles se candidatam para trabalhar com você ou fazer parte do seu programa, por exemplo. Ao contrário de outros produtos e serviços que podem e devem ser comercializados diretamente ao cliente, quando falamos de produto de alto padrão, você precisa conversar com esses potenciais clientes e explicar sua oferta de uma forma mais completa. O intuito desse funil é você agendar uma chamada via Zoom ou qualquer outro aplicativo de vídeo-chamada, com o intuito de fechar essa venda explicando todos os prós e contras do seu produto ou serviço.

9) Atraia clientes a partir das suas redes sociais

As suas redes sociais são uma ótima ferramenta para atrair clientes para o seu negócio. No entanto, é importante você entender que se estiver o tempo todo tentando vender para elas, você acabará perdendo essas pessoas.

Atrair clientes usando as redes sociais

Embora as pessoas gostem de comprar produtos e serviços, elas não gostam de ser importunadas o tempo todo por vendedores. Isso faz com que elas se sintam retraídas e acabem fugindo com medo de viverem situações desagradáveis de vendas agressivas e despropositadas.

E você não quer ser esse tipo de pessoa, portanto, minha recomendação é que você produza conteúdo em 95% do tempo e venda apenas somente em 5% do tempo restante.

Mas Paulo, vender apenas em 5% do tempo não é pouco? Conseguirei sustentar o meu negócio dessa forma?

Não, não é pouco. Por uma razão simples: quando você está produzindo conteúdos relevantes para o seu público, você está demonstrando o seu valor, ajudando essas pessoas a enxergar algo que até então elas não conseguiam. E essa é a melhor forma de vender, sem vender.

Este é um exemplo dos últimos 30 dias da minha conta no Instagram. Ela alcançou 439.800 contas e isso gerou 42.388 visitas ao perfil e 2506 cliques para o meu site.

E embora não tenha tido a necessidade de estar o tempo todo vendendo, o meu conteúdo acaba gerando esse tipo de resultados.

Porque quando você produz conteúdo, você está vendendo, sem vender.

Você está mostrando que é relevante para essas pessoas e elas acabam querendo saber mais sobre você e sobre o seu negócio.

Mesmo que você passe 365 dias sem publicar um produto ou serviço nas suas redes sociais, você continuará vendendo, porque essas pessoas acabarão encontrando o seu conteúdo, se identificando com ele e quererão trabalhar de perto com você.

E isso acontece não apenas no Instagram, mas em qualquer rede social.

Atrair clientes no LinkedIn

Este é um exemplo dos últimos 90 dias no meu LinkedIn. Ele foi visitado por 5662 pessoas e encontrando 975 vezes em resultados de pesquisas feitas no LinkedIn. E isso é também uma forma de atrair clientes, porque eu produzo conteúdos de qualidade para o LinkedIn diariamente, e embora não esteja vendendo nada, acabo vendendo na mesma, porque essas pessoas pesquisam por mim, procuram mais informações e acabam querendo comprar alguma coisa de mim ou trabalhar comigo através da minha agência de marketing.

E como é que eu sei que isso é verdade?

Atrair clientes organicamente pelo Google

Porque utilizando uma ferramenta como o KWFinder, consigo saber que só em Portugal, o meu nome é pesquisado todos os meses por 1300 pessoas. Em alguns meses, esse volume de pesquisa chega a 2500 pessoas. E isso demonstra-me que efetivamente, quando produzimos conteúdo relevante para os nossos potenciais clientes, estamos também atraindo e conquistando clientes para o nosso negócio de forma orgânica.

10) Crie relacionamentos com a sua audiência

A forma como você se relaciona com a sua audiência é também uma forma de atrair clientes ou uma forma de expulsar clientes. Dependendo da forma como você se relaciona com as pessoas que seguem o seu trabalho, você poderá ganhar o carinho e atenção delas, ou simplesmente criar nelas uma sensação de repulsa ou até mesmo ódio.

Estar disponível para conversar com as pessoas, responder suas dúvidas, atender com carinho e atenção, se colocar no lugar delas sempre, etc., é fundamental para você construir bons relacionamentos que acabem em uma venda no futuro, seja ela de um produto ou serviço.

Se você pensa apenas no imediato e na venda a qualquer custo, você estará deteriorando os seus relacionamentos com potenciais clientes e isso acabará afastando-os do seu negócio, portanto, tenha disponibilidade e à vontade para se comunicar e relacionar com as suas diferentes audiências em todos os canais onde você se encontra.

Isso significa responder no seu Messenger, no Direct do Instagram, no WhatsApp, na caixa de comentários dos seus posts, responder também aos e-mails que vão chegando, etc. É algo que demanda tempo e grande dedicação, mas que ajuda você a construir relações realmente fortes com os seus potenciais e atuais clientes.

11) Utilize anúncios pagos

Utilizar soluções de publicidade paga, seja anúncios no Facebook, anúncios no Instagram, anúncios no Google ou qualquer outro tipo de solução de publicidade, é uma ótima estratégia para atrair clientes para o seu negócio. No fundo, essas soluções de publicidade existem precisamente para que negócios como o meu e o seu, consigam atrair clientes qualificados por meio de anúncios publicitários segmentados e direccionados à Buyer Persona correta.

Atrair clientes com anúncios pagos

Se você não utiliza estratégias de publicidade paga, saiba que você está deixando muito dinheiro em cima da mesa. Estas ferramentas são uma das estratégias de atração de clientes mais eficazes, que quando complementadas com as demais estratégias que falei anteriormente, podem colocar o seu negócio literalmente em outro patamar. Sugiro você assistir ao nosso curso online de anúncios de Facebook e Instagram para saber como usar corretamente essas ferramentas de venda.

3 razões porque você não está atraindo clientes

Da mesma forma que podemos atrair clientes, também os podemos afastar. E isso tem quase sempre a ver com a forma como comunicamos nossos produtos e serviços na internet.

Existem três grandes razões para um cliente não se sentir atraído pela sua comunicação, são eles:

  • Eles não querem o que você tem para oferecer
  • Eles não acreditam que o seu serviço/solução funcionará com eles
  • Eles não confiam/não se sentem seguros para comprar de você

Para cada um desses desafios que você tem em mãos, você precisa ter uma resposta, porque efetivamente quando o assunto é atrair clientes, a sua mensagem precisa de clareza, confiança e segurança. Se você não conseguir remover essas três grandes objeções, por mais que você trabalhe as diferentes estratégias de atração de clientes, você continuará sofrendo para construir um negócio estável e lucrativo.

Conquistar um cliente não tem só a ver com a forma como ele é atraído pelo seu negócio, mas principalmente pela forma como ele se sente seguro e confiante perto de você.

Só depende de você ser bem sucedido com isso.

Um Abraço!
Paulo Faustino


Academia de Marketing Digital




Academia de Marketing Digital
Aulas práticas de Marketing Digital & Vendas
por apenas 15€ ou R$79 por mês.
Leia também esse artigo:

Geração de Leads – Estratégias para Negócios B2C

Geração de Leads – Estratégias para Negócios B2C