TIMELESS WATCHES – Os desafios de lançar uma marca de relógios de luxo

Receba minhas atualizações em seu email




Nos últimos 11 meses, tanto eu como a minha sócia Regina Santana temos andado a trabalhar em num novo projeto que tivemos a felicidade de lançar oficialmente esta semana: A Timeless Watches, a primeira marca de relógios de luxo acessíveis em Portugal.

Depois de um estudo sobre o mercado da relojoaria em Portugal, percebemos que existia uma lacuna muito grande ao nível de marcas nacionais de relógios. Existem 3 ou 4 marcas portuguesas de relógios, nenhuma delas no segmento do luxo acessível, sendo que apenas uma das empresas tem realmente expressão no mercado nacional e internacional. O desafio era naturalmente enorme, tendo em consideração que não tínhamos qualquer expertise na área da relojoaria, muito menos sabíamos como se processava a criação e manufatura de um relógio.

Tivemos a felicidade de conhecer um dos poucos e praticamente extintos mestres relojoeiros em Portugal, que nos auxiliou numa fase primária do projeto, com a orientação que necessitávamos para encontrar o mecanismo certo para os nossos relógios, o vidro mais adequado e, principalmente, todo o processo de fabricação, desde o design inicial à montagem manual de todas as peças.

Um bom design faz toda a diferença

Uma das coisas que percebemos rapidamente foi que um bom design faz realmente toda a diferença. Os relógios são considerados acessórios de moda, tal como as pulseiras e anéis, portanto o aspecto visual do relógio faz toda a diferença no look final da pessoa. A pensar nisso, uma das primeiras coisas que fizemos foi contratar uma Fashion Designer, que pudesse nos ajudar a desenhar a coleção de relógios que já tínhamos em mente.

Optamos por criar uma coleção que fosse ao encontro do nome da marca – em inglês “TIMELESS”, que significa “Atemporal”. Escolhemos um design que misturasse o clássico com o contemporâneo, com um mostrador simples, elegante e que se adequasse facilmente às várias situações do dia: trabalho, lazer, moda, etc.

Timeless Watches

O mais difícil – e possivelmente mais trabalhoso – é encontrar o equilíbrio entre um design clássico e ao mesmo tempo elegante, sem deixa de lado a exigência que é ter um relógio único e atual.

Escolher os componentes

A escolha dos componentes de um relógio faz toda a diferença não só na qualidade dele, como também em termos de custos de fabricação. Queríamos construir um relógio que fosse equilibrado, acessível, mas que contivesse ao mesmo tempo os melhores componentes do mercado, como forma de garantir a confiabilidade e a durabilidade que é exigida de um relógio deste gênero e dentro desse segmento de mercado.

Ao longo deste processo, descobrimos muitas coisas interessantes, nomeadamente o fato de um relógio de 4.500€ poder ser tecnicamente inferior a um relógio de 150€. O movimento de um relógio, a croa, o vidro ou a bracelete, podem fazer toda a diferença no preço e na qualidade/longevidade do referido produto.

A pensar nisso, escolhemos por aquilo que consideramos serem os melhores componentes para o preço que desejávamos praticar no mercado. Queríamos construir um relógio de luxo, elegante, mas ao mesmo tempo acessível a toda a gente. A pensar nisso, pensamos em construir todos os nossos relógios com os seguintes materiais:

  • Mecanismo de ponteiros de Quartzo Suíço de calibre 763 (ronda)
  • Caixa em aço inoxidável 316L
  • Função com 3 ponteiros
  • Braceletes em couro original com sistema de substituição rápida
  • Vidro de safira
  • Mostrador Analógico de 40mm ou 38mm
  • Resistência à água até 5ATM – 50m (5bar)

Poderíamos naturalmente selecionar materiais mais em conta, especialmente os ponteiros ou o vidro, mas certamente que isso poderia nos causar alguns problemas no futuro, principalmente quando esses componentes começassem a dar problemas.

O processo de escolha dos componentes, criação de moldes para as caixas de aço inoxidável, a escolha do couro para os braceletes, etc., é um trabalho bastante complexo e que exige diversos testes e uma certificação final ao relógio, para que este cumpra com as diretrizes da Comunidade Europeia, por exemplo.

Escolher o fabricante

Ao contrário do que se possa pensar, encontrar um fabricante para fazer a montagem de um relógio não é tão fácil, nem tão simples quanto parece. Depois de termos escolhido os vários componentes e materiais a utilizar na fabricação dos relógios, precisamos investigar a fundo o mercado para encontrar uma fábrica que pudesse fazer a montagem de todos esses componentes e dar vida aos nossos relógios.

Quando encontramos o fabricante certo, iniciamos a produção de diversos protótipos e testes de manufatura para garantir que o resultado final estava ao nível da marca que desejávamos lançar ao mercado. Foram vários meses de afinações, testes à resistência do relógio e dos seus materiais, criação e afinação dos moldes que deram origem às caixas de aço, ponteiros, logotipo e marcadores que se encontram nos vários mostradores da coleção, etc. É um trabalho extremamente minucioso e desgastante!

Felizmente encontramos o parceiro certo para a produção dos nossos relógios e quando finalmente chegamos àquilo que consideramos ser as versões perfeitas dos nossos relógios, iniciamos a produção em massa, garantindo que tínhamos estoque o suficiente para trabalhar durante os primeiros meses da operação.

Experiência online + offline

Quando se vende um produto físico, a experiência do consumidor em ambiente online precisa corresponder à experiência offline. Na verdade, são duas experiências que estão interligadas entre si. A experiência começa no momento em que o usuário entra no site, até que ele receba e abra a sua encomenda em casa. Tudo faz parte de uma experiência só, então todos os  pormenores fazem a diferença nesse processo.

Usabilidade, interatividade, design, performance do site, marketing, email marketing, upsell e downsell, analytics, métricas, comportamento do usuário, design mobile e desktop, etc, tudo tem de funcionar muito bem, caso contrário poderemos perder vendas e, consequentemente, dar aos nossos clientes uma experiência que não é de todo aquela que desejamos para eles.

A pensar nisso, desenvolvemos um E-Commerce para a TIMELESS Watches totalmente do zero, para garantirmos que a experiência de compra correspondesse à exigência da marca. Desenhamos todas as páginas e programamos todos os aspectos do E-Commerce linha por linha. Naturalmente, o desafio de lançar um E-Commerce do zero é totalmente diferente do que utilizar um CMS comum de E-Commerce como o WooCommerce ou Magento, o que além de demorar mais tempo, tem uma exigência muito maior do ponto de vista da execução e do bom funcionamento.

TIMELESS E-Commerce

O comportamento de compra em ambiente desktop é totalmente diferente do ambiente de compra em Mobile. A pensar nisso, desenvolvemos comportamentos igualmente diferentes da nossa loja online em ambiente desktop e em ambiente mobile, de forma a darmos aos nossos usuários uma experiência diferente, mas igualmente funcional e enriquecedora.

Nada foi deixado ao acaso. Acreditamos realmente que os pormenores fazem a diferença, então desenvolvemos algumas interações interessantes com os nossos consumidores e principalmente com a nossa comunidade que irá crescer ao longo dos próximos meses.

TIMELESS Instagram

Desenvolvemos uma forma de retribuir aos nossos clientes a visibilidade que estes nos dão através das suas fotografias no Instagram e Facebook. Além de isso nos ajudar a fortalecer a comunidade, dá aos nossos clientes visibilidade nas redes sociais e um enquadramento fantástico aos nossos produtos, criando um apelo positivo em torno da marca.

Estamos prontos para abraçar o desafio!

Ainda mais difícil do que construir uma marca de relógios de luxo de Portugal para o mundo, é tornar essa marca comercialmente forte e apelativa para as massas. Essa será a segunda fase deste nosso projeto, num desafio claro às nossas competências de marketing digital e social media marketing. São meses de desafios pela frente para tornar a TIMELESS Watches numa verdadeira marca de relojoaria a nível nacional e internacional. Mas nós estamos prontos para abraçar o desafio! :)

Se desejar nos acompanhar nesta viagem, poderá fazê-lo pelos seguintes links:

Bons Empreendimentos!


Google Plus



Ver artigo anterior Ver próximo artigo
Leia também esse artigo:

Sucesso e persistência

Perseverança e persistência: as peças mais importantes do sucesso